Os 5 idiomas mais falados do mundo

O colunista Renan Troiano, fala sobre os 5 idiomas mais falados no mundo. Você já possui fluência em ao menos um idioma dessa lista?

Os 5 idiomas mais falados do mundo
Os 5 idiomas mais falados do mundo

Hoje em dia o mundo exige a fluência em um outro idioma. Seja para fins profissionais ou pessoais, estudar idiomas é fundamental para abrir portas em diferentes cenários da vida. Existem diversas possibilidades para você optar por estudar fora do Brasil. Seja para aprender um novo idioma, trabalhar, tirar um ano viajando pelo mundo ou até mesmo para estudar em universidades ou instituições educacionais de diferentes áreas distintas – as opções são realmente inúmeras!

Resultado disso, quando você estuda fora ou mora por um tempo em outro país percebe o quão transformador é falar outros idiomas e, claro, percebe que o mundo se comunica de diferentes formas e através de milhares de idiomas. Mas, milhares quanto? Você já parou para pensar na quantidade de idiomas que existem no mundo? Não? Pois então, aqui vai a resposta: existem mais de 6900 idiomas diferentes no mundo. E você aí, que está lendo este artigo, só sabe se comunicar 0,0006% com o mundo (claro, se você souber falar somente o idioma português) – curioso, não?

Destas quase 7000 línguas, apenas 230 são faladas na Europa, enquanto que mais de 2000 são faladas na Ásia. Em Papua – Nova Guiné, um pequeno país com cerca de 3.9 milhões de habitantes, o impressionante número de 830 línguas pode ser encontrado.

Relaxa, não vou citar sobre os 6900 idiomas do mundo. Fizemos a seleção dos 5 idiomas mais falados do mundo – você tem alguma ideia ou palpite? Ok, claro, afinal os spoilers estão logo abaixo…
Vamos começar em ordem decrescente – porque é mais emocionante. Descubra os 5 idiomas mais falados do mundo AGORA:

5º – ÁRABE com mais de 295 milhões de nativos

O árabe tem um número imenso de dialetos dos quais quase todos não são compreendidos entre si. O Árabe Clássico é também o idioma sagrado do Islã e, durante as orações, o Corão é recitado somente em árabe.

4º – HINDI com mais de 310 milhões de nativos

O hindi é majoritariamente falado na Índia e no Nepal e faz parte da família de línguas Hindi – mais de 100 milhões de pessoas falam uma língua relacionada com Hindi.

3º – INGLÊS com mais de 360 milhões de nativos

Apesar de estar no 3º lugar, o Inglês é ainda a língua mais influente no mundo (parece que o copo está meio-cheio) e é o idioma com o maior número de pessoas que a falam como segunda, terceira ou quarta língua.

2º – ESPANHOL  com mais de 405 milhões de nativos

E a medalha de prata vai para Espanha e para os 30 países onde se fala o Espanhol. ¡Olé!

1º – CHINÊS (MANDARIM) com mais de 955 milhões de nativos

E temos um vencedor!! O Mandarim faz parte da família de idiomas do Chinês e é falado na China, Taiwan e Singapura – por muita, mas muita gente mesmo.

Estes são números com os quais é difícil competir. Perdemos, Brasil. Este infográfico mostra claramente as caraterísticas de um mundo onde se falam tantos idiomas distintos.

Imagine uma festa com o mundo inteiro reunido. Nesta mesma festa há 100 pessoas das quais 17 iriam conversar sobre a qualidade da comida da festa – em Chinês, claro. Mais: 6 convidados iriam comentar sobre a performance do DJ, em Espanhol. Um grupo de 5 pessoas estaria na fila do banheiro, reclamando da escassez deles, em Inglês. Outros 4 convidados estariam dançando loucamente na pista de dança e gritando expressões felizes em Hindi e, logo ali, você poderia encontrar 3 outras pessoas na área de fumantes batendo um papo em Árabe.

Fora do nosso top 5, mas ainda na festa, você poderia encontrar também 3 convidados felizes tirando selfies (Brasileiros) enquanto apenas 2 dos convidados que falam Russo iriam desafiar os 2 Japoneses para uma disputa de Beer Pong. E, finalmente, os outros 55 convidados que não teriam ninguém para conversar, estariam completamente focados em seus smartphones!

Espero que esta festa tenha ajudado a entender como são divididos os idiomas do mundo entre seus falantes seres humanos!

*Palpites, críticas ou sugestões de conteúdo? Escreve pra gente 😉

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.