Etiqueta americana: algumas das regras dos norte-americanos

Conheça algumas regras de etiqueta americana antes de viajar para os Estados Unidos.

Etiqueta americana: algumas das regras dos norte-americanos
Etiqueta americana: algumas das regras dos norte-americanos

Não importa se você está fazendo intercâmbio ou apenas curtindo uma viagem na terra do Tio Sam. É importante manter (ou criar, caso você não esteja habituado) alguns comportamentos que fazem parte das boas maneiras dos americanos. Na verdade, algumas delas podem e devem ser usadas em qualquer parte do mundo, até mesmo em nossa casa, mas no momento, vamos focar na viagem aos Estados Unidos mesmo.  Separei algumas e, poderei, inclusive, me aprofundar um pouco mais nelas nos próximos posts. Vamos lá!

Palavrinhas mágicas

Se você precisar pedir ajuda de alguém, chamar atenção ou simplesmente perguntar alguma coisa, não se esqueça de iniciar a frase com “Excuse me”. Esqueceu-se do “Excuse me”?! Calma, tudo bem. Use o “Please” no final da frase então.  E quando a pessoa te ajudar ou te responder, não se esqueça de agradecer com “Thank you”, ou simplesmente “Thanks” – ah, e um sorriso cai bem também! 😉

Se alguém lhe agradecer com “Thank you”, o que você diz??  à “You’re Welcome”.

Sabe o “Excuse me” que usamos para introduzir um pedido de ajuda ou uma pergunta? Então, ele também serve para indicar que você está com pressa e precisa que a pessoa saia da sua frente. Caso você passe e esbarre nela – ou se fizer alguma coisa errada –, não se esqueça de dizer “Sorry”.

Você vai ver como até o mais frio dos americanos se tornará mais gentil ao ouvir as palavrinhas mágicas.

Dê passagem e respeite as filas

Você vai perceber que ao utilizar escadas rolantes ou mesmo ao andar de bike nas ciclovias, as pessoas se mantêm ao lado direito. O esquerdo deve ficar sempre livre para que os demais possam passar.  Nada de ficar batendo papo em paralelo, ocupando todo o espaço. Isso é falta de educação.

Quanto às filas, nem pense em furá-las. Que coisa feia! Se já é feio fazer isso aqui em casa, imagina lá fora. Os americanos não costumam furar filas e você pode acabar criando uma baita confusão – sem contar a vergonha que você vai passar.

Pontualidade britânica americana

Não são apenas os britânicos que têm fama de serem pontuais. Os americanos não gostam de atrasos.  Se você reservar horário em um restaurante ou for assistir a um show, não atrase! Se for a um compromisso em casa de conhecidos, caso se atrase, tente atrasar no máximo 15 minutos – não mais que isso.

Dê gorjeta

Dar gorjeta em hotéis, restaurantes, cafés é uma prática muito comum. Aliás, em quase todos os serviços. Nos restaurantes, por exemplo, é comum o cliente dar em torno de 15% a 20% de gorjeta, a famosa “tip”. Não é cobrado na conta, mas não se esqueça!

Cumprimentando americano

O cumprimento mais usado com os americanos é o aperto de mão. Não caia na besteira de ir com abraços e beijinhos no rosto, como fazemos aqui no Brasil. Talvez você possa fazer isso depois que criar uma certa intimidade com a pessoa, mas pode ter certeza que ainda assim observará uma resistência por parte dela. É a cultura deles.

Espero que essas dicas lhe ajudem e… Boa viagem! E não se esqueça de ser educado! 😉

Ah, e se você tiver mais alguma dica de boas maneiras para compartilhar, deixe aí nos comentários!! =)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.