Inscrições abertas para Oficina e Fórum em Educação para a Cidadania Global

Por meio da promoção de um diálogo entre lideranças globais e a juventude do Rio, o encontro visa buscar ações para cumprir com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030.

Inscrições abertas para Oficina e Fórum em Educação para a Cidadania Global
Inscrições abertas para Oficina e Fórum em Educação para a Cidadania Global

Já começaram os preparativos para o EFEITO+, um evento de Educação para a Cidadania Global promovido pela ONG AFS Intercultura Brasil, como fruto da realização do Congresso Mundial do AFS que, neste ano, terá o Rio de Janeiro como palco para a reunião dos representantes internacionais da organização, além de líderes globais nas áreas de educação e sustentabilidade. E para promover o diálogo entre os especialistas convidados e jovens estudantes do Rio de Janeiro, a ONG irá promover uma oficina, com o objetivo de fomentar ações locais de desenvolvimento social. Dessa forma, a instituição apoiará a ONU em busca do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), diretrizes que os países devem atingir até 2030.

Serão selecionados para participar do evento 100 estudantes, de 15 a 18 anos, do ensino médio de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Rio. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 23 e 26 de outubro no auditório da Biblioteca Parque Estadual, no Centro. O EFEITO+ terá como enfoque o que significa ser cidadão global e acontece em parceria com o CISV-Rio. As candidaturas vão até o dia 25 de setembro.

Promoção do diálogo: a conexão entre liderança global e juventude

Entre os especialistas que vão dialogar com os participantes durante a oficina presencial no domingo, 23/10, estão: o diplomata brasileiro Gustavo Sénéchal que trabalha com questões de meio-ambiente, energia, ciência e tecnologia; Elisabeth Hardt, consultora em educação intercultural e ex-diretora da Federação Europeia para Aprendizagem Intercultural; Ragnar Thorvardarson, especialista da Direção de Assuntos Internacionais e de Segurança do Ministério de Relações Exteriores da Islândia; e Amalie Ferdinand, consultora da Federação de Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Dinamarca. A fala de boas vindas fica sob a responsabilidade da Dra. Vishakha N. Desai, representante do Conselho Internacional do AFS, presidente da Asia Society e consultora de Assuntos Globais da Universidade Columbia. Haverá tradução para o português e não há necessidade de fluência em inglês para participar do encontro.

Por meio do EFEITO+, o AFS visa realizar uma contribuição de aprendizagem intercultural significativa para a comunidade local, conectando sua liderança global com a juventude. Como forma de somar esforços à agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, a instituição realiza de forma concreta uma ação que visa cumprir com todos os ODS até 2030, conforme explicita a agenda de sustentabilidade. Além disso, registra ummarco da comemoração dos 60 anos do AFS Intercultura Brasil no país e da realização do Congresso Mundial do AFS no Rio de Janeiro.

Critérios de seleção

É preciso acessar https://afs.typeform.com/to/pD1wkM e preencher o formulário, respondendo algumas perguntas, entre elas: “Por que você quer participar do EFEITO+?” e “Você faz algum tipo de trabalho voluntário ou ação social? Se sim, qual/quais?”. O estudante deve estar motivado e comprometido em se engajar em todas as atividades do EFEITO+.

O envolvimento do estudante em ações sociais será usado como critério de desempate na seleção dos candidatos. Alunos de escolas parceiras da instituição terão prioridade na seleção. Confira a lista completa de escolas parceiras do AFS aqui: http://www.afs.org.br/lista-de-escolas-parceiras.html.

Os estudantes aptos a participarem devem residir nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nilópolis, Maricá, Queimados, Itaguaí, Japeri, Seropédica, Rio Bonito, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Paracambi, Tanguá.

Programação do EFEITO+: Oficina & Fórum para a Cidadania Global

Oficina: 23 de outubro de 2016, das 9h às 18h, na Biblioteca Parque Estadual, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O encontro presencial contará com atividades interativas, nas quais os participantes terão a oportunidade de dialogar com especialistas e exemplos de cidadãos globais que atuam no âmbito dos ODS, assim como refletir colaborativamente sobre maneiras criativas de colocar em prática ações de mudança no local onde vivem.

Fórum: 26 de outubro de 2016, das 19h às 21h, três dias depois da oficina presencial, os participantes do EFEITO+ serão convidados para retornarem à Biblioteca para uma apresentação dos resultados das discussões da oficina para seus pais, representantes de suas escolas, outros educadores, lideranças do AFS e do CISV.

Sobre o AFS

Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos globais ativos através de programas de estudo no exterior, programas de voluntariado e outras oportunidades de aprendizagem intercultural como o evento Efeito +.

Sobre o CISV

Parceiro do AFS na realização desse evento e na missão de promover a Educação para a Cidadania Global, o CISV é uma comunidade global de voluntários dedicados a oferecer programas educacionais para crianças acima de 11 anos, jovens e adultos, com o mesmo propósito de desenvolver uma visão global e cooperativa e a amizade entre diferentes culturas.

Sobre a Oficina & Fórum

Inscrições para “EFEITO+: Oficina & Fórum para a Cidadania Global”: https://afs.typeform.com/to/pD1wkM
Datas dos encontros presenciais: 23 de outubro de 2016 (Oficina) e 26 de outubro de 2016 (Fórum)
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro, RJ

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.