Sete motivos para fazer um intercâmbio social mesmo em época de crise

Veja a lista que preparamos sete motivos para você se jogar em um intercâmbio e conhecer o mundo enquanto viaja. Compartilhe!

Eduardo Carvalho/Divulgação - Sete motivos para fazer um intercâmbio social mesmo em época de crise
Eduardo Carvalho/Divulgação – Sete motivos para fazer um intercâmbio social mesmo em época de crise

Viajar é muito bom, mas em época de aperto no orçamento, muita gente prefere cortar esta regalia. Porém, o que muitos não sabem é da possibilidade de aliar intercâmbio social e viagem ao exterior sem gastar muito dinheiro. Em Belo Horizonte, diversas instituições oferecem este tipo de programa, entre elas a Globe Trotter, parceira da organização internacional sem fins lucrativos Young Men’s Christian Association (YMCA).

Os intercâmbios nesse modelo são geralmente destinados a jovens de 18 a 30 anos e podem aliar a vontade de conhecer outro país com o trabalho de cunho social, gastando menos e ajudando no desenvolvimento de uma visão internacional, tudo isso enquanto aprimora a fluência em outro idioma.

“São oportunidades com baixo investimento para os jovens desenvolverem a liderança, fazerem um intercâmbio e ainda melhorar as habilidades de comunicação no inglês”, explica a recrutadora da YMCA em Minas e diretora Executiva da Globe Trotter, Emanoela de Souza, que envia aproximadamente 100 intercambistas para os Estados Unidos pelo programa social YMCA Camp Counselor Program (YCCP) todos os verões.

A estudante de biologia Luana Caroline, 23 anos, que vive em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das selecionadas e viajou para Oklahoma. “É uma experiência incrível, que nos dá outra visão do mundo e nos transforma enquanto líderes,” destaca a intercambista.

Segundo a instituição responsável pelo programa, o treinamento para a edição 2016 receberá mais de 100 jovens. Para informação, entre em contato pelo telefone (31) 3309-6224, WhatsApp (31) 9214-7110 ou e-mail: [email protected]

Estudante de biologia Luana Caroline - YCCP seleciona Counselors em BH
Estudante de biologia Luana Caroline – YCCP seleciona Counselors em BH

Separamos uma lista com sete motivos para você se jogar em um intercâmbio e conhecer o mundo enquanto viaja:

1) Melhorar a fluência em um segundo idioma

Falar inglês deixou de ser um diferencial no mercado de trabalho e já é considerado um quesito essencial em diversas carreiras. Para melhorar a fluência e praticar o idioma, um intercâmbio pode ser a melhor forma. O viajante acaba sendo imerso na segunda língua e aprimora os conhecimentos de forma natural.

2) Aprender sobre outra cultura e criar uma visão internacional

Tem muita coisa que não dá para compreender em profundidade apenas nas escolas ou lendo livros. Uma delas é a visão internacional e o conhecimento cultural de outras sociedades. Quando alguém faz um intercâmbio no qual está diretamente conectado com as situações diárias de uma comunidade, ele tem a capacidade de ampliar a sua compreensão dessas questões e se torna mais sensível aos problemas mundiais.

3) Sair da zona de conforto e se desafiar em atividades distintas da rotina

Não tem nada mais difícil do que lidar com uma rotina entediante. Durante uma viagem, tudo é novidade. Os participantes geralmente atuam em áreas distintas do cotidiano no país de origem. Os programas proporcionam um ambiente totalmente oposto aos escritórios – geralmente ligados a esportes e natureza – e que irá desafiar o jovem a sair dessa zona de conforto.

4) Ser um líder no exterior e poder melhorar habilidades profissionais:

Por meio da liderança de atividades em grupo é possível despertar habilidades de organização, trabalho em equipe, oratória, intermediação de conflitos, etc. Além disso, o viajante cria uma network internacional e amplia as possibilidades na carreira, pois possibilita não apenas o convívio com americanos, mas também com estudantes e profissionais do mundo todo.

5) Desenvolver atividades de impacto social e compartilhar a cultura brasileira:

Um dos focos dos acampamentos, seja no Verão ou Inverno – principalmente os da YMCA – é desenvolver ações para impacto na comunidade. Assim, suas atividades são voltadas à construção de cidadãos conscientes de seu papel social e capazes de aplicar as habilidades de liderança em projetos; não apenas localmente, mas mundialmente.

6) Redução na demanda faz companhias aéreas oferecerem promoções em passagens

Ao contrário do que muita gente pensa, o período de crise financeira e alta do dólar pode facilitar a compra de pacotes para viagem. Um dos fatores é que muitas companhias aéreas passam a oferecer mais promoções como uma forma de atrair mais consumidores, baixando o valor das passagens internacionais, por exemplo.

7) Intercambistas desenvolvem a criatividade e melhoram o currículo

Dois fatores que muitas empresas avaliam na hora da contratação – o currículo e a criatividade – podem ser melhorados no intercâmbio. Enquanto o jovem está no exterior, têm contato com diversas realidades distintas, o que estimula sua capacidade de buscar novas perspectivas para os problemas. Ao mesmo tempo, viver no exterior é um ponto que conta no momento de um processo seletivo para trabalho, após o retorno ao Brasil.

Dúvidas?

Você ainda tem dúvidas e precisa de orientações para o planejamento do seu intercâmbio? Então envie sua dúvida através do nosso formulário de intercâmbio!

Leia também sobre:

  1. 6 razões para você fazer um intercâmbio!
  2. Motivos para fazer intercambio

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.