7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior

Quer trabalhar em outro país? Então confira sugestões de cursos de ensino superior para ter uma boa profissão

7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior
7 faculdades para quem quer trabalhar no exterior

Morar fora do Brasil é um sonho de muitas pessoas. De acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada em junho de 2018, 62% dos jovens brasileiros de 16 a 26 anos gostariam de morar em outro país, o que equivale a 19 milhões de pessoas.

A vontade ainda se mantém em outras faixas etárias: a resposta foi positiva para 50% das pessoas de 25 a 34 anos, 44% de 35 a 44,  32% de 45 a 59 e 24% para os maiores de 60 anos.

Os países preferidos foram Estados Unidos, Portugal e Canadá, mas tanto neles quanto em outras nações, um critério que pode fazer toda a diferença para obter sucesso profissional fora do Brasil é ter concluído o ensino superior.

Se você tem o desejo de morar em outro país, então algumas formações são ainda mais recomendadas, seja devido à grande procura ou à evolução que vêm sofrendo, o que pode abrir ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Confira quais são essas formações!

Boas faculdades para conseguir um emprego no exterior

Seu diploma nessas áreas pode ser a chave para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho do país em que quiser morar!

1 – Jornalismo

Já pensou em poder trabalhar com o português mesmo morando fora do país? Pois é, essa é uma oportunidade para os jornalistas, que podem ser contratados por emissoras de televisão, revistas, jornais e sites brasileiros para cobrir notícias que aconteçam no local em que estiver.

Esses profissionais, conhecidos como correspondentes internacionais, podem ser responsáveis pela cobertura dos mais variados eventos, desde a visita de uma personalidade até a ocorrência de algum acidente ou a corrida presidencial do país, por exemplo.

Além disso, também existe a opção de não ter vínculo empregatício com nenhuma empresa em específico e, assim, poder atender a vários clientes com redação de artigos e apresentação de matérias, entre outras possibilidades.

2 – Letras / Tradução e Interpretação

Essa é mais uma oportunidade para manter o idioma português em seu vocabulário e ainda poder ganhar dinheiro com isso. Quem se forma em Letras ou Tradução e Interpretação pode trabalhar como tradutor em vários países do mundo.

Além dos conhecimentos adquiridos na faculdade, é fundamental ter domínio de pelo menos mais um idioma além do português, de preferência a língua nativa daquele país.

A área de atuação é bem extensa. Além das agências de tradução propriamente ditas, o profissional também pode trabalhar em estúdios de dublagem e legendagem, editoras de livros e desenvolvedoras de games, entre outras empresas.

3 – Tecnologia da Informação

O desenvolvimento da tecnologia é latente em todas as áreas, e é de se esperar que a procura por esses profissionais seja bem grande, o que se vê no mercado de trabalho atualmente.

Os graduados em TI estão entre os trabalhadores mais procurados, já que várias empresas precisam de tecnologia para o oferecimento de seus produtos e serviços, o que descortina um mercado bastante amplo para tais profissionais.

Os profissionais de TI podem trabalhar em empresas de praticamente todos os segmentos, em áreas como arquitetura de dados, computação em nuvem, segurança da informação e programação.

4 – Engenharia

A engenharia, em suas variadas áreas, é uma profissão com carência de profissionais a nível mundial. Inclusive, nas listas que alguns países disponibilizam das profissões com vagas em aberto, ela quase sempre está lá.

A área de atuação varia de acordo com o ramo da engenharia, mas o mercado se mostra muito favorável a esses profissionais. Até mesmo nos países em que a burocracia para os estrangeiros que desejam trabalhar é maior, a aceitação dos engenheiros costuma ser muito boa.

5 – Marketing

O marketing é uma área bastante versátil. Além de os profissionais poderem trabalhar in-house, ou seja, internamente em empresas de todos os segmentos, eles também podem oferecer seus serviços em agências e companhias especializadas na área.

Algumas de suas vertentes, como o marketing digital, permitem que o profissional trabalhe remotamente, o que pode abrir a oportunidade de morar fora do Brasil mas ainda prestar serviços para as empresas daqui.

O mercado mostra uma boa receptividade para profissionais de marketing, ainda mais por sua relação direta com a área da tecnologia, onde também há um grande número de oportunidades.

6 – Administração de empresas

Os administradores estão entre os profissionais mais polivalentes do mercado de trabalho, já que podem tanto ser responsáveis pela gestão de uma empresa quanto atuar em seus setores internos.

Eles podem trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte de praticamente todas as áreas, o que abre um campo vasto no mercado e permite aproveitar um maior número de oportunidades.

Além disso, existe a possibilidade de trabalhar em uma empresa no Brasil que tenha filiais em outros países e, então, ser convidado a fazer parte de uma equipe internacional, o que pode facilitar os trâmites burocráticos.

7 – Ciência de dados (pós-graduação)

Para fechar a lista, aparecem os cientistas de dados, que podem ser profissionais com diferentes formações, sejam elas exatas, humanas ou biológicas, e que realizam um curso de pós-graduação em ciência de dados.

O valor dos dados e informações é muito grande atualmente e tende a crescer cada vez mais, já que eles são utilizados pelas empresas para que possam encontrar seus clientes ideais e entender as tendências de mercado, entre diversas outras aplicações.

Esses profissionais precisam ter habilidades estatísticas, de programação e uma visão bastante analítica, além de muita organização e criatividade, o que mostra a heterogeneidade presente na área. As vagas podem aparecer em empresas de todos os segmentos.

Transforme o desejo de morar em outro país em realidade!

Para poder aproveitar as melhores vagas de emprego em outro país, é fundamental ter capacidade técnica e prática, além de força de vontade e coragem. O desafio é grande, mas os vencedores tendem a desfrutar de oportunidades incríveis, capazes de mudar totalmente suas vidas.

Por isso, considere essas sugestões e esteja apto a competir pelas melhores colocações no mercado de trabalho. Só não se esqueça de contar com uma empresa de tradução juramentada para que o seu diploma e histórico escolar sejam válidos no país que será o seu novo lar!

Precisa de uma empresa de tradução? Acesse o link: https://www.fidelity.com.br/

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.