Inovação na Suécia será o assunto abordado na série de encontros em universidades brasileiras

Palestras voltadas a pesquisadores e estudantes buscará apresentar um dos melhores lugares do mundo para bolsistas viverem a inovação em seu dia a dia.

Suécia oferece mais de 2 mil bolsas para estudantes brasileiros
Suécia oferece mais de 2 mil bolsas para estudantes brasileiros

São Paulo, 15 de abril de 2013 – Berço de inúmeras invenções que fazem parte da rotina do homem moderno e o país com um dos melhores índices de inovação do mundo, segundo o Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), a Suécia é o assunto que será abordado em uma série de encontros com pesquisadores e estudantes de universidades brasileiras, promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e pela empresa Saab AB.

Os encontros, que ocorrerão entre os dias 15 e 18 deste mês, em quatro capitais (Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo), terão o intuito de apresentar a cultura de inovação do país, baseada no conceito da hélice tripla (que envolve as áreas acadêmica, empresarial e governamental). Isso torna a Suécia destaque dentre os destinos que podem ser escolhidos por estudantes e pesquisadores brasileiros que desejam embarcar no programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.

Os encontros serão conduzidos por integrantes do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), da universidade Instituto Real de Tecnologia (KTH), do Instituto Sueco e da empresa Saab AB. Os encontros ocorrerão nas seguintes universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, no dia 15), Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, no dia 15), Universidade Federal do Paraná (UFPR, no dia 16), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, no dia 17) e Universidade de São Paulo (USP, no dia 18).

O país disponibiliza para brasileiros mais de 2.000 bolsas de estudo, de diversos níveis de formação, em 26 universidades suecas com alto grau de qualidade de ensino e pesquisa. Com didática focada em trabalhos que são realizados em colaboração, o estudante bolsista pode estar perto das mais novas tendências em tecnologia e desenvolvimento sustentável. Adicionalmente, existem outras 100 bolsas, fruto de uma parceria entre o CNPq, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a empresa Saab AB, líder sueca em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil, e também fundadora do CISB.

Para o programa Ciência sem Fronteiras, as universidades suecas disponibilizam vagas nas seguintes áreas: biologia, biomedicina e ciências da saúde; computação e tecnologia da informação; tecnologia aeroespacial; farmacêuticos; produção agrícola sustentável; energia renovável; tecnologia em minerais; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologia para a prevenção e mitigação de desastres naturais; bioprospecção e biodiversidade; ciências marinhas; indústria criativa; novas tecnologias em engenharia da construção; ciência física e da Terra, engenharia e áreas relacionadas.

Para mais detalhes do programa, acesse http://www.cisb.org.br/.

Premiação

O último dia de encontros também marcará a grande final e a premiação dos estudantes que participaram do Desafio Suécia-Brasil Sem Fronteiras. O júri será composto pelo embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, pela diretora executiva do CISB, Alessandra Holmo e pelo gerente de transferência de tecnologias da universidade Instituto Real de Tecnologia (KTH).

Os seis finalistas terão três minutos cada para apresentar seus projetos sobre o tema “Escolha uma invenção sueca e nos conte como ela facilita sua vida no Brasil”. Os dois primeiros colocados no desafio vão ganhar uma viagem de uma semana para a Suécia, com passagens e acomodação pagas.

Lá terão a oportunidade de fazer visitas a empresas suecas e universidades. Além disso, os finalistas concorrerão a uma vaga de estágio de um mês no Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) – fundado pela Saab, empresa sueca líder em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil.

Sobre a Saab

A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil.  A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.

Sobre o CISB

Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab, líder sueca em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil, em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, Stora Enso e Scania são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa. O modelo operacional do CISB é inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos, em que laboratórios de P&D de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se encontram em um ambiente propício à colaboração para a inovação. Assim como nos Science Parks suecos, a equipe do CISB atua como facilitador e gestor da rede de colaboração.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.