
Uma dica bacana e econômica é apostar em destinos menos procurados. Além de não pesar tanto no bolso, o aprendizado do novo idioma pode ser ainda melhor.
Quando optamos por destinos menos populares, temos a oportunidade de desfrutar da cultura local na sua mais pura essência, sem tanta interferência dos turistas, vivenciando uma experiência muito mais autêntica. Por exemplo, ao invés de se mudar temporariamente para Londres, por que não aposta em Edimburgo, capital da Escócia, no Reino Unido? É um lugar lindíssimo que, apesar de não estar na mira dos turístas, é uma cidade grande com muita coisa bacana a oferecer. Outra cidade interessante para quem quer aprimorar a língua inglesa fugindo do tradicional é Perth, na Austrália. Malta, ilhazinha linda que fica no Mediterrâneo, ao sul da Itália, aparece também como um dos novos destinos mais procurados por intercambistas para aprender inglês.
Edimburgo
Perth
Porém, se você não abre mão de estudar nos Estados Unidos, uma boa sugestão é escolher cidades que não são muito disputadas por estrangeiros, como Nashville, Milwaukee e Minneapolis. Pelo menos nesses locais você não vai tropeçar em brasileiros aos montes.
Nashville
Milwaukee
Minneapolis
Para quem tem por objetivo aprimorar o francês, por exemplo, o ideal seria buscar por cidades como Bordeaux, na França, ou mesmo Fort-de-France, cidade capital da Martinica, ilha do Caribe que é região administrativa da França. Já para quem busca mejorar el español, Havana, em Cuba, e Playa del Carmen, no México, são super indicadas, além de lindíssimas!
Bordeaux
Fort-de-France
Playa del Carmen
Além de uma experiência mais verdadeira, outro benefício de escolher destinos baratos e que são menos populares para fazer seu intercâmbio é que o custo-benefício é muito melhor, uma vez que o custo de vida costuma ser mais barato que os destinos tradicionais. Assim você economiza e pode desfrutar muito mais da viagem.
O ideal é que o local que você escolher tenha a ver com o seu perfil. Mas uma coisa é certa, independentemente do destino e o idioma, o importante é pesquisar bastante sobre as possibilidades e pesar os prós e contras de cada uma delas, afinal, você está embarcando no seu sonho. 😉