Intercâmbio Trabalho e Estudo: Saiba como conseguir um Emprego!

Encontrar um emprego durante o intercâmbio não é um bicho de 7 cabeças, portanto fique tranquilo porque nós vamos te ajudar nessa :D

Intercâmbio Trabalho e Estudo: Saiba como conseguir um Emprego!
Intercâmbio Trabalho e Estudo: Saiba como conseguir um Emprego!

Trabalhar durante o intercâmbio é necessário para alguns intercambistas, pois ajuda (e muito!) no orçamento das despesas mensais. Além disso, há diversos benefícios como aplicar o que aprende em sala de aula e adquirir fluência no idioma, fazer novas amizades, contatos profissionais, ter uma imersão por completo na cultura do país.

Encontrar um emprego no exterior não é nenhum bicho de sete cabeças, porém nada cai do céu.

É preciso ter força de vontade, persistência, além de estar aberto para novas experiências. Os empregos mais comuns oferecidos aos estudantes estrangeiros (intercambistas) estão no segmento de Hotelaria e Turismo. Provavelmente a sua primeira oportunidade será lavando pratos ou limpeza de escritórios e hotéis… Calma! Não é tão ruim assim e todo mundo faz!

Tipos de trabalho

As oportunidades vão variar conforme o destino, cidade e o seu inglês, mas os empregos mais comuns são:

  • Glassie – Coleta copos
  • Kitchen Hand – Ajudante de cozinha
  • Cleaner – Limpeza de escritório, casas ou hoteis
  • Bartender – Prepara bebidas
  • Barista – Prepara cafés
  • Waiter/Waitress – Garçom e garçonete
  • Runner – Leva os pratos prontos para a mesa no restaurante
  • Dog Walker – Passeia com cães
  • Babysitter – Babá

Confira abaixo algumas dicas para encontrar um emprego no seu intercâmbio 😀

Para quem ainda não foi para o intercâmbio

Aprenda palavras básicas para o trabalho

Não se desespere, pois, ter um idioma fraco não vai te impedir de encontrar um trabalho, mas seguindo esta dica você vai tornar os seus primeiros dias mais fáceis.

Leve roupas para trabalhar

É muito comum trabalhos em restaurante, por isso, você vai precisar de calça preta, camisas nas cores preta e outra branca e sapato preto. Recomendamos também uma troca de roupa para trabalhos mais manuais para que você fique à vontade para passar aspirador de pó e lavar pratos.

Faça o seu resume

Vai para a Austrália? Lá você irá receber as melhores orientações para encontrar o primeiro emprego em nossas agências receptivas. Quer saber mais? Fale com o seu consultor.

Para quem já está no intercâmbio

Adquira um número de telefone local

O empregador precisará entrar em contato. Facilite e já inclua um whatsapp no seu resume.

Versões do seu currículo

Independente da sua excepcional trajetória profissional, prepare uma versão de currículo destacando a sua experiência em limpeza (cleaner) e lavador de pratos (dish washer) e ajudante de cozinha (kitchen hand).

Se prepare para a busca

Memorize frases adequadas, faça várias cópias do seu resume, passe protetor solar e saia distribuindo. Se aqui no Brasil isso não é mais efetivo, procurar trabalho dessa forma no exterior ainda funciona. Acredite. Sim, estamos na era digital, mas acredite, no exterior é comum estudantes entregarem currículos pessoalmente, portanto deixe a timidez de lado e aproveite para entrar em todas as lojas e estabelecimentos para deixar um currículo, se você estiver com sorte, pode conseguir uma entrevista no mesmo dia 😀

Faça um plano de região

Pegue o mapa da cidade e anote as ruas que você já percorreu entregando currículos.

Anúncios on-line

Uma boa dica é participar de grupos em redes sociais e ficar de olho em sites especializados na divulgação de vagas locais.

Indicações

A boa e velha indicação ainda é a melhor forma de conseguir emprego, por isso faça muitas amizades, na escola, acomodação, durantes suas viagens e sempre que possível peça a um amigo indicações.

Países que permitem trabalhar no intercâmbio

    Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter e junte-se à outros 145 assinantes. Leia sobre a nossa Politica de Privacidade.

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *