Universidade de Londres: Tudo o que você precisa saber

Já pensou em estudar nas melhores instituições da Europa? Conheça a Universidade de Londres!

Com seu charme, a Inglaterra não apenas conquista milhões de turistas todos os anos, mas também milhares de estudantes que desejam se aperfeiçoar em termos acadêmicos na terra da rainha. Entre as principais entidades está a Universidade de Londres

De modo geral, a University of London é uma federação com inúmeras faculdades e universidades espalhadas por Londres e outras partes do mundo, como Paris. 

Mas você sabe por que a universidade é tão popular, quais são os principais cursos e como funciona o processo de aplicação? Hoje eu trouxe algumas informações que podem te ajudar a descobrir!

Universidade de Londres: Tudo o que você precisa saber
Universidade de Londres: Tudo o que você precisa saber

História da Universidade de Londres

A instituição, que possui quase 200 anos de existência, chama atenção dos alunos não apenas por sua qualidade e investimento em pesquisa, mas também por sua história. 

Fundada em 1836, a Universidade de Londres foi a primeira instituição da Grã-Bretanha a admitir mulheres nos programas de graduação, em 1868, assim como a aceitar alunos independentemente de sexo, raça ou religião. 

Com isso, a universidade também pautou todos os seus processos em aspectos de igualdade, diversidade e inclusão, por essa razão, em 1858, foi chamada por Charles Dickens, romancista inglês, de “Universidade do Povo”.

Outra questão que chama a atenção na instituição é o ensino à distância. De acordo com informações da própria universidade, a University of London foi pioneira na distribuição de matrículas em que os alunos poderiam estudar de qualquer lugar, lá em 1858. 

Não, você não leu errado, isso é cerca de 15 décadas atrás e, não, não tínhamos internet ou computadores super modernos como temos hoje. Então, como os alunos estudavam? Por correspondência. Ou seja, os estudantes recebiam as apostilas e materiais em casa. O mesmo ocorria com as avaliações e, ao final do curso, o diploma. 

Interessante, né? Atualmente, a universidade conta com 120 mil alunos estudando em Londres e mais de 50 mil matriculados ao redor do mundo na modalidade EAD. 

Imagem: Pexels

Instituições membros da Universidade de Londres

Há 19 membros associados à Universidade de Londres e algumas dessas instituições também são bastante conhecidas e almejadas pelos estudantes internacionais (as posições das universidades são do QS World University Rankings 2022). São elas:

Birkbeck

Localizada no distrito de Bloomsbury, a faculdade é referência em pesquisa com 90% dos acadêmicos ativos em projetos e renomados em suas áreas. 

Atualmente, possui 13.937 estudantes, em que 1.270 são internacionais e está na posição 332° entre as melhores instituições do mundo.

City

Oferecendo mais de 61 cursos de graduação e 150 de pós-graduação, a instituição está em 330° posição no ranking QS e possui cerca de 18.997 alunos, em que 7.505 são internacionais. 

Em dois anos consecutivos, 2016 e 2017, a faculdade foi considerada a melhor instituição de Londres em termos de satisfação dos alunos.

Courtauld Institute of Art

A instituição é referência em estudo da história da arte, conservação e curadoria. Em 2018, a faculdade foi eleita a número um em história da arte no Reino Unido pelo Guardian University Guide. Atualmente, conta com 569 alunos.

Goldsmiths

É um dos institutos mais “fora da caixinha” associado à Universidade de Londres, em que os alunos encontram uma variedade de cursos relacionados a gestão e negócios, assim como humanidades, artes, computação e ciências sociais. 

Posicionada em 461° do ranking QS, a instituição possui cerca de 8.401 estudantes, dentre eles 1.052 alunos internacionais.

King’s College London

Aqui está uma universidade popular entre os estudantes internacionais. Posicionada em 35° do QS, a instituição chama a atenção por sua qualidade e excelência em pesquisa, não é atoa que dos 29.637 alunos matriculados, 10.999 são internacionais.

London Business School

Considerada a melhor escola de negócios da Europa por três anos consecutivos (2014-2016) pelo Financial Times, a instituição é referência em cursos de pós-graduação em áreas como Economia, Finanças, Ciências da Gestão e Operações, Marketing e Empreendedorismo. 

Um dos diferenciais da faculdade é a possibilidade dos alunos viajarem para outros países enquanto estuda. Atualmente, possui 2.900 alunos e mais de 2.000 internacionais.

London School of Hygiene & Tropical Medicine

A instituição conta com mais de 4.000 alunos e oferece diversos cursos voltados à área da saúde. 

Conhecida como LSHTM, a faculdade é referência em pesquisa e possui diversas colocações positivas em rankings acadêmicos, como o 1° lugar das instituições europeias em impacto de pesquisa em ciências pelo CWTS Leiden Ranking 2019.

