Fundação Carolina: 648 Bolsas de Estudos na Espanha 2018-2019

A 18ª convocatória apresenta 647 bolsas no marco de uma oferta formativa de qualidade e prestigio nos seus programas acadêmicos.

Fundação Carolina 648 Bolsas de Estudos na Espanha 2018-2019
Fundação Carolina 648 Bolsas de Estudos na Espanha 2018-2019

A Fundación Carolina abriu uma nova edição de sua convocatória de bolsas correspondente ao curso acadêmico 2018-2017. Nesta 18ª edição ofertamse 647 bolsas, segundo a seguinte relação:

  • 376 bolsas de pós-graduação, incluindo 17 de renovação
  • 135 de doutorado, com 95 renovações
  • 60 de estadias de curta duração pós-doutorais,
  • 24 para a mobilidade de professores brasileiros,
  • 15 para a mobilidade de professores portugueses,
  • 2 bolsas de projetos de empreendimento
  • 36 de estudos institucionais (programa CESEDEN)

Esta oferta vai aumentar nas próximas semanas, graças aos esforços que estamos a fazer.

A convocatória abrange todas as áreas de conhecimento e é orientada exclusivamente para estudantes dos países Ibero-Americanos no intuito de que completem sua formação em Espanha.

Nesta edição, a convocatória compreende um total de 179 programas acadêmicos, dos quais 188 são pós-graduações.

Os prazos para candidatar às diversas modalidades de bolsas são:

  • A convocatória para bolsas de pós-graduação, projetos de empreendimento e estudos institucionais ficarão abertas até o dia 20 de março às 9 am hora de Espanha.
  • A convocatória para as bolsas de doutorado, estadias de curta duração e mobilidade de professores brasileiros e portugueses ficarão abertas até o dia 7 de abril às 9 am hora de Espanha.

Os candidatos poderão encontrar todas as informações referentes às bolsas no site www.fundacioncarolina.es, onde tramitam-se as solicitudes.

As modalidades de bolsas do Programa de Formación («Programa de Formação») da Fundación Carolina

  • Bolsas de pós-graduação. Destinam-se aos graduados universitários nacionais de um Estado-Membro da Comunidade Ibero-americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional avaliada por um curriculum de excelência
  • Bolsas de doutorado e estadas de curta duração pós-doutorais. As duas modalidades convocam- se em colaboração com instituições educativas de Ibero-América, bem para propiciar a obtenção do grau de doutor em Espanha; bem para aperfeiçoar a formação pós-doutoral de professores de centros universitários de Ibero-América.
  • Bolsas para mobilidade de professores brasileiros. Possibilitam uma estada de curta duração de investigação na Espanha para professores ou técnicos superiores de universidades, bem como a pesquisadores de organismos públicos de investigação do Brasil.
  • Bolsas para mobilidade de professores portugueses para uma estância em universidades e centros públicos de pesquisa espanhóis para o complemento da formação de professores e/o pesquisadores portugueses, que venham a desenvolver sua especialização em matérias de educação, engenharia e meio ambiente em sete das principais universidades portugueses: Lisboa, Porto, do Minho, Coimbra, Nova de Lisboa, Aveiro, Évora e o Instituto Universitário de Lisboa.
  • Bolsas de empreendimento. Permitem que estudantes complementem sua formação com um período de estágio em startups e empresas com alto conteúdo tecnológico, afim de que ganhem experiência profissional e adquiram uma aprendizagem eficaz sobre o funcionamento das economias do conhecimento.
  • Estudos institucionais. Bolsas para o Curso de Altos Estudos Estratégicos para Oficiais Superiores Ibero-americanos do Centro Superior de Estudos da Defensa Nacional (CESEDEN), principal centro docente das Forças Armadas. 

Sobre Fundación Carolina

A Fundación Carolina foi constituída em 2000 como uma instituição para a promoção das relações culturais, bem como a cooperação educativa e científica entre a Espanha e os Estados-Membros da Comunidade Ibero-americana de Nações. Pela natureza mista na que foi fundada e as atividades em formação de liderança e criação de capital humano, a Fundação Carolina é uma instituição única no sistema de ação exterior espanhola. Desde a sua criação, a Fundação já destinou mais de 16.300 bolsas de estudo e bolsas de investigação a universitários ibero-americanos.

Mais informações: www.fundacioncarolina.es

https://twitter.com/Red_Carolina
https://www.facebook.com/fundacioncarolina
https://www.youtube.com/user/redcarolina1

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.