Jovens brasileiros ganham bolsa para estudar em universidades americanas

Com o apoio do EducationUSA, os estudantes encontraram a universidade mais adequada para seu perfil e embarcam em agosto para começar os estudos

Jovens brasileiros ganham bolsa para estudar em universidades americanas
Jovens brasileiros ganham bolsa para estudar em universidades americanas

Imagine estudar em uma universidade, compartilhar um dormitório com seus colegas de classe, assistir as competições de jogos e ainda morar em um país diferente. Esse é o desejo de muitos jovens que sonham em estudar em uma universidade nos Estados Unidos.

O número de brasileiros que estão estudando nos Estados Unidos aumentou em 11,7% em relação a 2017, segundo dados da pesquisa Open Doors do Instituto de Educação Internacional.

Catharine Jacobsen Herrera é uma jovem que conseguiu realizar esse sonho. A estudante de 17 anos, mora atualmente em Niterói, e está prestes a embarcar para os Estados Unidos. Ela foi aceita com bolsa integral em duas universidades americanas: Dartmouth, em New Hampshire, e Yale, em Connecticut.

“Estou muito ansiosa para finalmente embarcar e começar meus estudos. Acredito que a Dartmouth University foi uma ótima escolha. Vou sentir muita falta da minha família, mas vai valer a pena”, conta Catharine.

Quando estava em seu segundo ano do ensino médio, a estudante conheceu a feira do EducationUSA e, com o auxílio do escritório, conseguiu realizar todas as provas e providenciar as documentações necessárias para estudar em uma universidade americana. Além disso, o escritório também auxiliou Catharine nas atividades extracurriculares necessárias e na carta de apresentação para as universidades.

“Eu sempre quis estudar fora do país, mas não achava que isso fosse possível. Durante uma atividade extracurricular, conheci um brasileiro que estuda em Harvard e ele me contou que estudar em outro país não era um processo complicado e que eu tinha capacidade de participar do processo”, diz Catharine.

“Atualmente está mais fácil e acessível estudar em uma universidade fora do país”, conta Mariana Panero, coordenadora do EducationUSA Roadshow Fair. “O contato direto com os representantes da universidades na Feira EducationUSA possibilita os estudantes a tirarem dúvidas e saberem quais são os requisitos necessários para estudar em uma universidade americana”, explica.

A EducationUSA também auxiliou o cearense Orisvaldo Salviano, de 18 anos, a ser aprovado em uma universidade americana. Desde pequeno, Orisvaldo sonha em ser cientista e agora, após ser aprovado no MIT – Instituto Tecnológico de Massachusetts, esse sonho pode começar a se realizar. “Eu batalhei muito para ser aprovado. Sempre foi meu sonho estudar na MIT e agora vejo que toda a minha jornada de estudos valeu a pena. Foi emocionante receber a carta de aprovação, é uma sensação única e indescritível”, conta Orisvaldo.

Sobre o EducationUSA

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, os interessados em estudar nos EUA contam com 37 Centros EducationUSA que tem a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: http://educationusa.org.br/site/inscricao/ ou diretamente no local.

Evento

Rio de Janeiro (Copacabana)

Data:Domingo, 25 de Agosto
Horário:Das 15h às 18:00h
Local:Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana
Endereço:Av. Atlântica, 1020 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-001

Brasília

Data:Quarta-Feira, 28 de Agosto
Horário:Das 18h às 21:00h
Local:Centro de Convenções e Eventos Brasil 21
Endereço:Setor Hoteleiro Sul, ao lado da torre de TV, Brasília-DF

São Paulo

Data:Sábado, 31 de Agosto
Horário:Das 14:30h às 18:00h
Local:Intercontinental Hotel
Endereço:Alameda Santos, 1123, São Paulo-SP, 01419-001

O evento conta com cerca de 40 representantes de universidades americanas, além da presença da Deputy Assistant Secretary, Caroline Casagrande. Além do Rio de Janeiro, a feira também acontecerá em Brasília e São Paulo, respectivamente.

Quer saber mais sobre a Feira EducationUSA? Acesse: https://canaldointercambio.com/2019/08/salao-do-estudante-2019-a-maior-feira-da-america-latina/

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.