Curso de inglês com intercâmbio: Existem, quais são, como encontrar?

Você sabia que existem escolas de inglês com opções de intercâmbios ou viagens para o exterior? Isso mesmo! Confira abaixo como funciona e as possibilidades desse tipo de imersão cultural.

Cada vez mais brasileiros estão buscando oportunidades de aprender um novo idioma e, de quebra, ter uma experiência no exterior e o curso de inglês com intercâmbio pode ser uma ótima opção.   

Além de passar por países lindos, como Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá e Irlanda, esse tipo de viagem permite aos alunos incrementar o currículo, acelerar o aprendizado do inglês e ainda desenvolver habilidades comportamentais, como independência, empatia e comunicação interpessoal. 

Você quer saber como funciona e quais são as instituições com operação no Brasil que oferecem essa opção de intercâmbio? Então já chega mais que eu separei algumas informações bem legais!       

Imagem: Pexels 

Como funcionam os cursos de inglês que oferecem intercâmbio? 

De modo geral, esse tipo de intercâmbio ocorre em conjunto com o curso de inglês tradicional aqui no Brasil.  

Ou seja, o aluno estuda algumas vezes na semana, de acordo com o programa de idiomas escolhido, e pode realizar uma viagem para praticar o inglês e desenvolver novas habilidades na língua. 

Geralmente, esse modelo de intercâmbio ocorre durante as férias dos estudantes, sejam elas na escola, trabalho ou faculdade e o período de permanência depende da disponibilidade do próprio intercambista (variando, normalmente, de 1 a 12 semanas). Porém, existem outras possibilidades mais extensas, como você vai ver adiante. 

Essa é uma ótima opção para quem já faz algum curso de inglês aqui no Brasil, quer acelerar o aprendizado no idioma e não possui muito tempo disponível para um intercâmbio de longa duração. 

Veja também: Você conhece o programa de Intercâmbio Estácio? Entenda o que é e como participar

Quais instituições com operação no Brasil oferecem opções de intercâmbio? 

Há diversas instituições brasileiras que oferecem opções e parcerias para que os alunos tenham uma vivência internacional. Confira algumas delas abaixo: 

CNA 

A CNA é uma das escolas de idiomas mais populares no Brasil, com 47 anos de atuação e mais de 600 unidades espalhadas pelo país.  

Na prática, a instituição oferece duas opções de intercâmbio aos alunos, o CNA Special Tour e o CNA Intercâmbios. O primeiro consiste em uma viagem para a Disney, em que os estudantes vão em grupos conhecer um dos lugares mais mágicos do mundo.  

Já o segundo é caracterizado como um programa de intercâmbio tradicional, em que o aluno pode escolher, dentre alguns destinos de língua inglesa, um local para estudar enquanto se abre a novas culturas e experiências. 

Ambos os programas são feitos em parceria com a BIL Intercâmbios & Turismo e, para saber mais, você pode entrar em contato diretamente com a CNA.  

Fisk 

A Fisk é outra instituição bastante popular e com mais de 60 anos de atuação no Brasil. O programa de intercâmbio da Fisk é feito em grupos e os alunos podem conferir todas as informações no próprio site. 

Geralmente, o pacote inclui diversos gastos da viagem, como acomodação, possíveis cursos lá fora, roteiros turísticos, atrações, alimentação, translado, certificados de participação e outras despesas. 

Assim como a CNA, os alunos podem escolher entre as viagens turísticas e os intercâmbios de idiomas, em que ficam por mais tempo estudando no país de destino. Quer saber mais? Acesse a página oficial

CCAA 

O CCAA conta com mais de 700 franquias no Brasil e no mundo, 5 milhões de alunos matriculados e cerca de 60 anos de história. 

Os alunos dessa escola também possuem a oportunidade de estudar no exterior, isso porque a instituição oferece opções de transferências para unidades em outros países, como Estados Unidos. 

Para tal, os estudantes podem adquirir um curso com duração de 1 mês a 1 ano, fazer a inscrição e preencher o requerimento de transferência. É importante destacar que, neste caso, todos os processos que envolvam a viagem, assim como as despesas, são de responsabilidade do próprio estudante. 

Para saber mais informações, é possível consultar tanto a página oficial do Brasil, quanto a de Miami.  

Imagem: Freepik 

Uptime 

A Uptime possui em torno de 20 anos de atuação no Brasil e tem alguns programas de intercâmbios bastante interessantes, todos eles propostos pela UPTIME Internacional, uma empresa focada em intercâmbios e viagens do mesmo grupo. 

