EducationUSA 2018: Feira de intercâmbio acontece no RJ, DF e SP

Rio de Janeiro, Brasilia e São Paulo oferecem palestras para esclarecer dúvidas sobre programas acadêmicos e bolsas de estudos. Inscreva-se já!

EducationUSA: Feira de intercâmbio acontece no RJ, DF e SP
EducationUSA: Feira de intercâmbio acontece no RJ, DF e SP

Em 2017, dos 246 mil estudantes que deixaram o país para estudar no exterior, 25% deles ingressaram em uma instituição de ensino superior, uma alta de 50% em relação a 2016

Para auxiliar gratuitamente quem sonha em viver essa experiência, a Feira EducationUSA promove a conexão direta de estudantes com representantes das instituições de ensino norte-americanas no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo

O Brasil está em 10º lugar na lista de países que mais enviam alunos para os Estados Unidos. De acordo com dados do Open Doors Report, há cerca de 13 mil brasileiros estudando nos EUA em cursos de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta duração e outros. Em 2017, dos 246 mil estudantes que deixaram o país para fazer cursos no exterior, 25,5% deles ingressaram em uma instituição de ensino superior, o que significa uma alta de 50% em relação ao ano de 2016.

Com o intuito de auxiliar pessoas que sonham em viver essa experiência, o EducationUSA, órgão oficial do governo norte-americano para estudos nos Estados Unidos, realiza anualmente em diversos estados brasileiros a Feira EducationUSA.

O evento gratuito promove a conexão direta dos participantes com os representantes das instituições de ensino norte-americanas e oferece palestras para esclarecer dúvidas sobre os programas acadêmicos e bolsas de estudo. As próximas feiras acontecerão no Rio de Janeiro (27/08), em Brasília (29/08) e em São Paulo (01/09).

A expectativa é receber aproximadamente 2.000 pessoas em cada uma das cidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do EducationUSA. Para Mariana Panero, coordenadora da feira do EducationUSA no Rio de Janeiro, o diferencial dos eventos é a possibilidade de os estudantes estarem diretamente em contato com os representantes das instituições de ensino norte-americanas. “Representantes do Consulado Americano também estarão presentes para fornecer orientações a respeito do processo de pedido de visto para estudantes”, ressalta Panero.

Raniery Rocha, de 18 anos, acaba de ser admitido na Wake Forest University e vai estudar relações internacionais e economia. O estudante afirma que sempre foi um grande sonho estudar nos EUA e ter a orientação do EducationUSA foi essencial para que ele alcançasse tal objetivo. Raniery Rocha embarcará em agosto para os Estados Unidos.

“Já tinha tido a oportunidade de ir em algumas feiras do EducationUSA e acho essa iniciativa incrível pelo fato de nós estudantes estarmos pertinho de representantes de universidades tão renomadas. Fiquei muito feliz de ter conseguido ser aprovado e todas as orientações que recebi do EducationUSA fizeram a diferença. Muitos jovens sonham em ingressar em uma universidade, mas não sabem por onde começar e é justamente esse o diferencial da equipe do EducationUSA. Recomendo muito que todos os jovens possam ir na feira”, relata Raniery.

Sthefany Dutra, de 19 anos, de Brasília acaba de ser aprovada na Babson College e irá estudar Business. A jovem conta que tanto a orientação que recebeu do EducationUSA quanto ter participado das feiras foram essenciais para que estivesse totalmente preparada para esta nova etapa.

“A orientação do EducationUSA é muito importante, pois sem a ajuda de um ‘adviser’ eu não teria conseguido alcançar um resultado satisfatório durante o processo. Eles traduzem todos documentos, se encarregam de pegar informações com as universidades e ainda auxiliam com todas as cartas de recomendação. Além de terem me fornecido livros para que eu pudesse me preparar para as provas. Esse apoio é muito importante”, comenta Sthefany.

Já o jovem Pedro Gagliardi, de 25 anos, de São Paulo foi aprovado para estudar relações internacionais na Columbia University, nos EUA. O futuro universitário está com ótimas expectativas e também ressalta o apoio que teve do EducationUSA.

“Minhas expectativas para essa oportunidade são as melhores e vejo que através dela terei a chance de alavancar minha carreira. A equipe do EducationUSA é excelente, pois nos ajudam com todo o processo e eu recomendo muito a todos que queiram vivenciar uma experiência como essa a conhecer a feira, que é o ponta pé inicial para quem deseja trilhar o caminho de estudar nos EUA”, destaca Pedro.

Brasil é o país da América do Sul que mais envia estudantes para os EUA!

De acordo com um relatório do Student and Exchange Visitor Program (SEVP), do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (U.S. Department of Homeland Security), o número de jovens sul-americanos estudando nos EUA cresceu 4,3% de março de 2017 a março de 2018. E, da região, o Brasil é o país com maior índice: 13,1%.

Universidades presentes: Arcadia University, College of Central Florida, Florida International University, Foothill and De Anza Colleges, George Washington University, NYU School of Professional Studies, Pace University, Pittsburg State University, Temple University, Texas Christian University, The State University of New York at Buffalo, The University of Akron, The University of Alabama, University of California Santa Cruz, University of Colorado Denver, University of Evansville, University of Florida, University of Missouri, University of North Carolina Wilmington, Valencia College e Virginia Tech.

Programação do Evento

Feira EducationUSA – Rio de Janeiro
Data: 27 de agosto (segunda-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: Hotel Hilton Copacabana –  Av. Atlântica, 1020 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca
Inscrições: http://educationusa.org.br/site/inscricao/

Feira EducationUSA – Brasília
Data:29 de agosto (quarta-feira)
Horário: 17h às 21h
Local: Centro de Convenções e Eventos Brasil 21 – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Blocos A ao F, Lote 1, Complexo Brasil 21 – Asa Sul, Brasília-DF.
Entrada franca
Inscrições: http://educationusa.org.br/site/inscricao/

Feira EducationUSA – São Paulo
Data:01 de setembro (sábado)
Horário: 15h às 19h
Local: Hotel Intercontinental. Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista
Entrada franca
Inscrições: http://educationusa.org.br/site/inscricao/

Sobre o EducationUSA:

O EducationUSA é o órgão oficial do governo norte-americano para estudos nos Estados Unidos. Os centros EducationUSA estão presentes em mais de 400 escritórios representando cerca de 170 países. Somente no Brasil disponibiliza mais de 34 escritórios em instituições parceiras.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.