Turismo Sustentável: Tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é o turismo sustentável e a importância dessa iniciativa? Confira tudo no post!

Com a polarização dos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, na tradução), empresas de todos os setores estão repensando as suas práticas, inclusive no mundo das viagens, por essa razão o Turismo Sustentável tem ganhado tanta relevância. 

O turismo é caracterizado pelo deslocamento de pessoas de diferentes regiões do mundo. Essa grande indústria movimenta a economia mundial e corresponde a 10% do PIB. Para se ter uma ideia, só em 2019, foram registradas 1,4 bilhão de viagens internacionais

Mesmo com os impactos da pandemia, as expectativas são que o segmento se recupere rápido. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) prevê crescimento de 30% no faturamento médio do setor já no primeiro semestre de 2022.

Com tamanha movimentação, os impactos dessas práticas para o cotidiano das pessoas e, principalmente, o futuro do planeta têm sido cada vez mais questionados. É nesse cenário que o turismo sustentável entra em pauta. 

Imagem: Pixabay

Afinal, o que é turismo sustentável?

Segundo o Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é caracterizado como:

“considera seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

Nesse cenário, o turismo sustentável pode ser definido como uma forma equilibrada de viajar, em que exista harmonia entre as altas demandas do setor e o respeito à natureza. 

Esse termo surgiu pela primeira vez na Eco-92, uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, em que diversos países se reuniram para repensar os danos ao planeta e alinhar maneiras de reduzir esses impactos.

No mundo atual, essa iniciativa ajuda a colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam não apenas garantir os devidos direitos a todas as pessoas, mas também preservar a natureza e promover um planeta mais seguro no futuro. 

Importância do turismo sustentável

Pode parecer que não, mas o turismo causa tanto impacto ao meio ambiente quanto outros setores da economia. 

Emissões de CO² causadas pelos meios de transporte (ônibus, aviões, trens, carros, etc). Lixos descartados na natureza. Grandes quantidades de resíduos descartados pelos hotéis. Desmatamento para a criação de mais espaços turísticos. Essas são apenas algumas das consequências do setor. 

Diante disso, o turismo sustentável visa minimizar os efeitos do segmento, trazendo benefícios, como:

  • Respeito às comunidades locais e diversidade cultural;
  • Respeito à natureza e aos animais;
  • Redução do uso de energia e água;
  • Valorização de práticas sustentáveis durante as viagens.

Como fazer esse tipo de viagem?

As práticas de sustentabilidade, independentemente de qual setor estamos nos referindo, exigem envolvimento não apenas de grandes empresas e governos, mas também de toda a sociedade.

Como viajantes, o turismo sustentável nos inspira a analisar melhor as nossas ações e a garantir sempre amabilidade por onde passamos. 

Nesse sentido, precisamos sempre entender quais são os tipos de programas de turismo que estamos contratando em alguma viagem. 

Por exemplo, será que o hotel que você reservou possui alguma prática sustentável ou, na verdade, causa degradação naquela comunidade?

Além disso, devemos compreender quais são as distinções de cada lugar e respeitar suas práticas locais, assim como os animais e toda a natureza.

Ademais, precisamos ter responsabilidade com nosso próprio lixo (nada de jogar dejetos nas praias ou nas trilhas, Alecrim Dourado), adotar meios de transporte sustentáveis (como optar por andar a pé ou de bike pela cidade) e valorizar a mão de obra local (como a compra de produtos e souvenirs produzidos na própria comunidade). 

Com pequenas ações, podemos sim ajudar a minimizar os impactos ambientais e, em grande escala, temos ainda mais consciência para cobrar atitudes de grandes empresas e governos. 

Imagem: Pixabay

Turismo sustentável no Brasil e no mundo

Agora que você entendeu um pouquinho o que é e a importância do turismo sustentável, eu separei alguns destinos bem legais no Brasil e no mundo que podem nos ajudar a colocar em prática essa iniciativa no pós-pandemia.

Um exemplo de passeio sustentável é em Bonito (MS). Região conhecida pelas piscinas naturais e rios tão límpidos como a água da sua torneira, a cidade administra a quantidade de turistas e implementa medidas rígidas para preservação da natureza.

Outra opção é Fernando de Noronha (PE). Chamada de o Caribe brasileiro, a cidade também controla a quantidade de turistas e possui diversas iniciativas sustentáveis, como a missão de acabar com o uso de plásticos até 2030.

A nível mundial, destinos como Costa Rica (que possui uma rígida fiscalização de hotéis e 25% de área protegida), Mônaco (que 100% da energia do país é oriunda de fontes renováveis) e Noruega (com a missão de dizimar a emissão de carbono até 2030) se destacam. 

Enfim, meus queridos aventureiros, independentemente do destino, precisamos ter na mente e no coração o respeito pelas pessoas e à natureza. 🍃

close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!