Configura algumas dicas de como conhecer novas pessoas em outro país

Quebrando o gelo: como conhecer novas pessoas em outro país?

Viajar para outros países é uma oportunidade única não apenas de conhecer novas e diferentes culturas e paisagens, mas também novas pessoas. No entanto, existem barreiras que devem ser superadas, como o idioma e os hábitos distintos, para que seja possível se conectar com pessoas de forma espontânea e natural.

Uma das melhores maneiras de quebrar o gelo durante uma viagem é se divertindo junto. Atos simples como cozinhar e assistir a um filme podem ser ótimas pedidas, assim como jogar jogos, já que, por ser uma atividade prazerosa, são capazes de fazer todos relaxarem e estarem mais abertos para se conhecer.

Confira neste artigo algumas dicas de como conhecer novas pessoas durante uma viagem, tornando a sua estadia em um país estrangeiro ainda mais interessante e alegre.

Cozinhando com a galera

Para quem vai viajar e ficar hospedado em um local com cozinha coletiva, cozinhar é uma excelente maneira de conhecer pessoas de culturas diferentes. Mesmo que você não saiba fazer nada além de ovo cozido, sempre é possível preparar um sanduíche ou aproveitar para perguntar sobre um prato que alguém esteja cozinhando. Afinal, um dos aspectos mais interessantes relacionados à cultura de cada país é a culinária.

Ainda que seja um ato tão corriqueiro e simples, saiba que às vezes é até possível se surpreender com a culinária de algum país que você nem imagina ter sabores tão especiais. Um exemplo disso é o Canadá, que, contrariamente ao que muitos pensam, possui muitas comidas típicas, como é o caso do Poutine. Esse prato é composto de batata frita, molho de carne e queijo coalho. Já pensou provar uma iguaria dessas preparada especialmente pelas mãos de um nativo?

Alguns hosteis são conhecidos por terem uma cozinha coletiva bastante equipada, então, se você sabe cozinhar, é possível inclusive preparar pratos mais sofisticados para surpreender quem também estiver hospedado no local. Enquanto você, como brasileiro, pode ficar encarregado da feijoada, pode ser que dê a sorte de encontrar alguém de procedência asiática para preparar algum dos deliciosos pratos dessa região do mundo. O pad thai, macarrão de arroz frito popular na Tailândia, ou o pho, uma sopa de macarrão de arroz vietnamita, são algumas das delícias servidas em países da Ásia.

Tudo depende, é claro, da facilidade em encontrar os ingredientes no país em que você esteja. Muitos albergues pelo mundo organizam eventualmente refeições em conjunto entre os hóspedes, dando a cada pessoa a chance de cozinhar um prato típico do seu próprio país.

Jogos são sempre uma ótima opção

Outra forma de conhecer novas pessoas em uma viagem internacional é através de jogos. Dentre os de tabuleiro, um dos mais universais é o Monopoly, que tem como versão brasileira o Banco Imobiliário, disponível para venda na Amazon. O objetivo desse jogo é que os jogadores comprem propriedades fictícias, como casas e hotéis, sem ir à falência. Uma das últimas versões que foram lançadas é o Monopoly Buonissimo, uma versão italiana em que os jogadores podem inaugurar restaurantes italianos e virar chefs renomados. Assim, por ser muito conhecido mundialmente, esse jogo é excelente para que pessoas de diferentes nacionalidades se conheçam melhor.

Outra boa opção para criar laços com desconhecidos são os jogos de cartas. O blackjack, também conhecido como 21, é uma das modalidades preferidas das pessoas quando se trata de jogos do tipo. As regras determinam que os jogadores façam mais pontos que os adversários, mas sem ultrapassar a pontuação de 21.

Também existem muitos estilos do 21 para além do tradicional, sendo o europeu e o Atlantic City alguns deles. É possível conhecer mais sobre as regras de cada um dos tipos de blackjack online no site da Betway, já que conta com diversas variantes disponíveis para jogar online e fornece a explicação exata sobre o que muda ao jogar cada uma delas. Por ser um jogo muito envolvente e competitivo, o blackjack é ideal para animar o ambiente e conectar pessoas de diferentes nacionalidades.

Os jogos de videogame também são incríveis para estabelecer vínculos com pessoas durante viagens. Alguns dos que costumam agradar a um número grande de pessoas são os games considerados retrô, ou seja, que já estão no mercado há bastante tempo. Exemplo disso é o Street Fighter, jogo de luta que se passa em diversas partes do mundo. Cada personagem tem golpes com efeitos especiais distintos e cenários próprios, que fazem referência ao seu local de origem.

O Street Fighter V, versão do jogo que foi lançada em 2016 e na qual houve uma repaginação dos personagens, está disponível em diversas plataformas, como Playstation 4, através da Playstation Store. Com os 35 anos que a franquia completará este ano, a desenvolvedora Capcom mencionou que trará novidades como forma de celebrar. Street Fighter é, portanto, um dos jogos ideais para trocar ideia e, quem sabe, jogar junto durante uma viagem. É um game que fez parte da vida de muitas pessoas e certamente tem potencial para criar elos.

Conversando sobre filmes

Conversar sobre filmes também costuma ser uma das melhores maneiras de fazer amigos em uma viagem. Afinal, a maioria das pessoas geralmente tem alguma indicação relacionada a esse assunto. Uma dica é estar sempre de olho nas plataformas de streaming como a Netflix para saber quais foram os últimos lançamentos.

Um exemplo de filme que foi muito comentado no ano de 2021, já que foi assistido por mais de 150 milhões de horas pelos usuários da plataforma, foi o longa Não Olhe para Cima, que conta com Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence no elenco e cuja temática gira em torno de cientistas que querem alertar o mundo sobre um meteorito que pode cair sobre a Terra.

Também é sempre possível puxar assuntos sobre filmes de viagens, já que, ao conhecer pessoas que estão fazendo turismo, é provável que elas se identifiquem com o assunto. Alguns filmes que têm histórias que se passam em viagens são Mamma Mia, cuja história trata da organização de um casamento na Grécia, e Resgate do Coração, sobre uma mulher que decide fazer uma viagem sozinha pela África.

Além disso, muitas vezes os albergues organizam noites de cinema para que as pessoas assistam juntas a filmes ou séries. Mas, se você não estiver hospedado em um albergue, pode encontrar eventos nos quais ocorre a exibição de um filme e posterior discussão sobre a temática da obra. Essa opção é ótima se você domina a língua local ou se está estudando o idioma. Mesmo que não tenha fluência, é uma boa maneira de praticar.

Como vemos, existem inúmeras formas de quebrar o gelo durante uma viagem e se conectar com pessoas desconhecidas, fazendo, assim, novas amizades. Basta estar aberto a novas culturas, ser criativo e estar disposto a praticar a conversa em um idioma estrangeiro.