Sites e ferramentas gratuitas para aprender idiomas

Conheça alguns sites e ferramentas gratuitas de ensino de diversas línguas, e comece já a praticar!

Sites e ferramentas gratuitas para aprender idiomas
Sites e ferramentas gratuitas para aprender idiomas

Se você vai está planejando uma viagem para o exterior e está com medo de se atrapalhar ou pagar mico na hora de falar com alguém local? A internet, é o melhor lugar para lhe proporcionar sites e ferramentas gratuitas de ensino de diversas línguas, especialmente para quem precisa com maior urgência sem falar na praticidade. Conheça alguns destes sites e comece já a praticar!

Se você já fala inglês e deseja aprender outro idioma, como grego, francês, italiano, mandarim ou alemão o site BBC Language pode te ajudar. Ele oferece jogos, exercícios, vídeos, áudios e outros materiais em um curso de idiomas online gratuito.

Colingo

O site destaca-se por trazer a oportunidade de aprender inglês com americanos nativos. As aulas ocorrem através de videoconferência pelo Hangout, do Google, o que é importantíssimo, pois ajuda para a hora de falar e compreender auditivamente. Se você for tímido ou não tiver um microfone, é possível apenas assistir as aulas e revê-las mais tarde no YouTube. Para acessar o site deve-se possuir um cadastro no Facebook. As aulas ocorrem por meio de convite dos administradores.

Busuu

O site permite que você aprenda até 12 idiomas, como alemão, francês, inglês, espanhol e muito mais. Para entrar, basta criar seu próprio perfil ou fazer login via Facebook. Já são cadastradas 18 milhões de pessoas no site, o qual oferece recursos como vocabulários, diálogos, gravador de voz, podcasts e revisão.

Your Language Exchance

Com cerca de 1 milhão de pessoas cadastradas de 133 países falando 115 idiomas distintos, o site permite que o usuário conecte-se diretamente com outros nativos do país no qual está interessado em estudar a língua. Seu diferencial é que reúne recursos como dicionário, planos de aula, recursos em áudio e também possui jogo de palavras em cada língua, para que o estudante aprenda expressões formando palavras.

Italki

No site você pode aprender uma língua estrangeira ou aperfeiçoar seus conhecimentos prévios em um idiota com o auxílio de um tutor, sendo ele de qualquer país, é só você escolher alguém que possua o perfil mais adequado. Além disso, no “intercâmbio linguístico”, é sua hora de ser professor de português para outros usuários.

Forvo

Tido como um dos maiores guias de pronúncias do mundo, o Forvo te ajuda na hora de saber como se pronuncia determinada palavra em determinado idioma. Além disso, você mesmo pode gravar a pronúncia de uma palavra para ajudar outros usuários. Com 300 mil pessoas cadastradas, você encontra as mais variadas línguas, até mesmo russo e tártaro.

OpenLearn – Spanish: espacios públicos

Em um curso introdutório de 20 horas você terá acesso sem custos para aprender os fundamentos do idioma espanhol.

OpenLearn – Beginners’ Chinese

Esse curso, em inglês, é feito para quem nunca teve contato com o idioma mandarim chinês. Em um total de 6 horas ele apresenta, além do idioma, algumas informações sobre a cultura e sociedade chinesa.

French 101

Um total de 15 aulas introdutórias de francês estão disponíveis online gratuitamente. O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para completar as lições.

Englishtown

Se você não fala inglês, mas deseja aprender, confira os materiais oferecidos pela Englishtown. O site promete que, com cinco minutos de prática por dia, você pode aprender o idioma facilmente.

Japonês Xisde – Otaku Project

No Otaku Project você pode aprender a falar japonês online e de graça. Para facilitar a vida dos alunos o site disponibiliza um roteiro de estudos com introduções sobre o idioma, o alfabeto e aspectos da gramática, além de oferecer um espaço para dúvidas, sessão de livros e downloads.

Prime Cursos – Libras básico

Para aprender a linguagem dos sinais da língua brasileira em uma plataforma online e gratuita confira o curso de libras básico da Prime Cursos.

Babel Mundo – Espanhol

No site você terá acesso gratuito a exercícios, lições e testes que podem ajudá-lo a aprender espanhol.

A Prender Russo On-line – Russo em Português

O blog Russo em Português procura auxiliar pessoas que querem aprender russo e oferece diversos recursos online como guia para autodidatas, notícias sobre a Rússia, dicionários e mais.

A Prender Linguás – Persa básico

Se você pensa que a língua persa é coisa do passado, está muito enganado. Atualmente ela é falada no Irã, no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein. Se você deseja saber o básico do idioma, como, por exemplo, algumas expressões do cotidiano, confira o dicionário de viagem grátis no site Aprender Línguas.

Learn English Onl-ine Aprenda inglês online

No site Learn English Online você pode conferir de graça mais de 56 lições do nível iniciante ao intermediário e dicas de pronúncia. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso no fórum oferecido pelo site.

Italiano na web

No site você tem acesso sem custos a lições de gramática, verbos, falsos cognatos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano.

Life Print – Libras em inglês

Se você já é fluente em inglês e deseja aprender a linguagem dos sinais no idioma, confira o curso gratuito no site Lifeprint.com.

Chinês pelo MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) oferece um curso de chinês básico, em inglês, por meio de seu site OpenCourseWare.

Brasileiros na Holanda

O blog Brasileiros na Holanda oferece aulas, lições, dicas, exercícios e outros materiais online completamente gratuitos.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.