
Como muita gente deve suspeitar, o hábito de comer bacalhau chegou ao Brasil com os portugueses, na época do descobrimento. No entanto, foi com a vinda da Corte, no início do século 19, que esse hábito alimentar começou a se difundir.
O bacalhau no Brasil é consumido geralmente em épocas específicas do ano, e as festas de final de ano são um dos momentos de destaque desta iguaria portuguesa. Seja por tradição ou por superstição, o bacalhau ganhou os pratos dos brasileiros durante a ceia de final de ano, mas em Portugal esse peixe é parte fundamental das refeições diariamente.
Para apreciar da melhor forma esse símbolo da gastronomia lusitana, separamos uma receita de Bacalhau à Gomes de Sá saborosa e tradicional para brilhar na ceia de final de ano:
Ingredientes da receita de bacalhau
- 800 g de postas de bacalhau
- 1,2 kg de batatas
- 4 cebolas
- 3 dentes de alho
- 4 ovos
- Azeite
- Vinagre
- Pimentão vermelho
- Azeitonas
- Salsa
- Sal
- Pimenta
Modo de preparo
Ligue o forno a 200 ºC. Descasque e lave as batatas e cozinhe em água e sal. Junte os ovos e quando a água começar a ferver deixe-os cozinhar durante 12 minutos. Depois retire e deixe esfriar. Escorra as batatas, descasque-as e corte em rodelas assim que estiverem prontas para o manejo.
Leve ao fogo uma panela com água, junte as postas de bacalhau e deixe cozinhar. Depois escorra, deixe amornar um pouco e retire as peles e as espinhas. Desfie o bacalhau e reserve.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e pique os alhos. Leve ao fogo uma panela com o azeite, deixe aquecer, junte as cebolas e os dentes de alho, tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que a cebola fique dourada. Retire do fogo, regue com umas gotas de vinagre e reserve.
Num tabuleiro de louça ou pirex disponha alternadamente camadas de batata e de bacalhau. Por fim, disponha o refogado da cebola e os ovos cortados em rodelas e leve ao forno até dourar. Retire, ponha por cima tiras de pimentão vermelho e azeitonas, polvilhe com salsa e sirva a gosto.
Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Para mais informações, visite www.centerofportugal.