Queen Mary University of London

Posicionada em 117° do ranking QS, a instituição possui 27.077 estudantes, sendo 2.891 alunos de outros países da Europa e 10.565 provenientes de outras nações espalhadas pelo mundo. 

O que chama a atenção nessa instituição, além da qualidade e comprometimento com pesquisas, é que 90% dos alunos vieram de escolas públicas, enquanto 50% são os primeiros de suas famílias a fazer faculdade.

School of Advanced Study

Contendo 9 instituições, essa faculdade é um centro de pesquisa de humanidades e oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Royal Holloway

Posicionada em 334° no ranking QS, a instituição é uma das referências de Londres, especialmente quando o assunto é experiência do aluno, visto que em 2020, por meio da pesquisa interna, a faculdade alcançou 87% de satisfação geral. Atualmente, possui 11.580 de alunos e 16% deles são internacionais.

Royal Academy of Music

A instituição possui 868 alunos e 408 são internacionais, provenientes de mais de 50 países. A faculdade é referência no ensino e desenvolvimento de habilidades musicais e oferece mais de 20 cursos do ramo em níveis de graduação, pós-graduação e mestrado.

SOAS University of London

Localizada entre as melhores 391 universidades do mundo, a instituição possui 5.237 e 26% estudantes internacionais. A faculdade conta com diversos cursos nas áreas de Economia, Direito, Finanças e Gestão, Política, História e outros.

St George’s

Dedicada aos cursos da área de medicina, ciência e saúde, a instituição conta com 4.912 alunos e 547 destes são internacionais. 

Filiada a um hospital de Londres, a universidade promove estudos práticos e orientados ao ambiente hospitalar, o que aumenta as chances de empregabilidade dos estudantes.

The Institute of Cancer Research

Consistindo em uma instituição referência em pesquisa do câncer, a faculdade é líder na descoberta de medicamentos e avanços de tratamentos. Oferecendo cursos de pós-graduação, a instituição possui 282 alunos matriculados.

The Royal Veterinary College

Considerada a melhor faculdade veterinária do mundo no QS World University Rankings 2019, a instituição é referência em pesquisa nas áreas de medicina veterinária, biociências e enfermagem veterinária. 

Por sua vez, oferece suporte a alunos de diferentes instituições em cursos de graduação e pós-graduação com experiências práticas.

The Royal Central School of Speech and Drama

Com cursos de graduação e pós-graduação voltados para o mundo do teatro, a instituição está localizada ao norte de Londres e conta com 1.100 alunos, sendo 290 deles internacionais.

The London School of Economics and Political Science

Posicionada em 49° no ranking QS 2022, a instituição possui 10.883 alunos, dentre eles 7.544 internacionais. A LSE é referência na área de ciências sociais e possui ótimas classificações em pesquisas.

University of London Institute in Paris

Aqui chegamos na única universidade da nossa lista que não fica em Londres. Sim, ela está localizada em Paris, na França, porém, faz parte do instituto. 

Conhecida como ULIP, a instituição conta com cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Relações Internacionais, Direito e História e Cultura Urbana. Atualmente, possui 200 alunos.

UCL

Por fim, chegamos nela: a universidade mais famosa do Reino Unido, sim ou claro? Dentre as 8 melhores instituições do mundo, a University College London possui 39.473 estudantes, em que 11.692 desse montante são internacionais. 

A instituição oferece cursos multidisciplinares de graduação e pós-graduação e também é uma das principais universidades referência em pesquisa do Reino Unido. 

Imagem: Pexels

Como funciona o processo de aplicação?

Para estudar na Universidade de Londres, os alunos precisam fazer a inscrição nos programas e cursos de interesse, apresentando documentos como registro de identificação pessoal (passaporte, RG ou certidão de nascimento), certificado educacional, referências e currículo.

O estudante não precisa, necessariamente, apresentar um exame de proficiência no idioma, porém, caso não tenha um, a universidade exige que o aluno envie uma carta de um empregador confirmando o uso do inglês no período de 18 meses ou carta referência de alguma instituição de ensino na qual estudou o idioma. 

Geralmente, os estudantes interessados devem fazer um exame em uma das 500 unidades espalhadas pelo mundo. No entanto, as regras podem mudar de acordo com cada instituição, como exames escritos, redações ou projetos. 

Imagem: Pexels

É possível conseguir bolsas?

Sabemos que Londres é uma cidade cara, principalmente, levando em consideração que a cotação da moeda é feita em libras. 

Por isso, pensar em fazer algum curso de graduação ou pós por lá parece um sonho inconcebível, certo? No entanto, existem diversas bolsas parciais e totais que os estudantes internacionais podem concorrer. 

Existem bolsas específicas para algumas regiões do mundo, assim como cursos e especialidades distintas. Nesse sentido, as regras de cada bolsa, processos de aplicação e prazos também são diferentes. Para visualizar todas as oportunidades, você pode acessar diretamente a página da Universidade de Londres.

Imagem: Pexels
close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *