Inscrições para bolsas de estudos na Holanda de até 32.500 Euros

O programa Orange Tulip Scholarship Brazil é voltado especialmente a estudantes brasileiros com excelência acadêmica. Todas as bolsas são para cursos ministrados em inglês.

Nuffic Neso Brazil - Orange Tulip Scholarship Brazil - Bolsa de Estudos para Brasileiros na Holanda
Nuffic Neso Brazil – Orange Tulip Scholarship Brazil – Bolsa de Estudos para Brasileiros na Holanda

Destino europeu ainda pouco explorado pelos brasileiros, a Holanda pretende estimular a mobilidade acadêmica investindo em bolsas de estudos para estudantes de excelência.

Nuffic Neso Brazil, escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil, é a instituição responsável pela organização do Orange Tulip Scholarship Programme 2015 (OTS), programa que concede bolsas de graduação e pós-graduação, integrais e parciais, em diversas universidades holandesas exclusivamente para estudantes Brasileiros.

O OTS Brazil está com inscrições abertas até 01/04/2016. O resultado final será divulgado no dia 01/06/2016 e aulas terão início em setembro de 2016.

Consulte o cronograma em (neste link aqui) e entenda o processo de candidatura seguindo esse (link aqui).

O número de estudantes brasileiros que escolhem a Holanda como destino tem crescido muito nos últimos anos. O programa Orange Tulip Scholarship Brazil foi criado pelo Nuffic Neso Brazil, em 2012, especialmente para estudantes brasileiros de excelência e com desempenho acadêmico de destaque.

O Orange Tulip Scholarship Brazil consiste em bolsas (integrais ou parciais) sobre o valor da anuidade (tuition fee), e em alguns casos cobre outros custos (ex.: custos com visto e seguro). O programa abrange cursos de bacharelado completo, último ano da graduação,MBA  e mestrado completo, em diversas áreas de estudo. Todas as bolsas são para cursos totalmente ministrados em inglês e de qualidade internacionalmente reconhecida.

Orange Tulip Sholarship – OTS Brazil 2016

  • 50 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros
  • 15 instituições de ensino superior participantes
  • Níveis de estudo: Graduação, Pós-graduação (MBA e Mestrado) e Short Degree (último ano da graduação no exterior)
  • Cursos nas áreas de: Artes, Ciências Biológicas e  Saúde, Exatas e Humanas
  • Benefícios de até 32.500 Euros em anuidades
  • Inscrições até 01/04/2016.  Atenção: Diferentes universidades podem ter diferentes prazos. Fique atento ao deadline estabelecido pela universidade para a qual você está se candidatando e finalize o processo de admissão para o Orange Tulip Scholarship impreterivelmente até a data limite definida pela instituição (que pode ser antes ou depois de 01/04). 

Benefícios da Bolsa

Existem bolsas integrais (que financiam 100% do valor do curso) ou parciais (financiando apenas uma parte do valor do curso) de diversos valores e o benefício mais alto chega até 32.500 Euros em anuidades. Algumas universidades oferecem também ajuda financeira com custos de vida e outras despesas acadêmicas.

A principal vantagem da bolsa é a exclusividade para brasileiros, o que diminui a concorrência e aumenta consideravelmente as chances do candidato.  “O crescimento do Brasil, o aumento no nível de escolaridade o ótimo desempenho dos brasileiros que foram estudar na Holanda pelo Ciência sem Fronteiras, entusiasmou as universidades holandesas e motivou a criação de vagas específicas para estudantes daqui, o que deu origem ao programa”, diz a promotora educacional do Nuffic Neso Brazil, Simone Perez.

Consulte a relação de universidades participantes e confira os benefícios e valores oferecidos por cada uma das instituições.

Cursos oferecidos

  • Master (Mestrados de pesquisa e ciências aplicadas – sem foco em pesquisa)
  • MBA (pós-graduação com foco em candidatos que já possuam experiência profissional)
  • Graduação (programas completos de bacharelado)
  • Final Year (onde apenas o último ano da graduação é feito no exterior)
  • Foundation Year (preparatório para graduação)

Como Participar

O programa privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio.Os critérios de admissão variam de acordo com a instituição escolhida, mas é fundamental que os candidatos reúnam documentos que comprovem o grau de escolaridade, currículo e certificado de proficiência na língua inglesa.  Para participar, os candidatos devem acessar www.nesobrazil.org/ots e verificar a relação de cursos e os valores das bolsas oferecidas por cada universidade.

Podem se candidatar todos os brasileiros que não estejam trabalhando ou estudando na Holanda atualmente. Não há limite de idade e é possível candidatar-se para quantas universidades desejar.

Os interessados devem verificar a lista de documentos necessários, disponível nesse link e enviar por e-mail para [email protected].

Edição anterior 2013/2014

Esse é o segundo ano do programa. A edição 2013/2014 contemplou 24 brasileiros que iniciaram seus estudos na Holanda em setembro desse ano.  O advogado Júlio Furtado foi um dos selecionados e obteve uma bolsa de mestrado em European Business Law, na Radboud University.

Considerei opções nos Estados Unidos e outros países europeus, mas a Holanda tem formas de inovação nos seus cursos que me motivaram. Tive a imensa felicidade de ter sido escolhido como um dos contemplados para o ano de 2014, e, simplesmente, foi uma verdadeira mudança de perspectiva na minha carreira. 

Uma dica para os interessados: Seja proativo! As faculdades holandesas admiram muito esse quesito. Mostre seu interesse a eles, não tente parecer o que não é na sua carta de motivação e tenha foco na hora de escolher seu programa de estudos.”

Sobre a Holanda

Considerado o terceiro melhor ensino superior do mundo pelo conceituado Times Higher Education Ranking, a Holanda oferece mais de 2.100 cursos de nível superior totalmente ministrados em inglês, entre opções de graduação, mestrado, doutorado e especializações de curta duração.

Sede de grandes empresas como Shell, Unilever, ING, Philips, C&A e Heineken, a Holanda é hoje referência em diversas áreas de estudo, como Arquitetura, Engenharia, Design, Direito e Ciências Sociais.

Com uma vida cultural efervescente e altamente internacionalizado, 87% dos holandeses falam inglês fluentemente, o que facilita a vida do estudante também fora da sala de aula.

Outras bolsas

É possível também encontrar outras opções de bolsas na Holanda para cobrir os custos que não forem financiados pelo OTS Brazil. Ao todo, existem mais de 60 opções de programas de estudos com oportunidades para brasileiros na Holanda. Muitos ainda estão com inscrições abertas e é possível pesquisar as opções no banco de bolsas do Nuffic Neso Brazil.

Comentários

  1. I wonder if I eat Mozambican mi can apply for these courses or not ???

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.