Não sabe inglês e vai viajar? Veja dicas de como se virar!

Veja o que você deve fazer para aproveitar sua viagem mesmo que não entenda inglês!

Não sabe inglês e vai viajar? Veja dicas de como se virar!
Não sabe inglês e vai viajar? Veja dicas de como se virar!

Se um idioma merece ser chamado de universal, esse é o inglês, falado oficialmente em mais de 75 países e ensinado globalmente nas escolas, mas e se você precisa viajar para algum desses países e não tem domínio da língua?

Fique tranquilo, pois nada está perdido! Mesmo sem ser fluente ou ter conhecimentos concretos sobre o idioma, é possível aproveitar a viagem, seja ela para negócios, estudos ou lazer.

Para isso, nós separamos algumas dicas práticas e que farão toda a diferença durante a sua viagem. Com uma boa dose de treinamento e empenho, as barreiras linguísticas poderão ser superadas tranquilamente!

Como fazer uma viagem dar certo mesmo sem falar inglês?

Com as sugestões certas, você conseguirá se dar muito bem e tirar boas lições com essa experiência!

Aprenda o básico

Não é obrigatório conhecer o idioma de cor e salteado, mas é importante saber pelo menos as palavras mais básicas, o que já te ajudará a encarar melhor as situações pelas quais passar.

Obrigado, por nada, com licença, bom dia, boa tarde, boa noite, sim, não, mais, menos, quanto, quando, onde, por que, fome, sede e sono, além do clássico “eu não falo esse idioma”, são alguns dos pilares da comunicação estrangeira.

Ainda que você não entenda a resposta que lhe derem, as pessoas com quem se comunicar perceberão que você está fazendo a sua parte e, assim, poderão ser mais cordiais e compreensivas.

Estude sobre o destino

Separe um tempo antes da sua viagem para aprender sobre aquele local. Procure saber qual é a sua cultura, como os moradores se comportam, quais são os hábitos alimentares e outros assuntos que podem lhe causar dúvidas.

Ao fazer isso antecipadamente, você terá acesso às informações em seu idioma, o que facilita bastante. Além disso, você saberá as respostas para possíveis dúvidas com as quais possa se deparar.

Quanto mais preparado você estiver, menores são as chances de se ver em uma situação com a qual não consiga lidar.

Aproveite a versatilidade da linguagem corporal

Nós comentamos que o inglês é o idioma universal, mas entre os não-verbais, pode-se dizer que a linguagem corporal possibilita a comunicação de pessoas de todos os lugares do mundo, mesmo que não entendam nada sobre aquela língua.

Para pedir um café, você pode unir o dedo indicador ao polegar e levá-los à boca, enquanto um movimento horizontal com o indicador significa “não”, um polegar levantado quer dizer “sim” e unir as palmas das duas mãos e acenar levemente com a cabeça para baixo resultará em um “obrigado”.

Para palavras mais complicadas e que fogem desse padrão, você pode recorrer à mímica. Na hora de pedir comida, se quiser pedir uma sopa, pode simular que está com uma colher na mão e levá-la à boca, o que provavelmente fará o garçom compreender o que deseja.

Isso pode resultar em momentos um pouco constrangedores, mas ao mesmo tempo divertidos. Além disso, pense que você não estará fazendo nada de errado, apenas se comunicando da forma que pode.

Faça desenhos

A mímica nem sempre dará certo, mas você pode recorrer aos desenhos em um pequeno caderno ou bloco de notas para se comunicar em praticamente qualquer situação.

Ainda no exemplo do restaurante, se quiser um prato com queijo, basta desenhar uma fatia triangular com alguns furinhos no meio que a compreensão será praticamente instantânea.

Os desenhos também podem ser usados em outras aplicações. Ao pegar um táxi, se tiver que visitar um castelo famoso da região, basta fazer um desenho que remeta à construção. No caso do aeroporto, desenhe um avião e a mensagem terá sido transmitida com sucesso.

Mesmo depois de milhares de anos, os desenhos não perderam sua capacidade de comunicação, que pode ser aproveitada por você durante a viagem internacional.

Agende um tour para conhecer a região

A situação de não conseguir se comunicar plenamente pode te deixar estressado ou cansado. Se isso acontecer, uma boa ideia é agendar um tour pela região, que será um passeio totalmente organizado por outras pessoas.

Pode ser que você não entenda o que está sendo dito, mas o fato de estar em um lugar onde você não precisa se preocupar com nenhum detalhe de comunicação ajuda a espairecer e descansar a mente.

Essa também é uma bela oportunidade para conhecer pontos turísticos e lugares de interesse daquela região, o que agrega uma bagagem cultural valiosa.

Procure informações de quem já esteve lá

Fóruns e blogs estão disponíveis aos montes na internet, e o melhor, sobre praticamente todos os assuntos. Isso quer dizer que as chances de encontrar experiências de quem já esteve no mesmo local da sua viagem e também não conseguia se comunicar plenamente são muito grandes.

Saber que outras pessoas já passaram por essas situações te ajuda a saber como elas podem ser superadas, além de dar aquela injeção de motivação que você precisa para encarar eventuais dificuldades que venham a acontecer.

Supere o medo do desconhecido

Viajar para um novo país sempre traz dificuldades, principalmente quando você não fala inglês e terá sua comunicação limitada por isso, mas colocar em sua mente que é capaz de superar aquela situação é um passo importante para concretizar o desejo.

Considere que as barreiras linguísticas fazem parte do processo e servirão para seu aprendizado na prática. Afinal de contas, depois de passar por uma experiência dessas, você terá aprendido coisas importantes para o decorrer de sua vida.

Aproveite sua viagem internacional mesmo sem dominar o inglês!

É desafiador estar em um lugar em que você não pode se comunicar da maneira que gostaria, mas ao seguir as dicas citadas, será possível utilizar os recursos disponíveis ao seu favor e, assim, curtir ao máximo cada momento.

Conte com uma empresa de tradução confiável para traduzir todos os documentos que você precisar e reúna sua coragem, determinação e criatividade. Com isso, será possível viajar para outro país sem falar inglês e, ainda assim, ter alguns dos melhores momentos da sua vida!

Precisa traduzir documentos? Então acesse: https://www.fidelity.com.br/

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.