Confira 4 dicas para você se atentar na hora de escolher uma agência para realizar o seu tão sonhado Intercâmbio.
As pessoas estão mais exigentes em relação aos requisitos de compras, seja de roupas, eletrodomésticos ou serviços. Não é para menos. Com a popularização da internet, ficou mais fácil ser vítima de golpes. Por isso, é importante verificar a idoneidade do site e da empresa, assim como garantir a aquisição de produtos de qualidade. Segundo o levantamento da Transunion, empresa global de informações e soluções, as tentativas de fraude digital no Brasil cresceram 20% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
Dentro desse cenário, os alunos que querem estudar no exterior estão cada vez mais meticulosos na hora de contratar serviços para garantir sua experiência internacional. Os dados abordados na pesquisa Selo Belta 2023 evidenciam essa percepção: a confiança no serviço é a principal razão pela qual os intercambistas procuram as agências, seguida pelo bom atendimento personalizado (2ª posição) e pela disponibilidade de contato (3ª posição).
“O intercâmbio é um momento mágico na vida do estudante; independentemente do tempo de duração, da experiência ou destino, se sentir seguro é extremamente importante para que o sonho se concretize. Buscar uma agência confiável aponta que o intercambista está mais cuidadoso e alerta, sendo a experiência internacional mais importante que preço e a forma de pagamento” comenta Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio.
Ainda segundo a pesquisa, a “forma de pagamento compatível com o orçamento” e o “valor final do intercâmbio”, em 4ª e 5ª lugar respectivamente, também são os fatores que levam o estudante a escolher uma agência para assegurar a experiência internacional. Além disso, observa-se que os sites especializados e blogs (18,8%) é o meio de informação mais acessado pelos intercambistas para saber mais sobre os destinos, seguido das mídias sociais (13,0%), fornecedores e instituições locais (10,1%) e eventos presenciais/feiras (10,1%).
“É preciso ter cuidado ao pesquisar. Quando o estudante busca por sites e mídias sociais de confiança, como a Belta ou agências certificadas, as informações obtidas terão propriedade e veracidade. No entanto, ao recorrer a pessoas que possuem pouco conhecimento sobre o assunto, o estudante corre o risco de ser enganado e se tornar vítima de golpes, o que pode prejudicar sua experiência”, sinaliza o presidente da Belta.
Para o intercâmbio ser de fato bem sucedido, Alexandre Argenta, presidente da Belta, separou 4 dicas para você se atentar:
- Agência certificada: busque por um local que garanta uma experiência segura, como as agências certificadas com o Selo Belta; assim, você terá a garantia de que o estabelecimento passou por um processo meticuloso de avaliação e que terá condições de te oferecer o melhor serviço;
- Valores: o investimento pode variar conforme país de destino, câmbio da moeda, tempo de duração, programa escolhido, entre outros fatores. Peça mais de um orçamento em diferentes agências para comparar valores, faça perguntas, atente-se para o que está sendo oferecido e desconfie dos valores muito discrepantes;
- Preparação: cada país de destino tem um procedimento diferente para receber os intercambistas, portanto, informe-se com fontes confiáveis sobre o local, a necessidade de visto, preço de passagens aéreas, clima e roupas mais adequadas, entre outros fatores. O agente Selo Belta poderá te auxiliar com os preparativos e sanar todas as suas dúvidas;
- Planejamento financeiro: o planejamento é a base para o sucesso da experiência. Certifique-se que haja fundos suficientes para cobrir as despesas, e tenha uma reserva de emergência para qualquer contratempo. Se ainda assim o orçamento para o país de destino desejado seja maior que o esperado, leve seu tempo se reorganizando e converse com o agente Selo Belta.
Quer realizar intercâmbio, mas está em dúvida qual agência consultar? Verifique os estabelecimentos Selo Belta, aqui!
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.
Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento.
A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.