Dentre as principais opções, estão: 

  • Language Camp: Intercâmbio de férias para destinos como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, voltado para jovens de 14 a 18 anos, com duração de 4 semanas. 
  • Ano Acadêmico: Intercâmbio com duração de 21 a 36 semanas para destinos como Austrália, Alemanha, Canadá, Cingapura, Costa Rica, China, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Itália, Irlanda, Nova Zelândia, Malta, França, Espanha e África do Sul. Alunos com mais de 16 anos podem participar. 
  • Ano Multilinguístico: o aluno tem a opção de aprender 2 ou 3 idiomas simultaneamente durante 9 meses. Com isso, o pacote conta com 26 ou 32 aulas por semana com 40 minutos cada, assim como planos de acomodação, refeição e certificados. 
  • Advanced Diplomas: curso de inglês focado na área acadêmica nos Estados Unidos, com duração de 6 ou 9 meses. O programa inclui acomodação, estágio na área de interesse do aluno e planos de refeição. 

Para saber mais detalhes de todos esses programas de intercâmbio, você pode acessar a página oficial do Uptime

Yázigi 

A Yázigi possui mais de 70 anos de história, 70 mil estudantes matriculados anualmente e mais de 1500 intercambistas já viajaram pelo Yázigi Travel

Na prática, oferece aos alunos diversas oportunidades de viverem uma experiência no exterior, como Au Pair, Estágios, Intercâmbio Voluntário, Intercâmbio de idiomas, High School, Cursos preparatórios, Intercâmbios de férias e outros. 

Dentre os principais destinos, estão: África do Sul, Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Canadá, Colômbia, China, Costa Rica e Espanha. 

Os programas de intercâmbio são bastante completos e os estudantes também podem contar com suporte em questões burocráticas, como visto, seguro viagem, passagem e acomodação. Para saber mais, consulte a página oficial.  

Leia também: Intercâmbio grátis pelo governo: 6 programas que você deveria conhecer

Outras instituições que oferecem curso de inglês com intercâmbio 

  • FluencyPass: A empresa oferece intercâmbio de idiomas para destinos como Irlanda, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Malta, Nova Zelândia e Irlanda. Os estudantes podem escolher cursos com duração entre 2 e 52 semanas, contando com suporte da instituição. Saiba mais aqui
  • Berlitz: A escola também oferece opções de intercâmbio de férias e auxilia em toda a organização da viagem, desde o fechamento da escola até a estadia no exterior. Para saber mais, consulte a página aqui
  • Alumni: A instituição oferece opções de estudos nos Estados Unidos, auxiliando o aluno em todas as etapas de organização da viagem. Para saber mais, acesse
  • Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata: A escola fornece diversas opções de intercâmbios, desde os cursos de férias até cursos de ensino superior para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Os estudantes recebem auxílio durante a organização da viagem, assim como nas etapas mais burocráticas. Para entender mais como funciona, acesse aqui
  • Centro Britânico de Idiomas: Essa instituição possui parceria com duas agências de intercâmbio bastante populares: a Egali e a Roda o Mundo. Com isso, os alunos podem escolher diversas opções de viagem, períodos e destinos, de acordo com a atuação de cada uma das agências. Para saber mais, acesse
  • Rockfeller: Assim como o Centro Britânico de Idiomas, a Rockfeller também possui parceria com a Egali, porém, os intercâmbios são feitos em grupo e as informações acerca dos destinos são atualizados na página oficial do site. 
  • Kingdom Brasil: Essa instituição oferece aos seus alunos viagens para a “terra da rainha”, a charmosa Inglaterra. Maiores informações sobre períodos e tipos de cursos fornecidos podem ser solicitadas à escola diretamente pela página do site
Imagem: Pexels 

Quais as diferenças desse tipo de intercâmbio para um tradicional? 

Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar se perguntando quais são as diferenças entre o intercâmbio de idiomas tradicional e o curso de inglês com intercâmbio, certo? 

Na verdade, não há muitas distinções. Ambas as opções oferecem ao estudante imersão cultural, vivência com outros idiomas, experiência internacional e convivência com pessoas de diversos países.  

A diferença principal é que, no intercâmbio tradicional, o estudante precisa correr atrás de uma agência específica e, muitas vezes, ele viaja sozinho.  

Com o curso de inglês, as instituições já possuem parceiras ou auxiliam em todo o processo, além disso, muitas delas oferecem intercâmbios em grupos, em que os alunos podem viajar com outros colegas. 

Independentemente qual seja o tipo de viagem, saiba que toda e qualquer experiência internacional vale muito a pena.  

Estar em outro país, convivendo com pessoas que são totalmente diferentes de nós, aprendendo um novo idioma, experimentando novos tipos de comidas e conhecendo lugares deslumbrantes já são alguns dos motivos que tornam o intercâmbio positivo e benéfico. 

Por isso, se você tiver oportunidade de ir por meio da sua escola de idiomas (o que, geralmente, rende alguns descontinhos) ou através de outras instituições, eu só tenho um conselho para você: vá, aproveite muito e depois me conte a sua história (amo ouvir histórias de viagens).  

close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!