Dicas para Dirigir na Neve

Uma experiência pela qual a maioria dos intercambistas tem a oportunidade de passar é a de dirigir em outro país.

Dirigindo em Chanhassen, Minnesota, EUA, 2010 / Foto by Marília Maciel
Dirigindo em Chanhassen, Minnesota, EUA, 2010 / Foto by Marília Maciel

Uns alugam carros e outros têm a sorte de poder usar o carro da família com a qual estão morando. Contudo, apesar de facilitar e muito as nossas vidas, é preciso muita responsabilidade e ter o mínimo de conhecimento das leis de trânsito locais e, claro, ter carteira de motorista (há alguns lugares que exigem a carteira internacional e, dependendo do programa de intercâmbio, é necessário que você tire a carteira local – mas falamos disso em outro post).  Mas e se você se deparar com a situação de ter que dirigir na neve? Calma. Não entre em pânico nem fique preso em casa com receio de sair. Pode ficar frio que separei algumas dicas para você:

  • Vá devagar. Não corra. Quando há gelo na pista, o carro pode patinar, seja com os pneus dianteiros, traseiros ou os quatro. Se isto acontecer, mantenha a calma e procure observar o ponto para onde você quer ir. Tire o pé do acelerador e esterça o volante levemente para aquela direção. Se você virar bruscamente o volante, poderá rodopiar na posta. Por isso, cuidado.
  • Evite passar por áreas sombreadas na pista e pontes, pois são áreas que costumam congelar mais cedo e permanecem escorregadias, mesmo quando há sol. Se não puder evitá-las, passe sempre em velocidade baixa e evite ao máximo frear bruscamente.
  • Evite ficar próximo de veículos grandes, como caminhões e ônibus. Eles podem lançar um spray de água contra a lateral de seu carro, dificultando ainda mais sua direção.
  • Quando estiver em movimento, deixe ligados os faróis e as lanternas. Mantenha sempre uma boa distância do veículo da frente. O carro precisa de um espaço grande para brecar em pistas escorregadias.
  • Pois é, meu carro atolou em um banco de neve perto da casa de uma amiga. #Xatiada /Foto by Marília Maciel
    Pois é, meu carro atolou em um banco de neve perto da casa de uma amiga. #Xatiada /Foto by Marília Maciel

    Se atolar, nada de desespero também. Se não estiver em um local perigoso, fique dentro do carro. Se precisar abrir a janela para ventilar, opte por aquela que não estiver recebendo ventos diretamente, assim você evita congelar. Se estiver com um telefone celular, chame o socorro. Não durma e não deixe ninguém dormir. Permaneça movimentando braços e pernas, por conta da circulação. Se tiver de sair do carro, agasalhe-se bem e procure um abrigo. Importante: não deixe sua roupa ficar encharcada.

  • Dica: não ande com pouco combustível, pois em caso do carro atolar na neve ou em algum banco de neve, normalmente não é um trabalho fácil nem rápido retirá-lo dali.

Não deixei de ler minhas últimas colunas:

  1. High School: Mais que um Intercâmbio
  2. Intercâmbio: como convencer nossos pais?
  3. As Melhores Fotos dos Estados Unidos já tiradas

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.