Bolsas de Estudos: 10 passos para obter uma Bolsa

Confira o passo a passo para se obter uma Bolsa de Estudos no Exterior.

Veja o passo a passo para se obter uma bolsa de estudos no exterior. Veja as dicas publicada pela Revista IstoÉ de Novembro – Edição 2245, continuação da matéria “Como obter bolsas de estudo no exterior“.

Passo 1 – Use a internet

Existem fundações, universidades, programas e concursos que oferecem bolsas para vários países. Em geral, os sites dessas instituições explicam como funciona o sistema para obtenção de bolsas.

Passo 2 – Tente mais vezes

Se você não conseguiu uma bolsa na primeira tentativa, não desista. Organize todas as informações e separe os documentos solicitados

Passo 3 – Carta de motivação

É recomendável caprichar nesse documento. Cuide dos erros de ortografia, não seja informal demais, peça indicação de pessoas com quais já trabalhou e a opinião de amigos.

Passo 4 – Arrisque

Não deixe de se inscrever em oportunidades pro não se considerar fluente em algum idioma. Não forneça informações falsas, mas não deixe de se inscrever por insegurança.

Passo 5 – Verifique com cuidado os critérios de seleção

Certifique-se de que está ciente dos critérios e fatores que podem impedir sua inscrição. s bancas avaliadoras costumam se rígidas nessa etapa.

Passo 6 – Instruções à risca

Muitos pedidos de bolsa são excluídos por informações erradas. Se a vaga pede três referências pessoais, apresente três. Nem duas, nem quatro.

Passo 7 – Seja pontual

É recomendável que o estudante interessado em concorrer a bolsas monte um calendário só para marcar os prazos de inscrições e entrevistas. Não se esqueça de levarem em consideração fuso horários dos países que oferecem a bolsa.

Passo 8 – Perca tempo com a inscrição

Muitas inscrições devem ser feitas em inglês, espanhol ou outro idioma. Além de normalmente serem processos bem demorados. Reserve tempo para fazer a inscrição sem sobressaltos.

Passo 9 – Tire dúvidas

Nem todas as informações estão claras nas fichas de inscrição. Quando for o caso, não hesite em entrar em contato por telefone ou por e-mail com a instituição, informações que podem ser encontradas no site.

Passo 10 – Guarde cópias

Antes de entregar os documentos, guarde uma cópia extra (impressa ou uma cópia digital em um HD externo).

 

Fonte de publicação: Revista ISTOÉ
Fontes de dados: Universia, Ministério da Educação e Fundação Estudar
Descrição da imagem publicada pela Revista ISTOÉ.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.