28,6% dos respondentes da pesquisa Selo Belta pretendem viajar para outro país nos primeiros seis meses do ano
Após um período festivo de início de ano, fevereiro e março marcam o retorno às aulas, um momento em que a renovação de objetivos se torna evidente, como, por exemplo, ao considerar a realização de um intercâmbio. O presidente da Belta (Associação Brasileira de Intercâmbio), Alexandre Argenta, observou um aumento na procura nas agências na semana pós-Carnaval em comparação a janeiro.
“Entendo que o mercado voltou à normalidade no segundo semestre de 2023, após os reflexos da pandemia. Esperamos que essa estabilidade continue em 2024, com números superiores aos de 2022 e 2023. Com base na pesquisa Selo Belta, estimo um crescimento de 5 a 10% no mercado brasileiro neste ano”, disse.
Com o aumento no interesse dos estudantes por experiências culturais e em adquirir conhecimentos relevantes para suas vidas pessoais e profissionais, o mercado de intercâmbio tem demonstrado um crescimento contínuo. De acordo com a pesquisa Selo Belta 2023, 28,6% dos respondentes têm a intenção de viajar para outro país durante o primeiro semestre de 2024, enquanto 21% planejam fazer um intercâmbio em 2025 ou posteriormente.
“É crucial enfatizar o papel dos agentes de intercâmbio no crescimento do mercado brasileiro, dado o nível de maturidade e qualidade das empresas do setor. O Brasil possui profissionais de alto calibre em todas as áreas do intercâmbio, garantindo que muitos países continuem a receber um grande número de brasileiros em experiências de educação internacional por um longo período”, evidencia Argenta.
As agências Selo Belta, comprometidas com a ética, aumentaram de 42 para 50, uma tendência em ascensão. O objetivo é proporcionar ao estudante a chance de aprimorar sua carreira, mantendo-se atualizado sobre as temáticas sociais, tecnológicas e culturais, em um intercâmbio seguro e de qualidade.
Jovens, adultos e adolescentes têm interesse em conhecimentos que vão além das salas de aula, a fim de ampliar os seus horizontes não apenas com conhecimentos técnicos, mas também comportamentais que transcendem o ambiente acadêmico.
Com base na pesquisa Selo Belta, conheça 3 motivações atuais dos estudantes para a realização do intercâmbio:
1- Oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, 45%;
2- Interesse em investir em idiomas, 29,2%;
3- Vivenciar uma experiência internacional que combina estudo, trabalho e turismo, 10,6% das motivações.
Ao compreender as motivações, os principais destinos e os tipos de programas mais procurados, as agências de intercâmbio poderão adaptar-se melhor ao mercado atual de intercâmbio e entender a perspectiva do intercambista brasileiro a cada ano.
Saiba mais sobre as oportunidades de intercâmbio, aqui!
Todas as informações contidas nesta publicação pertencem ao site da Belta.