Intercâmbio no Canadá ou E.U.A.? Descubra as principais diferenças entre os países

Descubra características sobre os destinos que podem ajudá-lo a se decidir

Intercâmbio no Canadá ou E.U.A.? Descubra as principais diferenças entre os países
Intercâmbio no Canadá ou E.U.A.? Descubra as principais diferenças entre os países

Estados Unidos ou Canadá? Listados entre os principais destinos para fazer um intercâmbio, os dois países têm muitas coisas em comum. No entanto, suas inúmeras diferenças podem ser determinantes na hora de escolher entre um e outro.

Para ajudar quem ainda está em dúvida entre fazer um intercâmbio no Canadá ou nos Estados Unidos, preparamos um comparativo entre as principais características dos países, incluindo informações sobre o clima, idioma e visto de trabalho. Confira!  

Clima nos Estados Unidos

Você sabia que quanto maior o território, maior a variação de temperatura de um país? O território dos Estados Unidos é composto por simplesmente 50 estados e milhares de cidades. Por isso, prepare-se para uma realidade onde a temperatura pode variar muito dependendo da região escolhida para o seu intercâmbio, com opções para quem tem vontade viver em destinos mais frios e muitas para quem prefere fazer intercâmbio em um lugar onde as temperaturas são mais amenas.

Em Nova York , por exemplo, você vai encontrar um inverno congelante. Completamente diferente da temperatura que terá de encarar na Califórnia, um dos destinos favoritos de estudantes apaixonados por praia e sol. O clima por lá pode, inclusive, ser parecido com o de alguns lugares do Brasil.

Uma curiosidade sobre a Califórnia: o Vale da Morte, eleito um dos lugares mais quentes do mundo, fica no Estado. Para se ter ideia, a maior temperatura já registrada no vale foi de 56,7ºC, em 1913!

Clima no Canadá

O Canadá é conhecido por seu inverno rigoroso e sempre se destaca quando o assunto é o ranking de temperaturas negativas, sendo considerado um dos países mais frios do planeta, atrás de lugares como Groenlândia, Finlândia e Rússia.

Se é frio que você quer e por isso que está pensando em embarcar para o Canadá, não vai faltar destino: Winnipeg, Calgary, Montreal e Toronto têm invernos bem rigorosos, com neve e tudo mais que a estação tem direito.

Mas, se você considera fazer um intercâmbio por lá, e não está atrás de neve, vale saber que existem destinos de clima ameno para visitar. Vancouver , por exemplo, tem fama de ser a Califórnia canadense. Sua temperatura agradável, especialmente no verão, pode fazer com que os termômetros marquem até 28°C.

Além de Vancouver, quem procura climas mais quentes e neve só o suficiente para bater umas fotos, pode encontrar uma boa opção em Victoria. Conhecida como a cidade dos jardins, ela é considerada um dos destinos mais quentes do Canadá.

Trabalho durante o intercâmbio nos EUA

Nos Estados Unidos existem algumas formas de trabalhar e estudar ao mesmo tempo e aqui você conhece alguma delas.

  • Au Pair

Os programas de Au Pair são destinados a mulheres de 18 a 26 anos que desejam trabalhar como babá em casas de família nos Estados Unidos.

Além de ser uma opção econômica, a estudante tem a chance viver o dia a dia de um americano, conhecer mais sobre a cultura e costumes dos nativos, além de receber remuneração para se manter no país.

  • Trabalho durante as férias

Também existem opções de intercâmbio para estudantes que desejam aproveitar as férias para estudar inglês e, ao mesmo tempo, trabalhar em cargos operacionais (instrutores de esqui, hostess, etc).

Essa modalidade é destinada a intercambistas com idade entre 18 e 28 anos.

  • Trabalhar na Disney

Já imaginou incluir no seu currículo o nome da maior empresa de entretenimento do mundo? Sim, é possível trabalhar na Disney durante um período de 2 a 3 meses por meio do Disney Cultural Exchange Program.

Além da imersão cultural e da possibilidade de praticar o idioma trabalhando em um lugar mágico, o intercambista terá a chance de conhecer pessoas dos quatro cantos do mundo.

  • OPT (Optional practical training)

Estudantes matriculados em cursos de nível superior, como extensão universitária, curso de graduação ou mestrado com duração mínima de 9 meses, também podem trabalhar nos Estados Unidos.

Após a conclusão do curso, o estudante tem a opção de aplicar para o OPT (Optional Practical Training). Com a aprovação, o seu visto será prorrogado por mais 12 meses. Durante esse período o intercambista terá o direito de trabalhar full time, ou seja, 40 horas semanais.

A grande vantagem do OPT(Optional Practical Training) é possibilitar que estudantes de ensino superior voltem dos Estados Unidos com um diploma e, além disso, com uma experiência de trabalho no currículo.

Trabalho durante o intercâmbio no Canadá

Se você pretende fazer um intercâmbio e trabalhar ao mesmo tempo, isso também é possível no Canadá. No caso dos cursos vocacionais, a partir de 26 semanas, uma parte do intercâmbio é dedicada ao trabalho, no caso, ao estágio.

Alunos de College/ Universidade, matriculados em cursos de ensino superior ou pós graduação com duração superior a 8 meses, também podem trabalhar no Canadá.

Nessa modalidade, o cônjuge que vai acompanhar o estudante tem permissão para trabalho full time e filhos com idade superior a 5 anos podem estudar gratuitamente no país.

Idioma nos EUA x idioma no Canadá

Graças aos filmes, séries, músicas e várias outras fontes de entretenimento, o inglês americano se tornou o mais falado pelas pessoas ao redor do mundo. Por isso, dependendo da região escolhida pelo estudante, talvez o idioma não lhe soe tão diferente.

Já o Canadá oferece uma grande vantagem para aqueles que o escolhem como destino de intercâmbio. Por lá, é possível aprender dois ou até mais idiomas durante o período de estudos. Isso porque, além da forte pluralidade de imigrantes no país, em Montreal, por exemplo, metade da população é falante nativa de francês.  Legal, né?

E aí, agora que você tem um pouco mais de informações sobre os destinos, conseguiu se decidir? Seja um intercâmbio no Canadá ou nos Estados Unidos, o mais importante é investir na educação. Por isso, independentemente da sua escolha, aproveitar essa experiência ao máximo é o que importa.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Então acesse: https://www.stb.com.br/intercambio/intercambio-canada

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.