Intercâmbio

O que é intercâmbio? Como Funciona? Como Fazer? Por onde Começar?

O que é intercâmbio?

Sempre existiu muitas dúvidas sobre o que é um intercâmbio, como fazer e como funciona todo o processo do programa. No passado realizar intercâmbio de longa duração estava associado a troca de países entre os estudantes e intercambistas.

Por exemplo, um estudante brasileiro trocava de universidade e casa com um estudante britânico dessa forma ocorria a troca de experiências e aprendizados. Atualmente o termo mais utilizado para essa experiência é Estudar Fora do Brasil, seja para estudar ou aprofundar um novo idioma ou para realização de curso de especialização enquanto se vive uma imersão cultural do país de destino. Tudo isso, sem precisar realizar a troca entre você e a pessoa estrangeira.

Como funciona um intercâmbio?

A oportunidade de realizar uma experiência de intercâmbio sem ter que “trocar de casa” com um estudante estrangeiro é para todos. Hoje, existem diversos programas de intercâmbio que se adaptam facilmente aos seus objetivos. Desde cursos preparatórios para Pós, MBA e Graduação no Exterior a Intensivos de Chinês em Pequim, ou Intercâmbio de Férias para Adolescentes, Adultos e Terceira-idade.

Como fazer um intercâmbio?

Hoje está um pouco mais fácil compreender e saber como funciona um programa de intercâmbio. Basicamente você realizará uma imersão completa na cultura do país de destino, enquanto se aprende o idioma local. Essa é uma experiência única, você irá vivenciar uma cultura local de uma cidade no exterior “leia sobre choque cultural”, tudo isso através de um curso de idioma combinado. Se sentir nativo no país de destino, será um dos principais e mais importantes fatores para garantir o seu avanço no aprendizado de um novo idioma.

Por onde devo começar?

Primeiro escolha o idioma que quer aprender, depois você precisa encontrar um destino que mais te atrai, confira os principais destinos de 2018 e por último planejar o quanto vai gastar, quais são os objetivos, para onde deseja (ou pode) ir, enfim, todos os detalhes possíveis. A preparação é algo fundamental para que você possa concluir o seus objetivos. :)
Para resumir…
Fazer um intercâmbio é como se fosse realizar uma nova etapa da vida é uma forma de crescer, se desafiar, conhecer novas pessoas, novas culturas e fazer coisas que nem você imaginava poder fazer. Poder realizar um programa de intercâmbio é um privilégio, o qual todos deveriam ter.

Dica 1: Motivos para fazer um intercâmbio?

Quando se trata de fazer um intercâmbio, há muitas opções de programas e cursos no exterior, são diversos os destinos. Seja qual for a sua escolha os programas são destinados para todas as pessoas, independentemente da idade do seu gosto ou do seu estilo.

Dica 2: Quais são os tipos de intercâmbio?

O intercâmbio cultural é uma ótima experiência, principalmente para adolescentes, pois são ainda bastante vulneráveis, encaixam-se em qualquer ambiente, adaptando-se a diversas culturas e sociedades as quais visitam, e herdando muitos legados dessa experiência.

Dica 3: Como lidar com o choque cultural?

Hoje em dia, realizar um intercâmbio está cada vez mais acessível, principalmente se você opta pelo programa de au pair, onde o intercambista hospeda em casa de família. Este modelo de programa oferece a oportunidade de estudar e trabalhar com a possibilidade de conhecer e visitar diversos lugares e claro se divertir bastante.

Se você sonha com essa experiência, por que não fazê-la? O Canal compartilha quais são os principais destinos requisitados na hora de fazer um intercâmbio. Conheça-os e encontre os que você mais se identifica e deseja ir, prepare sua mala com nossa ajuda e só basta decolar!

Últimas publicações sobre intercâmbio