Intercâmbio grátis pelo governo: 6 programas que você deveria conhecer

Mesmo em meio a pandemia, a busca por cursos no exterior não para de crescer. Diante disso, confira algumas oportunidades bem legais de intercâmbios gratuitos financiados tanto pelo governo brasileiro quanto de outros países.

Você sabia que existem diversas possibilidades de realizar um intercâmbio grátis pelo governo? Muitas delas são pouco conhecidas e partem de incentivos do próprio governo brasileiro ou convênios com outros países. 

Essas bolsas podem ser tanto parciais quanto totais ou, ainda, auxílios financeiros aos estudantes. Além disso, podem contemplar diversos tipos de intercâmbios, desde cursos de curta duração, até graduação, pós, mestrados, doutorados e outras especializações. 

Para te ajudar a conhecer um pouco mais a respeito dessas possibilidades, eu listei abaixo alguns dos principais programas que você deveria ficar de olho caso deseje estudar no exterior. Confira!

Vista superior do laptop com diploma e globo Foto gratuita
Imagem: Freepik

1 – CAPES

Sigla para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o CAPES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa fomentar a produção científica no Brasil, assim como expandir os campos de pesquisa.

Por isso, oferece a alunos, professores e profissionais de diversas áreas uma série de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Portugal. 

Os tipos de intercâmbios mais comuns são os chamados “sanduíches”, em que o estudante faz parte do mestrado, por exemplo, no exterior por meio de estágios. Para entender um pouco mais como funciona, verificar os países e conhecer os editais, acesse o site oficial

2 – CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma iniciativa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Assim como o CAPES, o CNPq tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no país.

Diante disso, é possível conseguir bolsas de graduação, pós, mestrado e doutorado, além das possibilidades de cursos “sanduíches”. Para consultar todas as especificidades de cada programa, acesse o site oficial e conheça os editais.

3 – Jovens Embaixadores

O Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio focado em alunos do ensino médio. Trata-se de uma iniciativa do governo norte-americano em parceria com o Brasil. Os alunos escolhidos ganham uma bolsa totalmente gratuita para estudar durante 3 semanas nos Estados Unidos.

As bolsas são destinadas a alunos de escolas públicas, entre 14 e 18 anos, com excelente desempenho escolar e que tenham um inglês avançado (oral e escrito). Além disso, o estudante deve estar envolvido com causas de impacto social por, ao menos, um semestre. 

Se você ficou interessado nessa bolsa, entre no site oficial, leia mais sobre o programa e fique atento ao início das inscrições.

Retrato de alunos de tênis da moda relaxando no chão enquanto se preparavam para os exames. amigos da universidade passando um tempo juntos usando laptops e escrevendo resumos. Foto gratuita
Imagem: Freepik

4 – Fulbright

O Programa Fulbright é uma iniciativa dos EUA que oferece bolsas de graduação, pós, mestrado e doutorado, além do famoso “curso sanduíche”, para professores, estudantes, pesquisadores, artistas e cientistas em mais de 160 países.

Já foram mais de 4923 bolsas concedidas para o Brasil e, atualmente, conta com cerca de 17 editais destinados ao público brasileiro. Para consultar todas as áreas disponíveis e as especificidades de cada tipo de bolsa, acesse aqui

5 – Chevening

O Chevening é um programa de bolsas oferecido pelo governo britânico e que possui cursos nas áreas de humanas, biológicas e exatas. 

O estudante pode aplicar para diversas instituições do ensino superior do Reino Unido em cursos de pós, mestrado e doutorado

Cada universidade possui as suas especificações, assim como os cursos escolhidos e os períodos, por isso, leia atentamente todo o edital e os pré-requisitos exigidos. Saiba mais aqui.

6 – Orange Tulip Scholarship

Por fim, temos o Programa Orange Tulip Scholarship, promovido pelo governo da Holanda, que oferece cursos de graduação, mestrado e MBA.

São mais de 30 universidades envolvidas e bolsas em cursos das mais diversas áreas. Para entender quais são elas, acesse o site e confira todas as especificações.

Eai, gostou de conhecer esses programas de intercâmbio gratuitos financiados por diversos governos? Se você deseja estudar fora e quer aproveitar alguma dessas oportunidades, pesquise bastante e fique atento aos períodos de inscrições. Boa sorte, mate!

close

🤞 Não perca essas dicas!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

    Assine nossa newsletter!

    Gostaria de deixar um comentário?

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *