Suécia oferece mais de 2 mil Bolsas para Estudantes Brasileiros

Em parceria com o governo federal, país irá receber alunos de instituições de nível superior interessados em realizar pesquisas em diversas áreas.

O Programa Ciências sem Fronteiras, do governo federal, em parceria com universidades suecas, está oferecendo mais de 2 mil bolsas de estudo para estudantes brasileiros de instituições de nível superior interessados em desenvolver pesquisas em níveis de graduação ao pós-doutorado naquele país. Além disso, o programa disponibiliza também 100 bolsas de estudo da chamada específica da SAAB, da instituição da qual é fundadora – o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro/CISB – e do CNPq.

As bolsas, divididas em gerais e específicas, têm características próprias. Saiba mais a respeito de cada uma delas:

Chamadas gerais

As bolsas das chamadas gerais têm duração de até 12 meses em período integral e podem ser estendidas por até seis meses caso haja necessidade de estágio linguístico.

Participam alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores cujo curso ou objeto de pesquisa estejam contemplados nas  áreas prioritárias do programa.

Além da bolsa, os estudantes têm direito a uma passagem aérea ida e volta, seguro de saúde, auxílio material didático e auxílio moradia no primeiro mês de adaptação na Suécia.

Chamadas específicas

A SAAB, empresa sueca, líder em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil, está cofinanciando 100 bolsas de estudo do programa Ciência sem Fronteiras na Suécia, numa parceria com o CNPq.

Participam brasileiros com projetos de pós-doutorado e doutorado sanduíche nas áreas de defesa e segurança, aeroespacial, energia e meio ambiente e cidades atrativas e sustentáveis.

Para projetos de pós-doutorado, os estudantes terão um complemento de 100% da bolsa do CNPq. Pesquisadores contemplados com as bolsas de estudos também poderão participar, futuramente, de projetos de inovação da SAAB a serem executados no Brasil.

Durante o período da bolsa, que varia de seis a doze meses, podendo ser prorrogado por mais um ano (somente no caso de pós-doutorado), os estudantes têm a oportunidade de realizar estágio na SAAB na Suécia ou na própria universidade.

As inscrições para a 2ª chamada específica (SAAB/CISB/CNPq) devem ser feitas até o dia 03 de maio pelo site do CISB.

A Suécia é o país no topo dos principais rankings mundiais de inovação como o The Global Information Technology Report 2012, o Innovation Capacity Index (ICI) (1º lugar em ambos) e o Global Innovation Index 2012 (2º lugar) oferecendo aos estudantes um ambiente de inovação, segurança, equilíbrio social e compartilhamento de conhecimento.

Tanto para as chamadas gerais quanto para as específicas, os candidatos não precisam falar sueco, mas devem ter domínio da língua inglesa.

Saiba mais a respeito do programa, das bolsas, das inscrições e da vida na Suécia no site do CISB.

Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa nacional de bolsas de estudo que visa a fortalecer e a expandir as iniciativas de ciência e tecnologia, inovação e competitividade do Brasil, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, por suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, o Ciência sem Fronteiras apoia estudantes e pesquisadores brasileiros que querem viver um período em outro país e estudar em universidades internacionais conceituadas.

Saiba mais acessando este link aqui!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.