Depois de tantas decisões difíceis (sim, nós sabemos que são difíceis): qual país, em qual faculdade, onde morar, etc., ainda existe um grande problema, a questão financeira. Como se programar financeiramente para realizar sua graduação, pós-graduação ou MBA no exterior?

Vamos por partes. Para tomar a decisão mais acertada, são necessárias muitas horas de pesquisa, planejamento e organização. Então, confira o passo-a-passo que fizemos para você organizar seu intercâmbio desde o início!
1) Decidir o país e a cidade – decida em que país e algumas opções de cidades que você gostaria de morar.
2) Faça uma lista de faculdades, nessa cidade, que tenham cursos que você se identifique – não escolha apenas uma faculdade por estar numa cidade legal, o intercâmbio pode ser útil e divertido ao mesmo tempo – e entre em contato com elas para definir qual prefere.
Dica: Se preferir defina qual curso você gostaria de fazer e depois procure por faculdades que ofereçam o mesmo.
Com essas decisões tomadas, partimos para o âmbito financeiro da viagem. Existem diversas maneiras de organizar as finanças, mas a ideia básica é manter os gastos sempre registrados para não perder o controle. Para isso você pode usar uma planilha do Excel, baixar aplicativos no celular e até mesmo utilizar softwares de controle financeiro pessoal, como o da Sage Start, que possui uma versão gratuita e uma paga, essa última, um pouco mais completa.
3) Defina quanto o seu curso vai custar e verifique a possibilidade de bolsas de estudo para reduzir custos, pois algumas faculdades podem ser caras, mas oferecem esta opção.
4) Converse com a própria universidade para saber sobre locais para morar na cidade. Elas estão acostumadas a lidar com isso e costumam ter boas dicas ou, às vezes, parcerias com casas de estudantes. Se tiver amigos que moraram no lugar ou quiser procurar pessoas online e em redes sociais, é uma boa ideia também.
5) Procure saber quanto uma pessoa gasta, em média, com alimentação na cidade e, a partir disso, estabeleça um limite de gastos diários com comida para não perder o controle. Uma dica é comprar comida no supermercado e cozinhar (para os que não sabem, esta é uma ótima oportunidade de aprender!).
6) Estabeleça um limite de gastos semanais com atividades culturais: museus, festas, atrações turísticas e tome cuidado para não extrapolar.
7) Por fim, brasileiros amam viajar. Procure saber o preço de passagens, caso queira conhecer mais a região (essa dica vale principalmente para quem tem interesse em ir para a Europa), e olhar o preço de hotéis. Em muitos lugares apostar em hostel vale mais a pena por ser uma alternativa mais barata, que apresenta uma grande variedade de tipos e por serem frequentados por jovens.
8) Registre tudo que você comprar e poupe um pouco todo mês. Assim, se houver algum imprevisto, você terá a onde recorrer.
9) Se optar pelo software da Sage Start de gestão financeira pessoal, aproveite funcionalidades como: controle de receitas e despesas; programação de contas a pagar e receber; acompanhamento de conta corrente e cartão de crédito. Lembre-se de registrar todas as informações para não se perder nas contas!
O grande sucesso para um intercâmbio tranquilo e sem imprevistos, é se organizar antes de sair do Brasil e manter a gestão financeira em dia quando chegar no país de destino.
Boa viagem!
Se você ficou interessado em mais detalhes, acesse o site da fabricante e também siga-os nas redes sociais:
https://www.sagestart.com.br/
https://twitter.com/sagebrasil
https://www.facebook.com/SageBrasil
https://www.facebook.com/SageBrasil