Estudantes aproveitam as férias para fazer intercâmbio

BLUMENAU (SC) - Para muitos estudantes, o período de férias é sinônimo de praia e descanso, mas para outros, esta é a época ideal para fazer um intercâmbio.

Jovens que estão no ensino médio deixam a folga de lado para participar de cursos de idiomas no exterior. A professora da Escola Barão do Rio Branco e coordenadora do Barão Idiomas, Camila Borini, afirma que esta experiência é essencial para a perfeita percepção da língua estrangeira. “Ao lidar 24 horas por dia com o idioma é possível conquistar a fluência mais rápido”.

Estudantes em intercâmbio durante as férias
Estudantes em intercâmbio durante as férias

 

Em janeiro, alguns estudantes da Escola Barão embarcam para estudar inglês durante 20 dias no Canadá. Os intercambistas, que têm idades entre 15 e 16 anos, ficarão hospedados em casas de família, onde podem aprender a rotina e a cultura das mais diferentes nacionalidades. “A partir do momento que se faz um intercâmbio, o mundo se transforma em um lugar menor. O estudante aprende a conviver com uma família que não é a sua e com vários colegas do mundo inteiro. Percebe que somos apenas diferentes, que não há cultura certa ou errada”, afirma a professora. A Barão oferece o intercâmbio de estudos em parceria com as agências Primundo e World Study.

Alguns estudantes ganham a oportunidade de estudar no exterior através de bolsas de estudo. Ainda em janeiro, jovens embarcam para a Alemanha através do Projeto Pasch, do Ministério das Relações Exteriores e do Governo Alemão em parceria com Goethe-Institut, Instituto Cultural da República Federal da Alemanha.

Para conquistar a bolsa, os estudantes participaram de aulas preparatórias durante todo o ano de 2013 e ainda realizaram concorridas provas eliminatórias. Jaqueline Isabell Rachor estuda alemão desde a infância e foi uma das aprovadas pelo Goethe-Institut. A estudante viaja para Frankfurt para aprimorar a língua estrangeira e realizar um intercâmbio cultural. “Estas três semanas serão inesquecíveis. Esta bolsa me ajudará muito no meu futuro profissional e intelectual”, afirma.

Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.