Tudo que você precisa saber sobre pós-graduação no Canadá

Descubra quais os tipos de curso disponíveis e por onde começar

Tudo que você precisa saber sobre pós-graduação no Canadá
Tudo que você precisa saber sobre pós-graduação no Canadá

De acordo com o Censo da Educação Superior 2010, divulgado em 2017, em 10 anos, o número de estudantes matriculados na faculdade cresceu 110%. Isso traz duas importantes constatações: a faculdade é importante, mas para se destacar no mercado é preciso mais.

Por isso, após concluir a o ensino superior alguns estudantes aproveitam o embalo dos estudos e ingressam em uma pós-graduação. Mas o que muitos não sabem é que dá para unir a pós-graduação a uma experiência de intercâmbio em um dos países referência em educação no mundo: Canadá.

Quer saber como começar a planejar o seu curso de pós-graduação no Canadá? Este texto traz detalhes importantes sobre o assunto.

Como é vista a educação no Canadá?

Diversos rankings classificam o sistema educacional canadense como um dos melhores do mundo. E não é para menos. A pauta é tratada com prioridade pelo governo do país e dentre as medidas aplicadas para manter o ensino em alto nível está o salário dos professores universitários.

De acordo com um estudo realizado pelo International Higher Education (CIHE) do Boston College com o Laboratório de Análise Institucional da Alta Escola de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa de Moscou que analisava o salário dos professores universitários em 28 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, o Canadá é o destino que mais valoriza os profissionais de educação, tendo o melhor salário para professores universitários

Um dos resultados obtidos pela valorização dos profissionais que trabalham diretamente com a educação é a presença de 26 universidades canadenses entre as melhores do mundo de acordo com a edição 2018 do QS World University Rankings.

Quatro delas são: University of Toronto (31ª), McGill University (32ª), University of British Columbia (51ª) e University of Alberta (90ª).

Quais os tipos de pós-graduação disponíveis no Canadá?

É possível dividir os tipos de pós-graduação no canadá em duas categorias: especialização e mestrado.

A especialização tem foco maior na atuação do profissional no mercado de trabalho, por isso há maior ênfase em transmitir conhecimento técnico alinhado à prática.

A pós-graduação classificada como especialização está disponível tanto em Colleges quanto em Universidades canadenses e tem duração de oito meses a dois anos. Alguns Colleges que costumam ser bastante procurados em Toronto são: Humber College, Centennial College, George Brown College e Seneca College

Do outro lado existem os mestrados, cursos que podem ter uma abordagem mais acadêmica, voltada àqueles que desejam atuar no campo de pesquisa ou teoria, mas que também podem ter foco na prática e exercício de determinada atividade.

Os cursos de mestrado podem ter duração de 1 ou 2 anos e estão disponíveis apenas em universidades. Algumas das instituições mais procuradas em Winnipeg, por exemplo, maior cidade da província de Manitoba, são: University of Manitoba e The University of Winnipeg.

É preciso ter inglês para ingressar na pós-graduação?

Sim, os cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização ou mestrado exigem um bom nível de inglês dos estudantes. Por esse motivo uma das etapas do planejamento envolve o teste de proficiência no idioma (inglês ou francês, de acordo com a instituição de ensino pretendida) – TOEFL ou o IELTS.

Cada instituição exige uma nota mínima necessária que define se o estudante está apto ou não para ingressar em um curso de pós-graduação.

É possível trabalhar durante a pós-graduação?

Sim, estudantes matriculados em cursos de nível superior, com mais de seis meses de duração, têm permissão para trabalhar por até 20 horas semanais no período de aulas e 40 horas semanais nas férias.

Cônjuges de estudantes casados também recebem visto de trabalho e têm permissão para trabalhar até 40 horas semanais durante o período de estudos do parceiro.

Além disso, estudantes que estão fazendo curso em uma universidade ou college, como no caso dos alunos de pós-graduação, podem inclusive estendem o visto para permanecer trabalhando no Canadá por até três anos após a conclusão do curso.

Como fazer uma pós-graduação no exterior?

O primeiro passo é entender melhor sobre as suas necessidades e objetivos. Isso envolve saber qual é a área desejada – marketing, direito, medicina, engenharia etc -, quais os cursos disponíveis no país e se há preferência por alguma cidade específica.

Recomenda-se que a etapa de planejamento se inicie com alguns meses de antecedência, para que seja possível resolver qualquer imprevisto com tranquilidade.

Antes de embarcar é necessário reunir vários documentos, providenciar a tradução juramentada de todos eles, conseguir cartas de recomendação e, ainda, realizar testes de proficiência.

Contar com o auxílio de uma empresa especializada em intercâmbio pode fazer toda a diferença para quem está em busca de tranquilidade e quer ter segura do começo ao fim do programa de estudos.

Agora que você sabe de tudo isso, que tal dar o primeiro passo para o seu Intercâmbio no Canadá? Vale a pena investir nessa experiência.

Comentários

  1. Site perfeito com dicas maravilhosas…

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.