5 razões para fazer um intercâmbio na França

O país oferece atrações para todas as idades e estudantes conseguem permissão de trabalho quando matriculados em cursos com mais de três meses de duração.

5 razões para fazer um intercâmbio na França
5 razões para fazer um intercâmbio na França

Localizada no coração da Europa, a França é um destino cheio de história, cultura, belezas naturais e muito charme. O país se destaca na lista de interesse de intercambistas. Além de instituições de ensino referência no mundo todo, é famoso pela gastronomia, pelos seus cafés e restaurantes com receitas capazes de conquistar os paladares mais exigentes. “Pessoas de todas as idades encontram o que procuram na França. Existem programas específicos para quem tem mais de 40 anos e quer explorar as paisagens, para adolescentes, para aqueles que preferem aprender francês e praticá-lo nas compras, programar os estudos nas universidades e até reunir aula de francês com culinária”, afirma a gerente de vendas da Seda Intercâmbios, Daniela Decimoni.

O intercâmbio pode ser de curta duração ou longa duração, variando de duas a 48 semanas. A Vantagem de se estudar na França é que adquirindo curso com duração superior a 12 semanas o intercambista dará entrada em visto de estudante – isso significa ter direito de trabalhar legalmente por até 20 horas semanais. As melhores cidades para se fazer intercâmbio são: Paris, Nice, Biarritz, Bordeaux e Martinique. Para quem ainda tem dúvidas sobre o destino da sua experiência internacional, os consultores da Seda Intercâmbios selecionaram alguns motivos pelos quais você deve passar uma temporada no país:

Francês é falado nos cinco continentes

Estima-se que existem no mundo cerca de 220 milhões de falantes de francês. É uma língua bonita, rica e melodiosa –  também chamada de “a linguagem do amor”. É o idioma oficial de muitas organizações internacionais, entre elas, a Organização das Nações Unidas (ONU), UNESCO, OTAN, Cruz Vermelha Internacional. O francês também é a língua das três cidades onde as instituições da União Europeia estão sediadas: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo.

É fácil de aprender e ajuda no aprendizado de outros idiomas

Existem muitos métodos para aprender francês, tanto para quem busca apenas uma comunicação eficiente quanto para quem quer fluência e domínio na hora de ler e escrever. A semelhança com outras línguas, especialmente línguas latinas (espanhol, italiano, português e romeno), ajuda muito. O mesmo vale para o inglês, uma vez que cinquenta por cento do vocabulário de inglês atual é derivado do francês.

Diferencial para sua carreira

A França é uma das maiores economias do mundo, reúne grandes investidores e hospeda visitantes do mundo inteiro. Um curso de francês é uma ótima oportunidade para fazer novos contatos e aprender uma língua considerada indispensável para moda e culinária, para quem quiser trabalhar em organizações internacionais. O francês também pode ser um diferencial em profissões que exigem mais do que o inglês.

Acesso privilegiado à cultura

Um intercâmbio na França permite conhecer novos sabores, pratos inusitados, moda, teatro, artes visuais, dança, arquitetura, literatura, cinema, música. Além disso, a país tem paisagens de tirar o fôlego. As águas azuis da costa francesa são ótimas para quem precisa relaxar. As cidades históricas já foram cenário de grandes obras do cinema e vale lembrar que o francês é a língua falada por Victor Hugo, Molière, Jean-Paul Sartre, Daft Punk, Marion Cotillard, Jean Dujardin.

Passaporte para grades universidades

A França tem muitas universidades classificadas entre as melhores instituições da Europa e do mundo inteiro em áreas de negócios, engenharia, arte, design e escolas de culinária. Com domínio do idioma, aumentam-se as chances de conseguir bolsas de estudo com o governo francês, especialmente para pós-graduação.

Você vai gostar de ler sobre:

  1. POW eLearning: Rede social para ensino de idioma
  2. O que levar na mala? Uma dúvida que não quer calar
  3. 7 falhas dos intercambistas ao estudar um idioma
  4. Irlanda é o melhor destino para os Estudos

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.