Por que arrumar as malas e estudar no exterior?

Experiência internacional no currículo é o sonho de muitos brasileiros. Mas, na hora da decisão, o que pesa mais?

Por que arrumar as malas e estudar no exterior?
Por que arrumar as malas e estudar no exterior?

Belo Horizonte, agosto de 2014 – É muito comum ouvir as pessoas dizerem “é muito caro” ou “é muito difícil” quando o assunto é fazer uma graduação no exterior. Entretanto, no momento da decisão, é preciso levar em consideração os motivos que realmente levam os brasileiros a, cada vez mais, ingressarem em uma aventura em outra língua, cultura e país.

Estudar no exterior é um investimento financeiro, bem como um investimento pessoal que resulta no desenvolvimento do caráter do próprio individuo, deixando ele mais preparado para enfrentar os desafios pessoais e profissionais que fazem parte da vida”, ressalta Donald Occhiuzzo, doutor em Educação Internacional pela Columbia University, em New York.

Atualmente, aproximadamente 11 mil brasileiros optaram por estudar em universidades americanas, consideradas as melhores do mundo, segundo o ranking universitário internacional Times Higher Education (THE). Donald conta que “além da qualidade da educação e do aperfeiçoamento da língua, pessoas que concluem seus estudos no exterior e retornam ao Brasil são reconhecidas profissionalmente pela sociedade”.

Outro motivo que leva os estudantes brasileiros a cogitarem a graduação no exterior é o preço relativamente elevado das mensalidades das instituições brasileiras. Para estudar em uma universidade nos EUA, o valor varia entre US$ 40 e US$ 60 mil ao ano. Parece alto, mas inclui programa acadêmico, moradia, refeições, materiais escolares e acesso a uma infraestrutura repleta de recursos tecnológicos e esportivos. “A possibilidade de amenizar as despesas por meio de uma bolsa de estudos, em um programa de graduação no exterior, existe. Porém, o estudante interessado precisa pesquisar e entender a política de cada universidade”, conta Donald Occhiuzzo, que também é diretor da Linden Educational Services.

Evento com universidades americanas

No próximo dia 2, a empresa Linden realizará, pela primeira vez em Belo Horizonte, a U.S University Fair, uma feira destinada principalmente aos estudantes do Ensino Médio e graduados que estão em busca de especialização ou aprimoramento acadêmico no exterior. O evento contará com representantes de 29 grandes universidades norte-americanas, que estarão disponíveis para conversar sobre seus programas de graduação e pós-graduação. As instituições de ensino participantes oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento e se localizam em variadas regiões dos EUA.

Serviço: Linden U.S University Fair

Data/horário: 02 de setembro (terça-feira), das 17h às 20h30
Apresentações: às 17h e às 17h30
Local: Centro de convenções do hotel Mercure Lourdes
Endereço: Avenida do Contorno, 7.255 – Lourdes – BH/MG
Entrada: gratuita
Inscrição: pelo site http://linden.trcrent.com
Mais informações:https://www.facebook.com/LindenUSuniversityfair

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.