
Bolsa de Estudo para Mestrado e Doutorado no Japão 2021-2023
O Instituto de Bolsas de Estudo (lBE) torna publico que estão abertas candidaturas a Bolsas de Estudo para os níveis de Mestrado e Doutorado, oferecidas pelo Governo Japonês no ano letivo 2021-2023, em diferentes áreas de conhecimento.
Quais são os requisitos?
a) Ser cidadão (a) Moçambicano (a);
b) Ter concluído a Licenciatura para candidatos ao Mestrado;
c) Ter concluído o Mestrado para candidatos ao Doutoramento;
d) Idade não superior a 34 anos;
e) Ter domínio da língua inglesa ou japonesa;
Quais são os documentos necessários?
- Requerimento de pedido de bolsa de estudo dirigido ao Diretor Geral do IBE com indicação de correio e contato telefônico;
- Formulário de candidatura (pode ser encontrado no IBE ou através do e-mail abaixo indicado);
- 1 fotografia recente tipo passe;
- Plano de estudo com indicação da área de estudo;
- Cópia autenticada da Declaração de cadeiras feitas do nível anterior ao que pretende se candidatar, com indicação de respectivas notas;
- Cópia autenticada do Certificado de Habilitações Literárias;
- Carta de recomendação acadêmica do último nível frequentado;
- Atestado Médico que confirma não sofrer de nenhuma doença física ou mental;
- 3 Cópias autenticadas do Passaporte ou Bilhete de identidade;
Observação: Em relação aos documentos deve-se consultar igualmente a pagina 6 do guião de candidatura que pede ser encontrado no seguinte endereço eletrônico Application for Research Students.
Os documentos devem estar traduzidos oficialmente para Língua inglesa, excepto o requerimento dirigido ao Diretor Geral do IBE.
As candidaturas devem ser submetidas fisicamente no Instituto de Bolsas de Estudo/Embaixada do Japão em Maputo, ou através do e-mail embjapao@mp.mofa.go.je até o dia 31 de Julho 2020.
O link do edital publicado pode ser visualizado aqui via arquivo PDF.
Sobre o MCTESTP
O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP) é o órgão central do Aparelho do Estado que, de acordo com os princípios, objectivos, políticas e planos definidos pelo governo, dirige, planifica e coordena as actividades no âmbito da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional. Foi criado pelo Decreto Presidencial n.º 1/2015, de 16 de Janeiro.