Universidades holandesas visitam o Brasil para apresentar oportunidades de estudo e bolsas

11 universidades do 4° melhor ensino superior mundo passarão por Campinas, São Paulo, Brasília e Porto Alegre entre 16 e 22 de setembro. Participe!

Bolsa de Estudos para Brasileiros na Holanda: Inscrições!
Bolsa de Estudos para Brasileiros na Holanda: Inscrições!

O Study in Holland Tour tem como objetivo ajudar brasileiros a descobrir as diversas oportunidades educacionais disponíveis na Holanda. O estudante poderá tirar suas dúvidas sobre programas oferecidos, vistos, processo seletivo, bolsas de estudo e vida de estudante no país. Além de cursos de graduação e pós-graduação, também haverá a oportunidade de se informar sobre especializações de curta duração e cursos de verão.  Os eventos são gratuitos e acontecem em 4 cidades: Campinas, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Confira a agenda no link: www.nesobrazil.org/estudenaholanda2017

O Brasil é considerado um dos países prioritários pelas universidades holandesas. Os esforços para atrair estudantes incluem visitas anuais ao Brasil, acordos de cooperação com diversas instituições de ensino superior brasileiras e até criação de um programa de bolsas exclusivo para Brasileiros: O Orange Tulip Scholarship Brazil, que terá sua 5° edição lançada em outubro.

Todo esse empenho vem dando resultado: No ano letivo 2014/2015, havia cerca de mil brasileiros estudando na Holanda, contra 150 em 2006/2007. O número considera apenas inscritos para cursos com duração superior a três meses – e não leva em conta brasileiros com passaporte europeu, que não precisam de visto para entrar no país e contam com anuidade reduzida.

“Ficamos orgulhosos de ver não só o aumento de número de brasileiros, mas também o entusiasmo dos holandeses com o Brasil. Cada vez mais ajudamos universidades dos dois países a descobrir novas áreas em comum para construir projetos em conjunto”, diz Ellen Bijlsma, holandesa que há dois anos dirige o Nuffic Neso Brazil, fundação subsidiada pelo Ministério da Educação da Holanda que representa oficialmente o ensino superior holandês no Brasil. “O mais gratificante é ver o amadurecimento dos estudantes e o quanto o intercâmbio pode te ajudar a descobrir no que você realmente acredita. ”

Excelência acadêmica e cursos ministrados em inglês

Dona de um dos 5 melhores sistemas de ensino superior do mundo, a Holanda oferece mais de 2.100 programas de estudos ministrados em inglês em diversas áreas do conhecimento.

Com 12 universidades entre as 200 melhores do mundo no ranking Times Higher Education, o país fica atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha em número de instituições na lista. Para atrair talentos e fomentar a saudável multiculturalidade, as instituições de ensino superior e o próprio governo ofertam opções de bolsas de estudo para estrangeiros com excelente desempenho acadêmico – algumas chegam a financiar até 100% dos estudos.

Nesse link é possível acessar a ferramenta StudyFinder, que permite pesquisar entre os cursos disponíveis os programas mais adequados ao seu perfil acadêmico.

Qualidade de vida e ambiente multicultural

Mesmo com enorme densidade populacional (400 habitantes por km²), o país consegue alcançar o quinto maior IDH do planeta. O senso arraigado de igualdade e tolerância criam um ambiente onde criatividade e coletividade atuam juntas na solução de problemas.

Manter uma atitude receptiva faz parte da cultura holandesa. O país acolhe quase 90 mil estudantes estrangeiros – o equivalente a 12% de seus alunos de ensino superior.

Estude na Holanda – Evento em Campinas (16/09)

Local:  Livraria Cultura do Shopping Iguatemi
Horário: das 11hs às 15hs
Mais informações:  http://bit.ly/2cPk44d

EDUEXPOS – São Paulo (17 e 18/09)

Local:  Centro de Convenções – Shopping Frei Caneca
Horário: das 14hs às 19hs
Mais informações:  http://bit.ly/2cj4DBk

Encontro de universidades holandesas em Brasília – 19/09

Local:  UPIS – União Pioneira da Integração Social
Horário: das 11hs às 13:30hs
Mais informações: http://bit.ly/2c8LByP

EDUEXPO – Brasília (20/09)

Local:  Centro de convenções Brasil 21
Horário: das 16hs às 21:00hs
Mais informações:   http://bit.ly/2c2OnlN

Study in Holland Fair na PUC-RS – Porto Alegre (22/09)

11:30 – 14:00 – Study in Holland Fair (Turno diurno)
18:00 – 20:00 Study in Holland Fair (Turno Noturno)
Local: Escola de Comunicação Social – Prédio 7
17:30 – 19:30 – Palestras
Local: Escola de Arquitetura – Auditório do 1° Piso – Prédio  9
Mais informações:  http://bit.ly/2coSlJt

Universidades participantes

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.