Viajar para Portugal: Dicas imperdíveis para aproveitar melhor a sua viagem

Viajar para Portugal com certeza é uma experiência única.

Viajar para Portugal: Dicas imperdíveis para aproveitar melhor a sua viagem
Viajar para Portugal: Dicas imperdíveis para aproveitar melhor a sua viagem

De uns tempos para cá, Portugal passou a ser conhecido como um dos países que mais atraem turistas na Europa, ganhando até mesmo o prêmio de melhor destino turístico do continente. 

Esse título é mais do que merecido! Viajar para Portugal com certeza é uma experiência única, devido aos diversos pontos turísticos de tirar o fôlego, paisagens belíssimas, muita riqueza cultural e histórica e a deliciosa gastronomia portuguesa. 

É um país que vale a pena a visita, principalmente para nós brasileiros, que ainda temos a facilidade de compartilhar a mesma língua, com poucas diferenças de vocabulário. 

Assim como toda viagem, viajar para Portugal precisa de planejamento. Por isso, separamos as melhores dicas para você aproveitar tudo que esse país tem para te oferecer! Acompanhe!

Confira as melhores dicas antes de viajar para Portugal 

Embarque para Portugal

O Lisboa-Portela é o aeroporto principal do país, localizado a 7km de distância do centro da capital. Lá, chegam a maioria dos voos internacionais para Portugal. 

Porto e Faro também são cidades que possuem aeroportos internacionais, além do aeroporto de Funchal e Ponta Delgada. É importante ficar atento ao endereço onde você vai se hospedar e escolher o aeroporto mais perto da sua acomodação. 

A TAP é a companhia aérea mais famosa de Portugal e oferece opções diretas para o Brasil, desembarcando em várias cidades, como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo. 

Você também pode optar por outras companhias áreas, como KLM, Air France, Iberia, British Airways, Azul, Lufthansa, entre outras. A única diferença é que você terá que fazer a conexão e imigração em outro país antes de chegar em Portugal. 

Se você pretende viajar para outros países europeus antes de conhecer Portugal, tudo fica mais fácil! Nesse caso, você pode optar por viagens de avião low coast, pegar a estrada ou viajar de trem. 

Documentação necessária

Assim como outros países europeus, Portugal não solicita um visto especial, desde que sua estadia no país seja de até 90 dias. 

Na imigração em Portugal, você precisa apresentar um passaporte com validade mínima de três meses e um seguro saúde com cobertura de 30.000 euros, item obrigatório no país, já que ele faz parte do Tratado de Schengen. 

Também é importante ter em mãos as passagens de ida e volta e o comprovante de reserva da acomodação. Esses itens podem provar que você não está entrando ilegalmente no país, caso sejam solicitados pela imigração. 

Para quem pretende alugar um carro em Portugal, saiba que a nossa Carteira de Habilitação (CNH) também é válida por lá. Isso significa que você não precisa tirar a carteira internacional (PID), a não ser que você esteja indo para morar um tempo no país. Nossa habilitação é válida em Portugal por até seis meses dentro do vencimento. 

Uma boa dica é estar sempre com o passaporte quando estiver dirigindo um carro. Caso você seja parado por uma blitz, as autoridades locais irão pedir esse documento, além da carteira de motorista. 

Clima em Portugal 

O país possui um clima mais mediterrâneo, ou seja, verões mais secos e invernos menos intensos do que no restante da Europa. 

O mar é responsável por influenciar o clima em algumas regiões do país. O sul de Portugal é mais quente e bem parecido com o do Brasil, enquanto o norte é mais frio e pode até nevar em algumas épocas do ano. Onde tem mar, sempre acaba sendo mais quente, mesmo na região norte. 

O inverno em Portugal é de novembro a março. Essa época costuma ser mais úmida e chuvosa, mas ainda dá para fazer alguns passeios. Já em julho e agosto, o clima é mais quente, perfeito para aproveitar o dia, que tem mais horas de duração.. 

A melhor época do ano para viajar para Portugal é…

Na verdade, isso depende do seu gosto pessoal e da sua disponibilidade. Portugal não tem muitos problemas com o clima, sendo um país que pode ser visitado o ano todo sem problemas. 

A primavera é uma ótima estação, já que não é tão cara quanto o verão e nem tão fria quanto o inverno. O período dura de abril até junho e rende boas fotos, pois tudo fica florido e bem colorido. A temperatura é fresca e o dia volta a durar mais horas, com sol até as 20h em média. 

O outono, que dura de setembro a novembro) também segue a mesma ideia da primavera, sendo uma boa época para viajar para Portugal. 

