Google lança aplicativo que traduz voz e vídeos instantaneamente

O aplicativo Google Translator é gratuito e já está disponível para as plataformas Android e IOS. Você é viajante? Veja como ele pode facilitar a sua vida!

Vai para um país onde você não domina muito bem o idioma e aí precisa fazer uso de dicionários, ficar digitando no aplicativo de tradução ou mesmo fazendo mímica? Pois bem, o Google resolveu (finalmente!) facilitar a nossa vida de viajantes. Ele lançou na primeira quinzena de janeiro deste ano uma versão atualizada do Google Translator que realiza traduções instantâneas de voz e vídeos.

É muito fácil. Para entender o que uma placa quer dizer, por exemplo, basta entrar no aplicativo, ligar a câmera e apontar para ela. Ele irá te mostrar, em tempo real, essa mesma placa com os inscritos traduzidos.

Foto reprodução - Tecnologia Terra
Foto reprodução – Tecnologia Terra

E se o problema for se comunicar com a pessoa em outro idioma? Relaxe. O aplicativo também irá lhe dar uma mãozinha nesse ponto. Ele identifica o idioma que a pessoa está falando e repete para o inglês. Por enquanto, ele só trabalha em português e inglês. Para fazer “português – outro idioma” ainda é preciso digitar. Segundo o Google, a ideia é adicionar outras línguas, contudo, ainda não há um prazo para isso. Mas já estamos com os dedinhos cruzados, torcendo para que não demore!

Foto reprodução - TV Folha
Foto reprodução – TV Folha

Apesar de ser uma mão na roda, o aplicativo (Word Lens) criado pelo brasileiro Otávio Good, em 2010, e aprimorado pelo Google ainda não é perfeito. Há algumas palavras que são traduzidas erradamente, tanto pela imagem quanto por voz, porque as traduções são feitas palavra por palavra, fazendo com que algumas expressões não façam o menor sentido. Então, paciência na hora de bater um papo com um estrangeiro tendo o aplicativo como interprete. Mas convenhamos, antes de reclamar que ele não é 100% perfeito, devemos agradecer que alguém fez alguma coisa para tentar nos ajudar, não é mesmo?!

Foto reprodução – Folha.com.br
Foto reprodução – Folha.com.br

Um ponto muuuuuuito positivo desse app é que ele funciona offline. Ou seja, não é mais necessário ficar correndo atrás de wi-fi gratuito para conseguir realizar a tradução.

O aplicativo Google Translator é gratuito e funciona para Android e IOS. Se você já tem o app, logo mais receberá uma notificação de atualização. 😉

Veja as opções disponíveis de acordo com a sua plataforma. *Vale lembrar que a versão (website online) só realiza traduções de textos. 🙂

Versão Android
Versão Apple
Extensão para o Google Chrome (Navegador)
Versão Tradicional (Web)

[scrollGallery id=54 start=5 autoScroll=false thumbsdown=true]

Conheça também outros aplicativos aqui!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.