Aprender inglês para fazer intercâmbio

As ferramentas que mais ajudam na hora de aprender inglês para fazer intercâmbio!

Aprender inglês para fazer intercâmbio
Aprender inglês para fazer intercâmbio | Foto by higher-education-marketing.com

Fazer intercâmbio é sem dúvida uma oportunidade única, capaz de proporcionar aprofundamento nas relações humanas e o aprimoramento no idioma. Independentemente de qual país o intercambista tenha escolhido para vivenciar essa experiência, se comunicar em inglês acaba sendo um dos principais requisitos.

E quando o assunto é se preparar para o intercâmbio, as aulas com um Superprof de Inglês acabam sendo uma das prioridades desses estudantes que precisam urgentemente aprender um segundo idioma para se virar em qualquer situação.

Mas, o que muita gente questiona é o quanto é necessário saber outra língua para se virar lá fora? Depende muito do tipo de intercâmbio escolhido, muito embora, dominar o inglês é importante em qualquer situação.

Ferramentas para aprender inglês online

Antigamente, para aprender inglês, não havia grandes opções: ou se matriculava em uma escola de idioma ou contratava um professor particular. Hoje, com as inovações pipocando na internet, é possível, contar com novas ferramentas que ajudam o estudante a dar um upgrade no inglês.

Exemplo disso, são as plataformas Online de Aulas Particulares, como a Superprof que, desde seu início em 2013, vem se firmando como uma das Startups mais promissoras neste setor, oferecendo uma grande quantidade de cursos.

Se você está prestes a passar um etapa fora do país, confira algumas dicas acerca das principais ferramentas para aprender inglês antes do intercâmbio!

Cursos Online

Se você fizer uma busca rápida na internet, com certeza descobrirá opções interessantes de cursos online que oferecem aulas no conforto de casa com os melhores horários. Dentre eles, vale destacar tanto as plataformas English Live e Open English quanto o site da Cambridge Assessment English que oferece uma série de atividades gratuitas.

Ainda com relação a esse tipo de ferramenta, é possível citar novamente as plataformas de aulas particulares, pois tanto em outros sites, como principalmente no Superprof, há muitos cursos propostos que visam preparar o aluno não somente para uma viagem internacional, como até mesmo para uma entrevista no consulado e outras oportunidades.

Jogos e Aplicativos

A cada ano, o desenvolvimento de tecnologia voltado aos smartphones é ainda maior, onde é possível contar com opções interessantes de jogos e aplicativos para aprender inglês, como:

  • Catena – trata-se de um jogo online interessante, em que o jogador reorganiza letras para soletrar palavras inglesas diferentes;
  • Quiz Your English – permite que o usuário responda a uma série de perguntas de inglês conjuntamente com outras pessoas online. Quem acertar mais é o vencedor;
  • Flipboard – trata-se de uma multiplataforma midiática onde é possível criar uma espécie de revista personalizada;
  • FluentU – esse aplicativo é super indicado, pois oferece legendas interativas, além de testes divertidos em todos os vídeos, flashcards e vocabulários.

Plataformas de vídeos

Outra ferramenta bem popular na rede mundial são as plataformas de vídeos, como o Youtube, por exemplo, que conta com um grande número de canais especializados em dar dicas de inglês. E dentre as inúmeras opções disponíveis na plataforma, vale destacar os canais: “Mister Duncan”, English in Brazil by Carina Fragozo e as palestras TED, com conteúdos sobre tecnologia, inovação, educação e meio ambiente, além de outros.

Séries, Músicas e Podcasts

Com o advento das plataformas de streamings, a possibilidade de aprender inglês ficou ainda maior. Na Netflix, por exemplo, é possível se divertir e, ao mesmo tempo, aprender inglês com as séries, como “Friends”, “How I met your Mother” e Modern Family, por exemplo.

E pra quem curte música, é pertinente destacar dois aplicativos interessantes: o Lyrics.com que oferece uma biblioteca de letras, e o Music English que conta com uma coleção de videoclipes com legendas. Vale a pena conferir!

Já os podcasts são excelentes ferramentas para aprender inglês, pois há diversos programas, como o “EnglishClass101 que dispõe de 1.500 lições de podcast e o “English as a Second Language que conta com diversos assuntos em áudios.

Pratique Leitura e Escrita para Aprender Inglês

Quando estamos tendo contato com uma nova língua, buscar leituras de todo tipo acaba acelerando ainda mais o aprendizado. E algo que não pode ficar de fora são os sites de notícias, como o BBC News, The New York Times, The Washington Post, The Hollywood Reporter, Sports Illustrated, BuzzFeed e Voice of América.

Além disso, escrever em inglês é outra tarefa que, de forma alguma, deve ser negligenciada de seus estudos. E isso porque a assimilação da estrutura gramatical do idioma será fixada ainda mais rápido.

Pra quem não sabe, há ferramentas interessantes para isso, como o Write And Improve que oferece uma série de exercícios de escrita, e o Grammarly, um software que ajuda na busca de erros de ortografia e gramática.

Ferramentas online para Leitura e Escrita

Uma coisa que precisa fazer parte do processo de leitura e escrita são os dicionários. E como hoje em dia se exige muito mais praticidade, a versão online deles são bem acessadas. Vejamos:

  • Oxford Dictionary – possui mais de 600 mil palavras e está sempre sendo atualizado;
  • Linguee – é excelente para termos relacionados às situações corriqueiras;
  • Ozdic – ideal para termos complexos em produção de pesquisa, relatórios e ensaios;
  • Google Tradutor – como o próprio nome diz, é um serviço virtual gratuito do Google, em que é possível fazer traduções completas de textos.

Comunidades virtuais

Não basta apenas praticar a escrita em inglês sem saber qual o impacto de seu texto para com as outras pessoas. Por isso, o ideal é buscar uma interação com demais falantes por meio de comunidades virtuais que promovam um intercâmbio linguístico. O How do you do? é uma comunidade que vale a pena conferir, pois trata-se de um espaço ideal para aprender inglês com pessoas do mundo inteiro, inclusive nativos no idioma.

Pratique e estude a cultura de seu destino

Agora que você está pode dentro das principais ferramentas para aprender inglês, procure ter em mente que não adianta nada buscar as melhores tecnologias e não praticar diariamente o idioma. O segredo, então, é sair praticando inglês nas comunidades virtuais sem medo de errar.

Outra coisa que vale a pena destacar é a tarefa de estudar a cultura do destino escolhido. Não basta ser ninja no inglês e não saber nada do país que você planeja fazer intercâmbio.

Por isso, a dica é: aproveite que está estudando o idioma e procure ler mais sobre os costumes do lugar que você vai morar por um certo período. Com certeza, isso vai te ajudar na hora de interagir com o povo de lá. Boa sorte e bons estudos!

Fontes: FluentU; Bendito Inglês; estudarfora.org; TechTudo; Catraca Livre; Egali Intercâmbio; Freesider; Mosalingua.

    Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter e junte-se à outros 1.546 assinantes. Leia sobre a nossa Politica de Privacidade.