O verão lá é bem agradável, mas tudo fica mais cheio e mais caro. Se preferir viajar nessa época do ano, vale a pena comprar tudo com antecedência para não pagar um valor elevado e também chegar antes no local combinado. 

O inverno é a baixa temporada de turismo no país. Tudo está mais barato e bem menos cheio. Mas, se você não gosta de frio e quer passar um tempo nas praias de Portugal, é melhor evitar essa estação do ano.

Tempo de viagem 

A maioria dos países europeus são bem pequenos, chegando a medir o tamanho de alguns estados brasileiros. Por esse motivo, a distância entre as cidades portuguesas é bem curta. De carro, você consegue cruzar o país em 6 horas de norte a sul e em 3 horas de leste a oeste. 

Porém, como Portugal possui diversos pontos turísticos em diferentes cidades, é interessante passar um tempo a mais no país. 

O roteiro feito pela maioria dos turistas inclui apenas as cidades de Lisboa e Porto. Se você está pensando em fazer isso, a grande parte das pessoas faz o trajeto em quatro dias, mas acaba deixando vários passeios para trás. Se puder, deixe sete dias para conhecer os melhores locais das duas cidades. 

Mas, se você puder viajar para Portugal por mais tempo, com certeza vai valer a pena. Dependendo dos locais que você quer conhecer, sua viagem pode durar de 10 a 20 dias em média. Mesmo assim, você vai voltar para o Brasil já planejando sua próxima viagem para Portugal novamente. 

Principais pontos turísticos 

Portugal é um destino perfeito para quem gosta de cultura e história. Isso porque muitos povos já passaram pelo país antigamente, como os celtas, árabes, mouros, fenícios, romanos, entre outros. Cada um deles deixou um pedacinho de sua origem, formando belas construções históricas e uma grande bagagem cultural.

Existem pontos turísticos em diversas cidades, sem falar nas delícias gastronômicas espalhadas pelo país. As pequenas vilas portuguesas representam muito bem a história desse povo: uma boa qualidade de vida, tranquilidade e saber viver bem com pouco. 

Nessa lista, você vai conferir as cidades que merecem a sua visita quando você for viajar para Portugal. Confira:

  • Lisboa
  • Porto
  • Vale do Douro 
  • Algarve
  • Lagos
  • Óbidos
  • Ilha da Madeira 
  • Alentejo 
  • Évora 
  • Sintra 
  • Fátima 
  • Coimbra 
  • Nazaré 
  • Aveiro 
  • Braga 
  • Guimarães 
  • Barcelos 
  • Ponte de Lima 
  • Tomar 
  • Batalha 
  • Troia 
  • Cascais 
  • Arraiolos 
  • Aldeias Históricas

Nossa dica!

  1. Ilha da Madeira e as novas tendências de luxo
  2. Madeira na lista dos “Destinos mais populares da Europa” pelo TripAdvisor
  3. Ilha da Madeira radical: muita adrenalina no destino português

Gastronomia portuguesa

Para os apaixonados por frutos do mar e doces feitos com ovos e açúcar, a gastronomia portuguesa é um prato cheio. O vinho e o azeite também são muito consumidos no país.

É impossível falar sobre comida em Portugal sem citar o bacalhau. O peixe é um dos alimentos mais consumidos em diversas cidades do país e, como os próprios portugueses gostam de dizer: “existe um prato feito com bacalhau para cada dia do ano”. 

Uma dessas iguarias é o bolinho de bacalhau, muito conhecido também no Brasil. Lá, o prato é comercializado em todos os botecos do país, mas um local que vale a pena experimentar é na Baixa de Lisboa, onde um estabelecimento vende o bolinho de bacalhau recheado com Queijo da Serra. 

Falando em bolinhos, outro tipo que você pode encontrar facilmente são as pataniscas, bolinhos feitos de farinha, diferente do de bacalhau que tem batata na massa. Fechando o assunto bacalhau, o último prato famoso entre os turistas é o bacalhau com natas. 

Outros pratos feitos com carnes também são consumidos no país. Um bom exemplo é a alheira, um enchido com carnes variadas, em sua maioria de aves, que são defumadas e parece linguiça. O prato pode ser consumido frito, enrolado em massa folhada ou assado. 

O Queijo da Serra da Estrela também é uma iguaria autenticamente portuguesa, com selo do país e tudo! Cremoso por dentro, é o queijo mais antigo feito no país. 

Se você não vive sem um pãozinho, lá a nossa broa de milho é muito famosa. O pão de origem portuguesa é servido como entrada em diversos restaurantes e é bem fácil de ser encontrado em outros estabelecimentos para comer no hotel.

