Qual o seu objetivo?

Quando converso com pessoas que mudaram para outros países, sempre há uma lista de vantagens e desvantagens em morar fora.

Eu acredito que quando você tem um objetivo claro para a sua viagem ou a sua mudança de país, tudo fica mais fácil.

Qual o seu objetivo?
Qual o seu objetivo?

Eu convivo com pessoas de vários países e as respostas são diferentes, mas parece que o ‘caminho’ para alcançar o objetivo da viagem é bem parecido. Durante a conversa com uma menina de 23 anos de Bangladesh, em Londres, ela me disse que o principal objetivo da sua viagem era virar uma contadora de uma multi-nacional para poder ganhar bastante dinheiro e comprar uma casa para os pais. Ela disse que os pais tinham vendido a casa deles para poder pagar a viagem dela e os estudos em Londres e ela conseguiu, depois de 5 anos comprar a casa para os pais. Portanto, não perca o foco e batalhe para conseguir o que você quer, seja aprender a língua, conseguir fazer um estágio ou morar para sempre em outro lugar.

Quando eu cheguei em Londres eu fui catador de copo em bar e trabalhei como lavador de pratos. Uma vida bem diferente de analista de suporte da Microsoft no Brasil. Eu tinha 21 anos, um emprego bom em SP e a vida estável. Então por que resolvi ir para o outro lado do oceano? Por que deixar amigos, gato, família e conforto passar trabalho em outro país?

Eu não tinha objetivos muito definidos e com isso demorei muito a me ‘encontrar’. Ainda bem que não demorou muito até que eu escolhesse uma nova carreira. Hoje quando converso com as pessoas que pedem a minha opinião, a minha primeira pergunta é: por que você mudou? Existem muitos motivos pelos quais as pessoas mudam de país, e os principais são: mudança de ares, educação, desenvolvimento profissional, coração partido, explorar o mundo, expandir o seu conhecimento, melhorar a si mesmo como ser humano, “fazer acontecer” e encontrar um grande amor, entre muitos outros.

Seja qual for o motivo, objetivo ou fins (use o que melhor descreve você) da sua mudança para outro país, o importante é que você tenha um em mente. A sua adaptação no novo país será muito melhor e mais rápida, o tempo vai passar mais rápido (principalmente se você estiver indo por um período já definido, como 1 ou 2 anos) morando em outro pais.

Seja qual for o objetivo da sua mudança, eu espero que você tenha sempre em mente que você é capaz de alcançar, você precisa de determinação, coragem e força. Tenha sempre com você amigos que te apoiem e te deem força, pois estando fora de casa e longe da família, nós criamos uma nova família. A família que escolhemos para estar próximos de nós, principalmente na hora que bate aquela saudade… Não é fácil ficar longe de casa, mas fica mais fácil quando você sabe ‘o porque’! E você qual o seu objetivo, por que você quer morar fora? O que você quer fazer lá? Seus objetivos podem ser riscados dia-a-dia: aprender 10 novas palavras, praticar um esporte diferente, conversar com um local.

Boa sorte!

 

Veja outras dicas minhas para moradia no exterior

  1. Morar no Exterior: 7 dicas
  2. 7 coisas que você não deve fazer ao mudar para uma nova casa
  3. Morar no Exterior – Emoções 
  4. Vai viajar? Veja como escolher uma acomodação online
  5. Virando um cidadão do mundo
  6. Quer mudar de país e não sabe por onde começar?
  7. Lista de viagem completa

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.