Portal do retorno: Brasileiros residentes no Exterior

O Ministério das Relações Exteriores lança o Portal do Retorno destinado a Brasileiros residentes no Exterior que desejam voltar ao País.

Portal do Retorno
Imagem do portal Terra.

Lançado no dia 27 de março de 2013 pelo (MRE) Ministério das Relações Exteriores, o Portal do Retorno reúne informações e dicas sobre documentação, trabalho, apoio à abertura de pequenos negócios, capacitação profissional, educação financeira previdência social, para brasileiros residentes no exterior que pretendem voltar para o Brasil.

Sobre o Portal

Elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores, com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, Secretaria da Receita Federal, Caixa Econômica Federal e SEBRAE, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o “Portal do Retorno” é o primeiro sítio eletrônico destinado a centralizar todas as informações disponíveis sobre programas e serviços que possam ser úteis a nacionais brasileiros que retornam ao país, especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade.

O Portal reúne informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, alternativas de capacitação profissional, orientações para aqueles que querem dedicar-se ao empreendedorismo e aplicar suas economias de forma produtiva, orientações sobre como reinserir-se no sistema de previdência social, informações sobre legislação aduaneira para fins de transporte de bagagem e bens desacompanhados e providências práticas em relação a documentação, entre vários outros temas.

Portal do Retorno
Portal do Retorno

Há ainda ampla informação sobre serviços e programas de assistência na área de saúde física e psicológica, bem como centros de referência para pessoas saídas de situações de tráfico, violência e exploração laboral.

Pesquisas junto aos postos da rede consular brasileira e associações comunitárias no exterior apontam forte tendência no movimento de retorno definitivo de brasileiros residentes no exterior, especialmente os que emigraram na última década e aqueles que se encontravam nos países mais atingidos pela atual crise econômica. Estima-se, portanto, que tenha havido redução, entre 2008 e 2013, de cerca de 20% no número de brasileiros residentes no exterior, passando a diáspora brasileira de 3 milhões para aproximadamente 2,5 milhões.

O retorno ao Brasil tem se mostrado, contudo, um desafio para grande parte dos emigrantes. Após buscar a reinserção econômica no Brasil, sem êxito, durante alguns meses ou anos, muitos são levados a re-emigrar, novamente em condições de vulnerabilidade – ou seja, sem visto de trabalho, e muitas vezes assumindo dívidas para reembolso dos gastos de viagem. As causas mais comuns para a re-emigração nessas condições são: incapacidade em reinserir-se no mercado de trabalho; insucesso dos empreendimentos no Brasil; e queda de nível de vida e de renda em relação ao período passado no exterior.

Visite o Portal: http://retorno.itamaraty.gov.br

Foto do Portal Terra: Governo lança portal para brasileiros interessados em voltar ao País

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.