Tomando café da manhã pelo mundo de maneira saudável

Conheça tipos de café da manhã pelo mundo e veja alguns alternativas mais saudáveis

Lembro-me como se fosse hoje quando uma das orientadoras nos disse no treinamento no início do intercâmbio em New York que não havíamos chegado até ali para fazermos as mesmas coisas e nem comermos as mesmas coisas. Devíamos nos permitir experimentar.

De fato, quando viajamos, sobretudo quando fazemos intercâmbio, é interessante conhecermos a culinária local. Ao menos experimentá-la. Assim poderemos dizer, com propriedade, se ela nos agrada ou não. E como sabemos que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, e que cada país tem um jeito particular de fazer seu desjejum, seguindo tradições das regiões ou utilizando ingredientes mais comuns de sua culinária, para o post de hoje separei seis opções de “começar o dia”, baseadas em seleções feitas pelo site HostelBookers, e pedi à nutricionista Carolina Arbache, do NatueLife.com.br, portal especializado em conteúdo de alimentação saudável e atividade física, para nos ajudar a avaliá-las e sugerir alternativas mais saudáveis quando necessário.

Inglaterra

Tradicionalmente, o English Breakfast, geralmente, não dispensa bacon, ovos (fritos ou mexidos), salsichas, feijão, salsichas, bacon, cogumelos, tomate grelhado, torradas e uma xícara de chá. Contudo, também é possível encontrar sua versão vegana, composta por feijão, cogumelos, tomate e salsicha vegetariana.

Café da Manhã Inglaterra
Café da Manhã Inglaterra

O que tem de bom? O feijão inglês, apesar de ser cozido com ketchup e açúcar mascavo, é uma boa opção, sendo fonte de fibras, proteínas vegetais e minerais, garantindo saciedade. Os cogumelos, supersaudáveis, são fonte de vitamina D, proteínas e, o melhor, são pouco calóricos. O tomate é uma boa fonte de licopeno, carotenoide que neutraliza os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e até doenças.

O ovo é uma boa opção para começar o dia, pois além de dar saciedade é fonte de colina, um nutriente importante para os estudos e para concentração. Se for comer as torradas, opte sempre pela versão integral e, lembre-se, não exagere na quantidade!

Já o bacon, por ser riquíssimo em gorduras saturadas, deve ser evitado, bem como as salsichas, mesmo que em sua versão vegetariana, pois é rica em sódio e conservantes.

DICA: Invista no hábito inglês e aposte no chá!  Ele é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres.  De preferência, tome sem adoçar ou com pouco açúcar mascavo.

Em alguns lugares, temos opções de café da manhã mais continental, neste caso também pode investir no iogurte natural, frutas (especialmente as frutas vermelhas), granolas e cereais integrais.

França

O café da manhã dos franceses é basicamente composto por carboidratos. No menu: pão baguete, manteiga, geleia de frutas, croissants, pão de chocolate, brioches e café (puro ou com leite). São raros os franceses que comem frutas ou sucos logo cedo.

Café da manhã França
Café da manhã França

Sabemos que são deliciosos, mas é bom evitar os croissants que, além de serem feitos com farinha refinada, levam bastante manteiga na massa. Os pães de chocolate nem se fala… #xatiadainfelizmente

Uma saída mais saudável é procurar frutas frescas ou smoothies e optar por baguetes com recheio mais leve, com folhas, abacate, tomate e queijos mais magros. Se rolar uma omelete, também é uma boa opção para começar o dia com energia e saciedade, mas escolha recheios leves como: cogumelos ou queijos magros. Em relação ao café, melhor ficar com o preto e, de preferência, tomar sem adoçar MESMO!

Estados Unidos

Um típico café da manhã na Terra do Tio Sam tem salsicha (que mais parece uma linguiça), ovos, bacon, panquecas, calda e blueberries.

Café da manhã Estados Unidos
Café da manhã Estados Unidos

Fique com os ovos (de preferência mexidos ou omelete – com pouco óleo. Se for mais possível ainda, tipo no mundo ideal, opte pelo óleo de coco!) e com as panquecas acompanhadas de blueberries. Já a salsicha e o bacon, assim como no English Breakfast, devem ser evitados, pois são ricos em gorduras saturadas, sódio e conservantes – prejudicam o sistema cardiovascular, podem elevar a pressão, além de provocar aumento de peso, celulite e retenção de líquidos.

Alemanha

A tradição do café da manhã colonial é de origem alemã, portanto é comum que o café por lá tenha bastante variedade de pães de todos os tipos, queijos, salames, salsichas alemãs e outros frios, além de manteiga, geleias, frutas, granolas e cereais, sucos, bolos e ovos (cozido, mexido com bacon).

Café da manhã Alemanha
Café da manhã Alemanha

A primeira dica é não se perder no meio de tantas opções. Escolha um pão integral/com grãos, para acompanhar, geleia de frutas sem açúcar, queijos e manteiga com moderação. Uma opção melhor ainda de acompanhamento do pão é o ovo (cozido ou mexido, obviamente, SEM bacon). Frutas, sucos naturais e cereais também devem estar presentes na sua refeição.

Itália

Na mesa italiana é comum ter, pela manhã, delícias cafeinadas, como cappuccino e mochaccino. Além disso, assim como na França, o café da manhã italiano à base de pães, em sua maioria doce, é lotado de carboidratos refinados e gorduras.

cafe da manha italiano
cafe da manha italiano

Se não tiver como fugir, escolha os pães simples, sem recheios por exemplo. Já o café cappuccino não leva chocolate, somente café com leite, então pode ser consumido (sem adoçar ou, se não tiver outro jeito, com pouco açúcar e, de preferência, mascavo).  Se encontrar iogurtes, prefira os mais naturais.

Canadá

Em terras canadenses a panqueca também tem grande presença, e ganha um detalhe todo especial: maple syrup, um delicioso xarope de bordo, usado para molhar a massa. Aliás, a massa da panqueca canadense costuma ser mais leve que a do seu vizinho de fronteira.

Café da manhã Canadá
Café da manhã Canadá

Embora a panqueca seja feita com farinha de trigo, que é refinada e pobre nutricionalmente, é uma boa opção, pois leva ovo – rico em proteínas que ajudam a contrabalancear com o carboidrato. O xarope de bordo é uma opção legal para adoçar, bem melhor e mais gostoso do que o açúcar, pois é rico em polifenóis (substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres). Invista em frutas para acompanhar para o café da manhã ficar melhor ainda!

Se você tiver outras opções de café da manhã para sugerir ou que queira saber alguma curiosidade nutricional, é só deixar nos comentários que eu levo sua questão para a nutricionista e posto a resposta aqui logo em seguida! 😉

Beijos e até a próxima!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.