Viagem em família no Centro de Portugal

Localizada entre Lisboa e Porto, região tem diversas atrações para crianças e adolescentes

Há muita coisa para ver no Centro de Portugal, região lusitana que fica entre Lisboa e Porto. Seus destinos mais famosos são Coimbra, Fátima e Aveiro, o que pode dar a impressão de que o turismo por lá agrada mais os adultos. Mas as opções de atrações para crianças são infinitas, e elas vão se apaixonar por Portugal. Listamos algumas abaixo:

Dino Parque Lourinhã

Dino Parque Lourinha - Centro de Portugal
Dino Parque Lourinha – Centro de Portugal

Localizado a 75 quilômetros de Lisboa, em Lourinhã, este parque é um museu ao ar livre com mais de 120 modelos de dinossauros espalhados por quatro percursos, cada um representando uma era histórica da Terra. No edifício central, é possível ver diversas descobertas paleontológicas e, no laboratório, a preparação de fósseis em tempo real.

Museu Nacional Ferroviário

Museu Nacional Ferroviário - Turismo do Centro de Portugal
Museu Nacional Ferroviário – Turismo do Centro de Portugal

Este passeio vai desde as primeiras locomotivas a vapor até os trens do futuro, passando por tesouros como o trem real e o trem presidencial português. Há experiências com realidade aumentada e até um trem em miniatura onde as crianças podem passear. O Museu Nacional Ferroviário está em Entroncamento, a 30 quilômetros de Fátima. Entre os dias 28 e 30 de setembro deste ano, o espaço recebe o Festival Vapor – A Steampunk Circus, com música, cinema, jogos, livros, automóveis clássicos, desfiles e workshops.

Grutas da Moeda

Grutas da Moeda - Turismo do Centro de Portugal
Grutas da Moeda – Turismo do Centro de Portugal

A menos de dois quilômetros de Fátima, as crianças poderão entrar em uma caverna de verdade, com 350 metros de extensão visitável e até 45 metros de profundidade. A visita guiada percorre várias galerias naturais e o centro de interpretação ensina mais sobre o que foi visto. Os pequenos ainda aprendem muito sobre ciências, como o que são minerais, algares, estalactites e estalagmites.

Parque Biológico da Serra da Lousã

Parque Biológico Serra de Lousã
Parque Biológico Serra de Lousã

Uma espécie de zoológico, este parque cuida de animais típicos de Portugal, como javalis, texugos e veados. Além dos bichinhos, outras atrações são uma quinta pedagógica, um centro equestre e um labirinto de árvores. Está a apenas 25 quilômetros de Coimbra e oferece uma experiência imperdível junto à natureza.

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra - Credito Victor Carvalho
Universidade de Coimbra – Credito Victor Carvalho

Por que uma das universidades mais antigas do mundo poderia interessar uma criança ou adolescente? Simples: é possível fazer paralelos entre ela e o universo de Harry Potter. Para começar, o uniforme tradicional dos alunos inclui camisa, gravata e longas capas pretas, assim como o dos estudantes de Hogwarts; a histórica Biblioteca Joanina é enorme e suntuosa, assim como a da escola de magia; e ainda há um nível subterrâneo com paredes de pedra e tapeçarias que mais poderia ser uma sala secreta do castelo!

Portugal dos Pequenitos

Portugal dos Pequenitos
Portugal dos Pequenitos

Também em Coimbra, Portugal dos Pequenitos é um parque temático que retrata a cultura portuguesa de forma lúdica, como casas típicas, monumentos significativos ou construções de arquitetura portuguesa de tamanho infantil. É um lugar absolutamente encantador, que aproxima os pequenos do país.

Passeio de moliceiro em Aveiro

Passeio de moliceiro em Aveiro
Passeio de moliceiro em Aveiro

Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, a cidade de Aveiro é cortada pela ria e seus canais, por onde navegam os moliceiros. Essas embarcações tradicionais são coloridas, e um passeio a bordo delas é uma delícia em qualquer idade!

Museu Marítimo de Ílhavo

Museu Marítimo de Ílhavo
Museu Marítimo de Ílhavo

O bacalhau é um peixe importantíssimo na gastronomia portuguesa, e há uma história incrível por trás disso. Este museu, que fica perto de Aveiro, tem uma réplica dos barcos usados para a pesca do bacalhau, e conta como ela acontecia e porque os pescadores de bacalhau foram considerados heróis nacionais naquela época.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

Quer saber mais acesse: www.centerofportugal.com.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.