O raio-x atual dos estudantes que pretendem estudar fora do Brasil

Pesquisa revela o perfil do brasileiro que procura cursos no exterior

O raio-x atual dos estudantes que pretendem estudar fora do Brasil
O raio-x atual dos estudantes que pretendem estudar fora do Brasil

De cara é possível perceber que as pessoas estão planejando a sua viagem cada vez mais cedo. Em 2017, a maioria dos alunos que visitaram o Salão do Estudante, maior e mais completa feira da América Latina, era de ensino superior. Nos últimos dois anos, a maior parte do público era formada por representantes do ensino médio.

Em 2019, o 24º ano do Salão do Estudante, que acontece no mês de setembro em seis capitais, deve receber mais de 30.000 pessoas. Os países que marcarão presença neste encontro serão: Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suécia.

Em amostra realizada com cerca de 35 mil pessoas, outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi a grande procura pelo curso de línguas e de opções de Trabalho e Estudo. O estudante que busca por uma experiência internacional se preocupa também com seu sustento lá fora. O resultado da análise também evidencia o crescimento anual do interesse pelos cursos de graduação, o que ficou bem claro com a faixa etária dos interessados em fazer intercâmbio: entre 17 e 22 anos.

Os cursos mais procurados

Há um aumento na procura por cursos focados em carreiras e que oferecem diplomas e certificados. O destaque ficou para a área de Administração, que tomou o lugar da Engenharia na predileção dos visitantes da feira. No quesito preferência, o curso é seguido pelas especializações em Arte & Design, Marketing e Relações Públicas, respectivamente. Essas últimas informações não deixam dúvidas de que boa parte dessas pessoas tem foco na carreira e está buscando se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Ranking dos países

Quando se trata dos países mais desejados pelos brasileiros, os Estados Unidos ainda aparecem no topo da lista, seguido pelo Canadá, que teve uma queda de 2017 para 2018. Portugal, por sua vez, passou de quinto para terceiro colocado em um ano, deixando países como Austrália e Reino Unido para trás. O que, entre outras coisas, dá-se pelo fato do país ser uma boa opção para aqueles que não falam outra língua.

A Austrália figura em quarto e a Irlanda em quinto na lista e os dois se destacam pelo fato de aceitarem programas de trabalho e estudo, mas há uma diferença: enquanto na Irlanda a pessoa pode trabalhar durante um curso de idioma, a Austrália determina que apenas aqueles matriculados em graduação e pós-graduação tem a permissão de trabalhar. No quesito idiomas, o inglês ainda é o mais procurado, seguido pelo espanhol e francês. Durante o ano, foi possível perceber uma concorrência entre italiano e alemão pelo quarto lugar.

Sobre o Salão do Estudante

O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 instituições representadas, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil. Para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior, tem oportunidades fora do país para todos os gostos e idades.

Salão do Estudantes nas Redes Sociais

Facebook: www.facebook.com/Estudenoexterior
Twitter: twitter.com/salaoestudante
Instagram: www.instagram.com/estudenoexterior/
YouTube: www.youtube.com/user/salaodoestudante

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.