
Uns alugam carros e outros têm a sorte de poder usar o carro da família com a qual estão morando. Contudo, apesar de facilitar e muito as nossas vidas, é preciso muita responsabilidade e ter o mínimo de conhecimento das leis de trânsito locais e, claro, ter carteira de motorista (há alguns lugares que exigem a carteira internacional e, dependendo do programa de intercâmbio, é necessário que você tire a carteira local – mas falamos disso em outro post). Mas e se você se deparar com a situação de ter que dirigir na neve? Calma. Não entre em pânico nem fique preso em casa com receio de sair. Pode ficar frio que separei algumas dicas para você:
- Vá devagar. Não corra. Quando há gelo na pista, o carro pode patinar, seja com os pneus dianteiros, traseiros ou os quatro. Se isto acontecer, mantenha a calma e procure observar o ponto para onde você quer ir. Tire o pé do acelerador e esterça o volante levemente para aquela direção. Se você virar bruscamente o volante, poderá rodopiar na posta. Por isso, cuidado.
- Evite passar por áreas sombreadas na pista e pontes, pois são áreas que costumam congelar mais cedo e permanecem escorregadias, mesmo quando há sol. Se não puder evitá-las, passe sempre em velocidade baixa e evite ao máximo frear bruscamente.
- Evite ficar próximo de veículos grandes, como caminhões e ônibus. Eles podem lançar um spray de água contra a lateral de seu carro, dificultando ainda mais sua direção.
- Quando estiver em movimento, deixe ligados os faróis e as lanternas. Mantenha sempre uma boa distância do veículo da frente. O carro precisa de um espaço grande para brecar em pistas escorregadias.

Se atolar, nada de desespero também. Se não estiver em um local perigoso, fique dentro do carro. Se precisar abrir a janela para ventilar, opte por aquela que não estiver recebendo ventos diretamente, assim você evita congelar. Se estiver com um telefone celular, chame o socorro. Não durma e não deixe ninguém dormir. Permaneça movimentando braços e pernas, por conta da circulação. Se tiver de sair do carro, agasalhe-se bem e procure um abrigo. Importante: não deixe sua roupa ficar encharcada.Dica: não ande com pouco combustível, pois em caso do carro atolar na neve ou em algum banco de neve, normalmente não é um trabalho fácil nem rápido retirá-lo dali.
Não deixei de ler minhas últimas colunas: