Infográfico: O Perfil do intercambista Brasileiro

Infográfico publicado pelo site EXAME.com mostra o perfil do intercambista brasileiro e traz informações interessantes sobre o mercado, investimento e os principais destinos.

Matéria publica pelo site EXAME.com traz o infográfico “O Perfil do intercambista Brasileiro“. Mostra o mercado brasileiro de intercâmbio se movimentando em mais de 1 milhão por ano no país, e que o valor do investimento é maior para quem vai fazer pós-graduação. Temos o Canadá como principal destino dos brasileiros para se fazer intercâmbio e o principal motivo é cursos de idiomas. No ano de 2012, mais de 175 mil pessoas tornara-se  intercambistas.

Faz um tempinho já que a queridona Lari Lofrano me passou um gráfico muito interessante como sugestão de post pro blog. Com a correria do trabalho, acabei só conseguindo postar agora, mas a arte feita pela revista Exame sobre o perfil dos intercambistas brasileiros é bem legal e vale a pena dar um conferida! Entitulado de Quem São e Para Onde Vão os Intercambistas Brasileiros, o gráfico usou dados fornecidos pela Belta, associação brasileira que reúne as principais instituições atuantes nos segmentos de cursos, estágios e intercâmbios no exterior, que mostram o Canadá como destino favorito dos brasileiros e os cursos de idiomas como a maior razão para estudar fora. Ah, e no ano passado, mais de 175 mil brasileiros fizeram intercâmbio.

Além disso, um dado que eu achei bem interessante é o fata de que 88,8% das agências afirmaram na pesquisa que hoje os programas de intercâmbio estão mais acessíveis para a classe C. Outro ponto importante é que a grandessíssima maioria dos que viajam ainda são jovens de até 17 anos (73% do total), mas o pessoal entre 31 e 50 anos já representa 6,3% do mercado. Esse número só tende a crescer porque, cada vez mais, surgem programas que podem ser feitos com toda a família, sobre assuntos específicos e também mais curtos, que podem ser encaixados nas férias do trabalho.

Segundo as estimativas da Belta, os estudantes brasileiros que foram estudar no exterior em 2012 gastaram entre 4 mil e 25 mil dólares, dependendo do curso. São valores bem próximos da realidade, mas eles podem variar bastante de acordo com o país, duração e outros fatores. De qualquer jeito, vale a pena conferir para já se ter uma ideia. 😉

Infográfico – O Perfil do intercambista Brasileiro
Infográfico – O Perfil do intercambista Brasileiro

Apuração: Amanda Previdelli
Design: Beatriz Blanco
Fonte: Belta
EXAME.com – Infográfico

Parte das informações contidas nessa publicação pertence ao site partiuintercambio.org.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.