Irlanda: Guia do Estudante – Ensino Superior

Guia do estudante apresenta universidades da Irlanda e marca 40 anos da parceria do país com o Brasil.

Irlanda: Guia do Estudante - Ensino Superior
Irlanda: Guia do Estudante – Ensino Superior

As principais dúvidas de todo intercambista ao começar a planejar sua experiência internacional estão respondidas no Guia do Estudante da Irlanda de uma maneira clara e objetiva. A publicação em português chega a 65 universidades brasileiras neste mês de setembro com o intuito de oferecer apoio a quem busca descobrir o que faz da Irlanda um país com tradição em educação de qualidade. Ao todo, serão distribuídos três mil exemplares do Guia, que também está disponível online.

Todo o material foi elaborado pela MD Creative Media, empresa que presta assessoria para agências governamentais irlandesas, e teve apoio do Ministério de Educação e Habilidades da Irlanda, da agência de coordenação do ensino de nível superior (Higher Education Authority), da coordenação dos institutos de tecnologia do país (Institutes of Technology Ireland) e das 14 instituições de ensino superior apresentadas no Guia. Para a jornalista responsável pelo projeto, Mariana Borges, que em 2014 lançou o Guia Irlanda com foco em turismo, esse foi um desafio diferente. “Nosso principal objetivo era reunir de forma simples e compacta todas as informações necessárias aos estudantes brasileiros que pretendem estudar na Irlanda”, conta ela. Depoimentos de alunos também ajudam a entender o que os irlandeses estão fazendo para contribuir para o sucesso da educação internacional.

Em 40 anos de relações diplomáticas, Brasil e Irlanda ampliaram suas parcerias em áreas de pesquisa e educação. Com o programa Ciência sem Fronteiras, o país destacou-se ainda mais como destino preferido dos brasileiros. Considerando 2015, foram 3350 bolsas de estudo dedicadas a incentivar trabalhos de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A Irlanda ainda oferece outros programas de bolsa de estudo capazes de beneficiar brasileiros e mesmo quem não é contemplado nessas modalidades tem buscado o país pelo reconhecimento de seus cursos.

A Irlanda tem com a educação uma missão importante de oferecer suporte para a inovação e o desenvolvimento de projetos de impacto mundial. Atualmente, é base de nove das dez melhores empresas de Informação, Comunicação e Tecnologia e ainda recebe multinacionais como Google, Facebook, LinkedIn, Apple, IBM, Twitter e tantas outras.

As universidades federais e os institutos tecnológicos estão distribuídos por diversas cidades da Ilha. Além de Dublin e seus arredores, que inclui Maynooth,  são casas dessas instituições de destaque cidades como Cork, Limerick, Waterford, Athlone e Letterkenny. Cada destino tem sua peculiaridade cultural e histórica, sem falar nas belezas que fazem desembarcar na Irlanda milhares de turistas todos os anos.

Você vai gostar de ler sobre:

  1. 7 falhas dos intercambistas ao estudar um idioma
  2. Irlanda é o melhor destino para os Estudos
  3. Meu estágio na Irlanda
  4. Série de vídeos: Dicas para intercâmbio em Dublin

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.