Viajar com Crianças e Bebês: Dicas e Cuidados

Viajar entre família: quem não gosta da diversão entre pais, irmãos e filhos? Passar momentos prazerosos, cheios de lazer, alegria e no final, mil histórias para guardar, lembrar e contar para a próxima geração

Viajar com crianças e bebês: Dicas e Cuidados
Viajar com crianças e bebês: Dicas e Cuidados

As férias estão aí e você deve estar super animada com aquela viagem que vem planejando a um tempão com as crianças. Mas será que você já preparou tudo mesmo? Não esqueceu nenhum detalhe? Viajar com criança exige um planejamento imenso e mesmo assim é comum esquecer uma coisa ou outra.

Uma viagem mesmo que seja para um lugar próximo de casa requer no mínimo algumas malas cheias de coisas só para as crianças. Sempre temos que levar roupa, alimentos, medicamentos e outros acessórios que somam uma bagagem significativa.

Cuidados com as roupas

Se for viajar para locais frios, é de estrema importância levar agasalhos suficientes. Compre uma roupa no tamanho da criança, e durante a viagem verifique sempre se o frio não está demais para ela.

Cuidados com viagens a praia

Em viagens praianas não largue o protetor solar. A cada duas horas ele deve ser passado na criança, se seu filho ainda for um bebê fique atenta para que a quantidade de sol não seja excessiva, quando muito nova a criança não pode passar muito tempo no sol.

Cuidados com a saúde

Não deixe o bebê na areia em hipótese nenhuma, ficar na areia só quando já for maiorzinho.

Mantenha a criança sempre hidratada.

Não esqueça em hipótese nenhuma os medicamentos que seu filho costuma tomar.

É interessante também levar o cartão de vacinação e alguns documentos caso ele precise ser levado ao hospital. Para viagens internacionais é necessários alguns cuidados extras, veja aqui.

Há sempre os acessórios típicos do lugar que se visita e que são indispensáveis. (Cadeira de praia, guarda sol, bote para lago, esquis e outros dependendo dos locais).

No caso das crianças mais novas procure manter uma rotina parecida com a que você leva, tente manter pelo menos os mesmos hábitos na hora do banho e alimentação, ou pelo menos algo próximo a isso.

Vale lembrar que a idade da criança que vai viajar é fundamental. Quanto mais jovem mais trabalho, e mais material é necessário levar para a viagem, os riscos de um bebê ficar doente são grandes e as férias podem ir por água à baixo. Quanto mais planejada e preparada você estiver mais tranquila serão suas férias.

Como evitar com que sua viagem se torna cansativa?

  1. Leve brinquedos, jogos e aparelhos móveis com conteúdo infantil para distrair as crianças. Dê preferência para levar o que for silencioso, a fim de não atrapalhar outras pessoas que estejam na viagem ou estressar a família durante o percurso.
  2. Sempre tenha comida junto à bagagem, pois a fome é um dos fatores pelo qual as crianças mais reclamam ao ficarem muito tempo na estrada.
  3. Leve outras coisas para a distração delas, como livros ilustrados e interativos, fone de ouvido para ouvirem músicas nos aparelhos, revistas infantis, entre outros.
  4. Faça brincadeiras: conte histórias, cante músicas, faça-as rir muito, pois a distração é a chave de tudo! Para isso funcionar melhor, um dos pais pode sentar no banco traseiro com os filhos, contribuindo para uma maior interação entre a família e a tranquilidade da criança.
  5. Coloque músicas calmas, tranquilizadoras, como músicas clássicas, para que elas não se sintam energizadas e elétricas, como ocorre ao ouvirem músicas mais animadas.

Cuidados com as Malas e Bagagens

Antes de tudo isso, não se esqueça de arrumar as malas e conferir o que for essencial. Não esqueça de conferir o volume de malas e bagagens e o que pode ou não ser levado, durante as viagens de avião. Veja as dicas abaixo!

Bagagem de Mão: O que pode ser levado?

Bagagem de Mão: O que não pode ser levado no avião?

Ah, e não se esqueça de levar na bagagem o mais importante: a diversão e o carinho familiar! 🙂

Artigo publicado pela Jornalista Hellen Marçal

Créditos da imagem: Reclame Aqui 

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.