9 Podcasts de Viagens brasileiros que você precisa conhecer

Adora viajar e ama ouvir histórias inspiradoras de quem está se aventurando pelo mundo? Então, você precisa conhecer esses podcasts!

Ouvir histórias inspiradoras de pessoas que estão desbravando o mundo é um hobbie de todo amante de viagens, afinal, mesmo de longe, podemos aprender um pouquinho sobre os costumes e culturas de outros estados, cidades e, até mesmo, países. 

Em um cenário de pandemia em que grande parte das fronteiras ainda estão fechadas e a vacinação segue em passos lentos, consumir conteúdos de viagens é um modo de nos manter conectados com aquilo que mais amamos: conhecer o mundo

Nesse sentido, os podcasts cumprem esse papel muito bem. Esse modelo de mídia tem ganhado espaço na última década e surgiu como uma espécie de “substituição” do nosso clássico rádio FM e AM.

Os podcasts caíram tanto na graça do povo que, no ano passado, a audiência desse tipo de conteúdo cresceu 33%, de acordo com uma matéria publicada pelo O Globo. No Brasil, cerca de 15% da população ouve podcast, um montante de 34 milhões de pessoas, segundo o Pod PESQUISA 2020.

Muito bacana, né? E como um bom canal de entretenimento, os podcasts oferecem conteúdos dos mais variados nichos, desde notícias até aulas de inglês, passando, inclusive, pelas nossas adoráveis trips

Por isso, hoje eu separei alguns podcasts de viagens bem legais para você conhecer um pouquinho do Brasil e do mundo através de diferentes experiências e histórias. Confira!

Imagem: Freepik

1 – Esse Mundo É Nosso – Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho

Apresentado por dois jornalistas, “Esse Mundo é Nosso” traz não apenas uma série de relatos que envolvem viagens, como expectativas, “perrengues”, erros e acertos, mas também dá diversas dicas para economizar durante os passeios, criar roteiros, definir custos e fazer os planejamentos.

Disponível no Spotify e Deezer, os episódios têm em torno de 15 a 30 minutos de duração e o canal existe desde 2019. 

2 – Se meu Mochilão falasse – Mary Teles e Andrea Leonel

Apresentado por duas mulheres, esse canal aborda temas diversos que envolvem o universo feminino de viagens, como os desafios de se aventurar sozinha pelo mundo, cuidados com dinheiro e perrengues.

Além disso, Mary e Andrea nos trazem conversas abertas a respeito do planejamento das viagens, choques culturais, intercâmbios voluntários, trabalhos no exterior e relatos de trips em diversos locais do planeta. 

É possível escutar os episódios tanto pelo Deezer quanto pelo Spotify

3 – Turistando – Ministério do Turismo

Embora o último episódio tenha saído no ano passado, o Turistanto é outro podcast bem legal para quem adora viajar. Organizado pelo Ministério do Turismo, os episódios contam com vários convidados que relatam experiências viajando sozinhos e em família.

Além disso, o canal traz alguns assuntos bastante interessantes para quem gosta de conhecer estilos diferenciados de viajar, como ecoturismo, além de curiosidades sobre variações gastronômicas de outros estados. O podcast está disponível apenas no Spotify.

4 – ONDEM – Filipe Teixeira

Esse é um dos podcasts mais diferentões da nossa lista. Apresentado por Filipe Teixeira, o canal não dispõe apenas sobre conteúdos relacionados a roteiros de viagens, dicas e vivências, mas também discute uma série de questões sociais, como diferenças religiosas e experiências da comunidade LGBTQIA+ no exterior.

Sigla para O Nome Disso é Mundo, o podcast já conta com mais de 150 episódios no ar e traz também temas sobre imigração, psicologia e política. É possível escutar todos os EPs através do Spotify e Deezer

5 – Viajar pra Quê? – Tainá + Marcelo

Tainá e Marcelo, um casal aventureiro, criaram o “Viajar pra Quê?” com o objetivo de compartilharem não apenas as suas experiências, mas também abrirem espaço para visões e vivências de outras pessoas e isso realmente acontece.

O “Viajar pra Quê?” traz diversas dicas de viagens e conta com convidados interessantes e suas boas histórias de aventuras pelo mundo, sejam sobre nômades digitais ou um ano de viagem pela África.

Você pode ouvir todas essas experiências inspiradoras tanto pelo Deezer quanto pelo Spotify

6 – Mochileiros sem pauta – Cainã Ito e Richard Oliveira

Em “Mochileiros sem pauta” os temas centrais são, claro, sobre mochilão. Tanto Cainã quanto Richard já fizeram diversas viagens internacionais de baixo custo e vivem dando rolês baratos pelo Brasil.

Você vai encontrar tanto dicas sobre como cair no mundo com uma mochila nas costas, quanto informações sobre roteiros, relatos de viagens, experiências e conversas reflexivas a respeito das diferentes vivências culturais. 

Esse canal está disponível no Deezer e no Spotify

7 – Fugir pra Gringa – Casal na Gringa e Vamos Fugir

Chegamos em um podcast que eu, particularmente, amo os envolvidos. Criado pela Dani e o Lucas (do Casal na Gringa) e Lígia e o Ulisses (do Vamos Fugir), o canal fala sobre as experiências dos dois casais morando no exterior. 

Atualmente, ambos estão na Austrália, porém, já fizeram algumas muitas viagens por esse mundão e trazem episódios bastante reflexivos acerca dos desafios de viver em outros países, choques culturais, perrengues e um monte de histórias inspiradoras.

É possível acompanhá-los pelo Deezer e Spotify

8 – Carreira Sem Fronteiras – Gabriel Ferreira e Fabrício Carraro

O “Carreira Sem Fronteiras” é um podcast um pouquinho diferente dos já apresentados nesta lista, isso porque traz histórias focadas na vida profissional de brasileiros que estão morando no exterior.

A cada episódio, acompanhamos a experiência de uma pessoa em algum canto desse mundão atuando em profissões totalmente distintas, como um desenvolvedor na Irlanda, um caminhoneiro nos Estados Unidos e uma Social Media na Espanha. 

Os episódios estão disponíveis no Spotify e Deezer.

9 – Eu Vou Comigo – Lyvia Amico

E, por fim, esse é um daqueles podcasts para os que adoram viajar sozinhos. Apresentado por Lyvia Amico, o canal traz histórias de viagens solos por esse mundão, inclusive com diversos episódios com trips brasileiras.

Da nossa lista, esse é um dos podcasts mais recentes, criado em março deste ano, porém, já conta com quase 20 episódios e é atualizado semanalmente.

Você pode acompanhar o canal pelo Spotify ou Deezer.