Bolsas de Estudos para intercâmbio nos EUA em todo Brasil

AFS Intercultura Brasil, em parceria com a British Petroleum (BP) oferece bolsas de estudos em todo Brasil para intercâmbio nos EUA.

AFS Intercultura Brasil Global Citizens of Tomorrow British Petroleum BP
Global Citizens of Tomorrow

Viajar para os Estados Unidos, conhecer uma nova cultura e aprimorar a língua inglesa são, para milhares de jovens, um verdadeiro sonho. Porém, devido à condição financeira restrita, muitos estudantes acabam por colocar esse desejo de lado. Para dar oportunidade a esses estudantes, a instituição sem fins lucrativos AFS Intercultura Brasil, em parceria com a British Petroleum (BP), criou Global Citzens of Tomorrow. Este ano, no Brasil, o programa abre ao todo 12 bolsas de estudos, sendo 10 dessas vagas destinadas a bolsas para jovens com renda comprovadamente baixa e com ótimo currículo.

Ailma de Jesus, de 18 anos, é uma das jovens que teve a oportunidade de desfrutar do projeto que, este ano, vai para a quarta edição. Criada em Valença, Bahia, Ailma ficou 11 meses na cidade de Houston, no Texas, frequentando regularmente uma escola local. “Tive a oportunidade de graduar no que equivale lá ao Ensino Médio, feito muito importante pra mim. Sinto que meus horizontes para a faculdade cresceram exponencialmente. Minhas pretensões e força de vontade estão muito maiores porque eu tive a oportunidade não só de me aprimorar no inglês, como de enriquecer minha vivência pessoal, participando de outras culturas, conhecendo outros modos de viver. Sem falar que, agora, eu tenho uma nova família! Pessoas do outro lado do continente que me amam! Laços que jamais serão desfeitos”, afirma a jovem estudante.

Kawê das Mercês, de Mossoró, do Rio Grande do Norte, também trouxe na bagagem as experiências colhidas no ano que passou em Cypress, cidade localizada no Texas. Para o jovem de 20 anos, o melhor de tudo foi a conquista da independência pessoal.

– Me tornei uma pessoa mais paciente, aplicada, e acima de tudo, independente. Profissionalmente falando, minha formação internacional me abriu portas para inúmeras possibilidades no Brasil e nos Estados Unidos – disse.

Para a diretora nacional da AFS intercultura Brasil, Andreza Martins, o programa é a oportunidade dos jovens se formarem para atingir todas as potencialidades individuais e profissionais no futuro. “A partir dessa experiência, os estudantes passam a ter sensibilidade a outras culturas, habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares, ver o mundo sob ângulos diferentes, entender a razão de alguns atos, até então, pouco compreendidos. É uma oportunidade que vai além do âmbito social, profissional e acadêmico, tem valor de autoconhecimento e reflexão”, explica.

Os candidatos precisam atender aos requisitos de cada país a que se destinam, o que pode incluir domínio de outra língua e não aceitação de repetentes e vegetarianos.

Processo seletivo é composto de testes e entrevistas

O programa Global Citizens of Tomorrow Brasil/EUA 2015 oferece 12 vagas, sendo dez destinadas a estudantes que não teriam, comprovadamente, meios para custear a experiência. As vagas para as bolsas de estudos são oferecidas para os estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins), locais onde o AFS possui comitês próprios.

As inscrições estarão abertas do dia 14 de agosto de 2015 até o dia 15 de outubro de 2015. Para mais informações sobre as inscrições, que são realizadas diretamente pelo site , o candidato deve acessar o site www.afsbolsasusa.org.br.

Para participar do processo de seleção do programa Global Citizens of Tomorrow, nos interessados precisam cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • Ter nascido entre 15/03/1998 a 01/8/2001
  • A renda familiar não pode ser superior a seis salários mínimos (será solicitado comprovante);
  • Deve estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  • Não poderá ter sido reprovado em nenhuma série
  • Não pode estar cursando o último ano do ensino médio no momento da inscrição
  • Deve ser um aluno com excelente desempenho acadêmico (notas acima de 8 ou B+) especialmente em inglês e matérias de exatas (matemática, física e química) ;
  • Deve ter nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês).

Método do AFS

O AFS Intercultura trabalha para que os voluntários possam atuar de forma responsável, como cidadãos globais, empenhando-se pela paz e pelo entendimento, em um mundo composto de diversidade. A instituição compreende que a paz é um conceito dinâmico, ameaçado pela injustiça, desigualdade e a intolerância. Deste modo, encoraja o respeito pelos direitos humanos e suas liberdades fundamentais, valorizando cada indivíduo sem distinção de raça, identidades de gênero, expressões sexuais, necessidades especiais, língua, religião e/ou status social. As atividades do AFS são baseadas em nossos valores essenciais de dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidades interculturais e tolerância.

Sobre o AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização voluntária de intercâmbio não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural. Fundada há 60 anos no país, a instituição está presente em 17 estados, contando com cerca de 800 voluntários.

A ONG é Integrante do AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service. A organização mundial está presente em 110 países e realiza mais de 12 mil intercâmbios por ano, com a colaboração de 42 mil voluntários em todo o mundo.

Criada em 1914, a instituição AFS nasceu quando jovens idealistas se recusaram a participar dos combates da Primeira Guerra Mundial, e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independente de sua nacionalidade e cultura.

Desde então, adotou a paz como um dos pilares da sua missão, que consiste em ampliar o acesso às competências interculturais necessárias para a formação de cidadãos globais que possam lidar com os desafios do mundo contemporâneo e contribuir para um mundo justo e pacífico.

Confira Outras Bolsas de Estudos

  1. Bolsas de Estudos na Austrália para cursos de MBA
  2. Bolsas de Estudo na Alemanha para Jornalistas
  3. Inscrições abertas para bolsa de estudos do Google
  4. Bolsas de Estudo para os Estados Unidos com 50% de desconto
  5. Sites que oferecem Bolsas de Estudos Gratuita no Exterior

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.