A Francesinha também é um lanche muito conhecido que você não pode voltar para o Brasil sem experimentar. O sanduíche é recheado com bife, bacon, queijo, chouriço e presunto, coberto com queijo e levado ao forno, para depois levar molho de tomate picante com cerveja preta e vinho do porto. 

O doce mais conhecido por lá é o Pastel de Belém, vendido em um estabelecimento com o mesmo nome, em Lisboa. Em outras cidades, você pode encontrá-lo pelo nome de pastel de nata. O Pastel de Santa Clara também é bem parecido. 

Leia Mais: Oito restaurantes para provar o melhor da gastronomia do Centro de Portugal

É seguro viajar para Portugal?

Segundo o Índice Global de Paz (IGP) de 2017, Portugal vem subindo de posição cada vez mais e já está entre os primeiros colocados do ranking. Isso acontece porque o país está estabilizado após a crise financeira que enfrentou. 

Há poucos crimes no país, e quando eles acontecem, a maioria é considerada de baixo risco. Por isso, é bem tranquilo andar pelas ruas portuguesas em qualquer horário, mas o cuidado que já estamos acostumados a tomar é sempre bem vindo. 

Transporte em Portugal

Dependendo de onde você vai ficar hospedado, quantos locais quer visitar e quanto tempo vai passar em Portugal, a melhor opção é alugar um carro, principalmente se você quiser focar nas vilas, já que muitas delas não tem transporte adequado. 

O país dispõe de autoestradas, que são rodovias maiores que ligam o país de ponta a ponta, com um pedágio mais caro, e as estradas nacionais, que passam por dentro de algumas cidades, com menos pedágios e mais trânsito. 

Mas, caso você fique hospedado em Lisboa ou Porto, vale a pena usar outros meios de transporte. Lá, o trânsito é típico de uma cidade grande brasileira, o que pode causar estresse desnecessário na sua viagem.

Existem outros meios de transporte para usar em Portugal, como os Comboios. Eles chamam os trens dessa forma no país e a empresa responsável pelas viagens é a CP. 

Os comboios ligam grandes cidades de Portugal umas às outras e tem descontos para idosos e para passagens compradas pela internet. Só tome cuidado porque algumas estações são distantes dos centros das cidades. 

Outra opção é andar de autocarros, ou seja, de ônibus. Também chamados de camionetas, as linhas têm mais horários e destinos em comparação com os comboios. As principais empresas de ônibus do país são a Rodonorte e a Rede Expressos. 

Viajar para Portugal é caro?

A moeda de Portugal é o euro, que sabemos que não é uma moeda barata. Hoje, ela custa aproximadamente R$5,00. Mas, a boa notícia é que o preço de vida em Portugal não é tão caro comparado com outras cidades europeias, o que também ajuda a deixar o custo da viagem mais em conta. 

Como o turismo vem aumentando cada vez mais no país, as cidades mais caras são Lisboa e Porto. Se você pretende visitar ou se hospedar nesses locais, vale a pena fechar tudo com antecedência para conseguir preços mais baixos. 

As passagens são um dos itens que custam mais caro em uma viagem, principalmente para os destinos europeus. Ida e volta costumam custar de dois a três mil reais dependendo da época do ano, mas se você comprar sem antecedência ou não pesquisar bem, vai acabar encontrando passagens por mais de quatro mil! 

Por isso, vale a pena acompanhar os preços das passagens até encontrar um valor acessível. Passagens para Portugal costumam oscilar bastante de preço, então, fique atento. 

As acomodações são as mais diversas e feitas para todos os bolsos. Você pode encontrar facilmente hostels, pousadas e hóteis em diversas cidades. Os menores preços giram em torno de 20 euros por noite, enquanto os locais mais caros costumam cobrar mais de 200 euros pelo mesmo período. 

Para se alimentar, é possível encontrar prato e bebida entre 10 e 15 euros. Restaurantes mais refinados costumam cobrar por volta de 25 euros por prato. Já para comer em lanchonetes, você irá gastar por 6 euros aproximadamente. 

O custo diário médio, tirando o valor com passagem e hospedagem, é de 50 a 60 euros por pessoa. Claro que você pode economizar mais em um dia para gastar mais em outro, ou se tiver condições, aproveitar essa viagem com muito mais luxo!

Está pronto para embarcar nessa aventura? Se ficou com alguma dúvida sobre viajar para Portugal, deixe nos comentários!

Mais Lidas de Portugal

  1. É possível estudar em Portugal mesmo com a pandemia?
  2. Passeios ao ar livre estão no DNA alentejano
  3. Madeira, em Portugal: opções de wellness para se cuidar e reconectar
  4. Vivendo o Alentejo: 10 experiências na região de Portugal
close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!