Moradora da menor cidade do Brasil, jovem que foi babá e caixa de supermercado ganha bolsa para estudar nos Estados Unidos
Brasil está entre os 9 países que recebem a Feira EducationUSA América Latina, uma chance de networking gratuito com mais de 60 universidades americanas de excelência
Ex-babá e ex-caixa de supermercado, Camila Costa vai realizar o sonho de estudar fora com bolsa integral: ela passou para um PHD na Universidade George Mason, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Nascida e criada em Santa Cruz de Minas (MG) – menor cidade do Brasil em extensão territorial, com apenas 3,6 km² e 8.109 habitantes – e filhas de pais separados, Camila foi criada pela mãe, que era enfermeira, e pela avó, com muita dificuldade.
“Estudei a vida toda em escola pública. Sou a primeira da minha família a cursar universidade. Minha mãe, mesmo apertada, conseguiu pagar curso de inglês para mim, o que acabou sendo crucial para o que estou vivendo hoje em dia”, conta a estudante. “No dia a dia, a comida na maioria das vezes era arroz com feijão. Ou arroz com feijão e ovo, ou salsicha”. Apesar das dificuldades, Camila, que só conseguiu cursar universidade aos 23 anos (hoje tem 29), em Minas, tinha guardado o sonho de seguir estudando, fora do Brasil. Ela mirou neste sonho e procurou o EducationUSA, rede oficial para informações sobre estudos nos EUA.
“Vi o EducationUSA, através das redes sociais, e notei que essa era a porta oficial de entrada. Pra mim, foi crucial, não consigo nem imaginar passar por todo o processo de tentar obter bolsa para estudar fora sem esse auxílio”, conta Camila, que passou também para a Universidade de New Mexico. A estudante, que é empenhada em causas ligadas à raça e gênero, passou para um PHD em Estudos Culturais. “Meu plano é ser uma pensadora antirracista”, adianta.
Algumas das melhores instituições de ensino do mundo, como Yale University, Carnegie Mellon University, Northwestern University, George Washington University e University of California Los Angeles, participam da Feira EducationUSA América Latina 2023. Mais de 60 universidades viajam oferecendo oportunidades para alunos latino-americanos. No Brasil, do dia 27 ao 31 de agosto, as cidades de Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo viram palco para encontros entre brasileiros interessados e os recrutadores das instituições americanas. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no link: bit.ly/EDUSAFAIR2023BR
“As universidades americanas já fazem parte do imaginário dos estudantes latino-americanos. Aqui no Brasil, importamos várias imagens de como é a realidade de estudos fora do Brasil de filmes e séries. O que muitos não imaginam é que as instituições são inclusivas e compatíveis aos mais variados perfis de estudantes, especialmente os internacionais. A feira é uma oportunidade de tornar real a ideia de estudar fora,” diz Simone Ferreira, orientadora do EducationUSA.
Os diretores de admissão das universidades estarão disponíveis no evento apresentando programas de graduação, mestrado e doutorado, cursos de inglês e cursos de curta duração para melhorar o currículo com um diploma internacional. Além disso, várias universidades norte-americanas oferecem bolsas de estudos e incentivos para alunos com aptidões diferenciadas.
Sobre o evento | Feira EducationUSA América Latina
- Quando: De 27 a 31 de agosto
- Onde: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo
- Inscrições: bit.ly/EDUSAFAIR2023BR
- Quanto: Gratuito
Veja a programação pelo Brasil
- Rio de Janeiro – 27 de Agosto
- Das 15:00 até 18:00 horas
- Hilton Rio de Janeiro Copacabana Av. Atlântica, 1020 – Copacabana Rio de Janeiro
- Brasília – 29 de Agosto
- Das 18:00 até 21:00 horas
- Centro de Convenções e Eventos – Brasil 21 SHS Quadra 06 Conjunto A Brasília, DF
- São Paulo – 31 de Agosto
- Das 17:00 até 20:00 horas
- Intercontinental Hotel Alameda Santos, 1123 São Paulo, SP
Por que procurar o EducationUSA?
O EducationUSA é a rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. No Brasil, o EducationUSA possui 42 escritórios situados em universidades brasileiras, centros binacionais Brasil- Estados Unidos e Espaços Americanos (American Spaces). O EducationUSA orienta os alunos na busca de opções junto às mais de 4,700 universidades a nível de graduação e 1,700 programas de mestrado e doutorado com informações sobre admissão e bolsas de estudos.