Com foco na qualidade, SEDA é aprovada por alunos em pesquisa

O principal objetivo da pesquisa foi conhecer o nível de satisfação dos alunos em relação aos professores, curso e salas de aula.

Com foco na qualidade, SEDA é aprovada por alunos em pesquisa
Com foco na qualidade, SEDA é aprovada por alunos em pesquisa

Em Setembro, a SEDA College, uma das maiores escolas de inglês de Dublin, realizou uma pesquisa com cerca de 350 estudantes. O questionário constatou que a maioria dos alunos estão satisfeitos em geral, no entanto, também identificou algumas áreas de melhoria.

O principal objetivo da pesquisa foi conhecer o nível de satisfação dos alunos em relação aos professores, curso e salas de aula. O processo que assegura a qualidade da SEDA deu um grande passo à frente com a introdução de um novo questionário eletrônico. Simples e intuitiva, a pesquisa online era realizada em menos de 10 minutos, no laboratório de informática da escola. Desenvolvido pelo professor Stephen Cloak, o novo questionário buscou abranger outras áreas em que a opinião do estudante também faz a diferença, como a satisfação com o website da escola e a relação com os setores de marketing e recepção.

As principais conclusões da pesquisa foram:

  • Mais de 95% dos estudantes concordam que o professor é capaz de responder todas as suas dúvidas
  • Mais de 90% afirmaram que estão felizes em sala de aula e 88% estão satisfeitos com o curso
  • 92% apontam que os professores asseguram que só se fale em inglês em sala de aula
  • 93% afirmaram que os professores tornam o aprendizado de inglês divertido e interessante
  • A maioria dos estudantes que participaram da pesquisa (39%) sente-se neutra sobre o processo de mudança de turno
  • 42% sentem-se neutros sobre o site da SEDA College

Ao comentar o resultado obtido, Cloak afirma: “Em geral, a pesquisa foi muito, muito positiva. Alcançamos um alto grau de satisfação em relação ao corpo docente, ao curso e à escola em geral. Os alunos estão felizes com que eles aprendem. Um fator que foi um pouco decepcionante foi o retorno em relação ao website – muitos estudantes são neutros sobre ele e certamente é uma área que precisamos melhorar, pois assim os alunos poderão utilizá-lo de maneira plena”, enfatizou.

“Os estudantes também se sentiram neutros em relação ao processo de mudança de turno, mas era esperado, afinal, para manter a escola organizada e as salas com uma quantidade de alunos ideal, não podemos simplesmente transferi-los. É preciso compreender que há uma lista de espera”, ressalta.

“Outro ponto a destacar é em relação aos exames oficiais. No futuro, queremos que mais alunos prestem exames como o PET e o FCE. Embora muitos deles tenham demonstrado interesse nas provas, queremos que todos eles estejam conscientes da importância destes certificados”, declarou Cloak.

SEDA planeja, ainda, organizar grupos para medir a satisfação dos alunos com mais frequência. O novo questionário online já é um grande passo, pois permite a comparação com resultados anteriores de maneira rápida e acessível. Além disso, o estudante que estiver insatisfeito sobre qualquer ponto durante seu período de estudos na SEDA é encorajado a se posicionar. “Se você tem um problema, em primeiro lugar fale com o seu professor,” afirmou Stephen Cloak. “Se você sente que seu professor não o escutou ou não pode fazer nada em relação à sua solicitação, converse com Sibeal ou Carol, no setor pedagógico. Elas estão sempre dispostas a receber seu feedback e esse é um dos motivos pelos quais realizamos essas pesquisas em um intervalo regular”, finaliza.

SEDA College - Dublin Irlanda
SEDA College – Dublin Irlanda

Os estudantes também são estimulados a escolher um representante de turma para defender os interesses de seus colegas de classe. Os encontros acontecem mensalmente para discutir questões de interesse dos alunos e garantir uma melhor experiência durante o intercâmbio.

Alunos da SEDA College fazem trilha e desvendam o caminho das Dublin Mountains.
Alunos da SEDA College fazem trilha e desvendam o caminho das Dublin Mountains.

 

Veja essas dicas:

  1. Desvendando as Montanhas de Dublin
  2. Informação é a maior aliada de intercambistas
  3. Série de vídeos: Dicas para intercâmbio em Dublin

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.