Como escolher a sua universidade nos Estados Unidos

Saiba quais são os tipos de universidades mais comuns nos Estados Unidos (EUA), e como fazer uma escolha de sucesso.

Como escolher a sua universidade nos Estados Unidos
Como escolher a sua universidade nos Estados Unidos

Com mais de 4.000 faculdades e universidades nos Estados Unidos, a procura pela escola ideal pode ser algo complicada. São tantas escolhas possíveis que é preciso informações preliminares para começar a escolher. Há 3 tipos de universidades mais comuns nos Estados Unidos, onde você poderá fazer graduação. Estas são:

As Faculdades de Artes Liberais (Liberal Arts Colleges)

Estas faculdades são comunidades pequenas e bastante unidas. A maioria são privadas, mas podem ser públicas também. Têm menos de 3.000 alunos de graduação e poucos alunos de pós-graduação. As turmas são pequenas, o que significa que os alunos deverão participar em discussões e debates em sala de aula. O desenvolvimento de conhecimento geral é o mais importante, então você terá que explorar várias áreas acadêmicas, cursando diferentes matérias, antes de decidir a especialização. Há poucos alunos de pós-graduação, e a maioria das oportunidades de pesquisa e estágio estão disponíveis para os alunos de graduação. Morar nos dormitórios é incentivado, e os alunos estão bastante envolvidos na vida universitária.

As Universidades Privadas de Pesquisa (Private Research Universities)

Maiores do que as Faculdades de Artes Liberais, raramente têm mais do que 15 mil alunos de graduação, mas podem tem milhares de alunos de pós-graduação. As aulas serão maiores, mas continuam tendo uma boa proporção de alunos-professor. Quando você fizer sua candidatura, terá que escolher a escola para qual quer entrar, seja a Escola de Engenharia, de Educação, ou de Artes Liberais. Isso significa que você está se especializando desde o começo. Os professores fazem bastante pesquisa mas também dão aulas. Há muitos recursos financeiros, por isso as instalações e oportunidades de pesquisa são de alta qualidades. A vida na cidade universitária é divertida, mas muitos alunos escolhem viver fora das residências.

As Universidades Públicas de Pesquisa (Public Research Universities)

As universidades públicas nos EUA são diferentes do que no Brasil: os alunos “in-state” (com residência no estado onde está localizada a universidade) têm anuidades bastante mais baixas, o que atrai muitos alunos do próprio estado. Estas universidades variam em tamanho, mas geralmente têm entre 15 mil e 50 mil estudantes de graduação, além de milhares de alunos em pós-graduação. Você terá que indicar a sua área acadêmica na hora da candidatura e as turmas serão grandes. Os professores estão mais voltados para pesquisa, o que torna os laboratórios e infraestrutura de investigação excelentes. Estas cidades universitárias são famosas por causa dos grandes estádios esportivos e porque a maioria dos moradores estão de alguma maneira afiliados com a universidade. Com tantos alunos, não falta coisas para fazer, mas você terá que ser proativo para encontrar e participar nas atividades que te interessam.

Na hora de procurar a universidade certa, use este mini-guia para ajudar a encontrar a universidade onde você terá mais sucesso acadêmico, pessoal e social.

Qualquer dúvida ou pergunta, escreva para [email protected].

 

Veja minha última publicação:

  1. Como se candidatar a Universidades Americanas – Um processo único

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.